Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > Pós-Graduação em Língua, Linguagem e Educação.2022
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação em Língua, Linguagem e Educação.2022

Inscrições abertas para Pós-Graduação em Língua, Linguagem e Educação

São 60 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022

Nota
Resultado parcial da prova discursiva sai dia 04/07 a partir das 14h

 

Edital 116/2022Informações importantes para realização da Prova - publicado em 19/06/2022

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a abertura do processo seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2022, na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua, Linguagem e Educação, regida pelo edital 116/2022. A especialização é integralmente gratuita. É ofertada pelo Campus Pouso Alegre, na modalidade EaD e será realizada em três módulos, com aulas ministradas em ambiente on-line. Além disso, contará com três encontros presenciais, a serem realizados no polo de apoio presencial do próprio campus, mediante calendário a ser divulgado no início de cada módulo.

Conteúdo do curso

O curso de especialização em Língua, Linguagem e Educação destina-se a profissionais graduados em Letras, Linguística, Teoria Literária, Arte ou Pedagogia. Tem como finalidade formar profissionais para pesquisa, docência e inovação de sua prática profissional, habilitando-os como especialistas em linguagem e educação, por meio do aprimoramento do diálogo entre os saberes das áreas e entre estes e suas tecnologias. Mais informações sobre o curso podem ser acessadas aqui.

Quadro de vagas

Serão ofertadas 60 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e as reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência, como descrito abaixo:

Curso Duração Nº de vagas
Ampla Concorrência
Nº de vagas Pretos,
Pardos, indígenas
ou Pessoas com Deficiência
Total de Vagas
Pós-Graduação
Lato Sensu em Língua,
Linguagem e Educação
18 meses 48 12 60

 

Inscrição

A inscrição deve ser feita, exclusivamente via internet, até o dia 23 de maio. Para realizá-la, o candidato deverá acessar a página do IFSULDEMINAS,  acessar o link “Vestibular”, em seguida clicar na opção “Inscreva-se/Acompanhe sua inscrição”. Realizado o acesso, deverá selecionar o ícone “ENTRAR COM GOV.BR” para ser direcionado à plataforma Gov.br. Na plataforma, deverá inserir seu usuário e senha ou, caso não seja inscrito, deverá realizar seu cadastro para poder seguir no processo de inscrição no processo seletivo, selecionando o edital para o qual deseja se inscrever, preenchendo todos os campos obrigatórios apresentados no formulário de inscrição.

Taxa de inscrição

Para efetivação da inscrição é necessário o correto preenchimento das informações solicitadas no sistema de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser impressa ao final da inscrição. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, impreterivelmente, até a data limite indicada no cronograma do edital.

Comprovante Definitivo de Inscrição

O Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) estará disponível para impressão ou download a partir de 06 de junho. A Comissão do Processo Seletivo recomenda que a impressão do CDI ou seu download no formato PDF seja realizada até, no máximo, uma semana antes da data agendada para a prova, não se responsabilizando por eventuais problemas de impressão e/ou dados incorretos constantes no mesmo após este período. A versão impressa ou a eletrônica será aceita no momento de apresentação do candidato para a realização da prova.

Isenção da taxa

Para solicitar a isenção, o candidato deverá cumprir os seguintes requisitos: renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e ter concluído o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. O candidato poderá solicitar a isenção até o dia 10 de maio, por meio de requerimento próprio, preenchendo o Formulário de Solicitação de Isenção de Taxa de Inscrição, disponível neste link.

Seleção

A seleção se dará por meio de prova presencial, de caráter eliminatório e classificatório. A prova será realizada presencialmente no dia 19 de junho, no Campus Pouso Alegre, localizado na Avenida Maria da Conceição Santos, 900, Bairro Parque Real - Pouso Alegre - MG. 

A prova terá questões discursivas e o conteúdo cobrado está disponível na bibliografia constante no Anexo I do edital. Terá duração máxima de duas horas, contadas a partir do horário de seu início. O candidato deverá chegar ao local de prova, com antecedência mínima de 30 minutos, munido do Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) e de um documento de identificação oficial original com foto.

Recurso

Caberá recurso, devidamente fundamentado com relação às seguintes situações:

a) Indeferimento de solicitação de isenção de taxa de inscrição;

b) Indeferimento de pedido de atendimento especializado/específico;

c) Resultado Parcial da Prova Discursiva;

d) Indeferimento de solicitação de matrícula em concorrência às vagas reservadas, sendo: i. referente à documentação incorreta/incompleta; ii. referente a indeferimento da análise da heteroidentificação complementar.

O prazo para interposição de recurso é de 48 horas após a publicação do resultado do qual se deseja recorrer.

Solicitação de Matrícula

Os candidatos classificados dentro das vagas disponíveis serão convocados a realizar solicitação de matrícula, conforme previsão do edital, devendo efetuar seu cadastro na conta Gov.br no endereço. Caso o usuário não tenha cadastro ativo, deverá criá-lo ou caso possua conta no gov.br, insira o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. O candidato deverá dispor de toda a sua documentação completa, legível, em versão digital ou digitalizada (formato PDF ou JPG), para envio online via plataforma Gov.br.

Cronograma resumido

Evento Data/Horário
Publicação do Edital 02/05/2022
Período de inscrições
03/05 - 8h
até 23/05/2022 - 17h59
Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição
03/05 - 8h
até 10/05/2022 - 17h59
Resultado final dos pedidos de isenção de taxa 17/05/2022- a partir das 14h
Prazo final para envio de documentos
para solicitação de Atendimento Especializado/Específico
17/05/2022 - 17h59
Último dia para pagamento da taxa de inscrição (GRU) 25/05/2022 - horário de expediente bancário
Divulgação da Listagem Preliminar de Candidatos Inscritos 30/05/2022 - a partir das 14h
Disponibilização do CDI no sistema 06/06/2022 - a partir das 14h
Aplicação das Provas 19/06/2022 - das 9h às 12h
Divulgação do Resultado Parcial da Prova Discursiva 04/07/2022 - a partir das 14h
Apresentação de recurso quanto ao Resultado Parcial
05/07 - 8h
até 06/07/2022 - 17h59
Divulgação do Resultado Final
e Convocação para Matrículas em 1ª Chamada
08/07/2022 - a partir das 14h
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Publicado em: 03/05/2022
Atualizado em: 27/05/2022
Atualizado em: 15/06/2022
Fim do conteúdo da página