Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > OBMEP 2016
Início do conteúdo da página

OBMEP 2016

Estudantes do IFSULDEMINAS participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Classificados disputarão próxima etapa em setembro

 


pocos2Seguindo o cronograma de atividades estabelecido pelo Ministério da Educação, referente a OBMEP 2016, aconteceu no dia 07 de junho, a primeira fase da 12º edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Participaram os estudantes dos campi de Machado, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Passos. O exame aconteceu simultaneamente nas escolas públicas de todo o Brasil.

Provas nos campi

No Campus Poços de Caldas, todos os alunos dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e em Informática realizaram a prova, que continha 20 questões objetivas sobre conteúdos de matemática do Ensino Fundamental e Médio aliados a raciocínio lógico.

Esta foi a terceira participação consecutiva do Campus Poços de Caldas na Olimpíada. De acordo com o professor Bruno Bragança, coordenador da primeira fase no campus, a participação total dos estudantes na Olimpíada se deve ao fato de que “nosso campus vê a Olimpíada como uma boa oportunidade de simulado para nossos alunos, possibilitando ainda a participação deles em projetos de iniciação científica que são ofertados pela coordenação nacional da OBMEP.” Apenas os 12 alunos com as maiores pontuações na prova objetiva estarão classificados para a segunda fase.

Mais de 200 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Informática e Administração) do Campus Pouso Alegre também participaram da Olimpíada pelo terceiro ano. O professor da disciplina, Bruno Alves, explicou que a preparação para a prova acontece durante todo o ano letivo, “me reúno, por uma hora semanal, com os estudantes interessados, no laboratório de matemática do campus. Nós discutimos as regras, as questões do banco de questões das edições anteriores da OBMEP e de outras olimpíadas. Falamos sobre as premiações, além de trabalhar assuntos diversos relacionados à matemática.” Para a próxima etapa serão classificados 19 alunos.

Em Passos, os estudantes dos cursos técnicos integrados de Informática, Produção de Moda e Comunicação Visual realizaram a prova. A preparação foi feita em sala de aula pelos professores. No ano anterior, também foi ofertado um curso de extensão preparatório. Ao todo, os 12 melhores classificados disputarão a segunda etapa.

As provas no Campus Machado foram realizadas no período da tarde e contaram com a participação de 88,6% dos discentes regularmente matriculados no Ensino Médio Integrado. Em continuidade, serão encaminhados 31 alunos classificados para a segunda fase, que acontecerá no dia 10 de setembro.

Correção das provas
As provas e gabaritos da primeira fase foram enviados pela coordenação nacional. Cada campus indicou à Coordenação Geral da OBMEP, o nome do responsável pela olimpíada em sua escola, que organizou a infraestrutura da aplicação das provas da primeira fase e também a correção dessas, de acordo com o calendário determinado pela OBMEP.

foto2mch

Próxima etapa

A segunda e última fase, acontecerá no dia 10 de setembro (sábado), às 14h30, em escolas públicas das cidades, que serão informadas posteriormente. Esta etapa contará com aplicação de provas discursivas, diferenciada por níveis (nível 3 para todos os nossos estudantes). As provas terão duração de três horas e serão aplicadas por fiscais selecionados pela coordenação geral da OBMEP.

Os locais de realização das provas da Segunda Fase (designados "centros de aplicação") serão divulgados na página da OBMEP: www.obmep.org.br, em tempo hábil. Os alunos deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação e dentro do horário divulgado no calendário oficial.

Alunos do IFSULDEMINAS premiados na OBMEP
Em 2015, alunos dos campi de Inconfidentes, Muzambinho, Passos e Pouso Alegre foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, ao todo a instituição teve mais de 30 alunos gratificados. O Campus Inconfidentes teve seis alunos premiados com Menção Honrosa e um aluno recebeu medalha de Prata (clique e confira). Em Muzambinho, doze estudantes conquistaram premiações na prova: dois medalhistas de prata e dez estudantes com menção honrosa (saiba mais). No Campus Passos, os alunos do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio receberam medalha de bronze e menções honrosas (clique aqui). Já no Campus Pouso Alegre, sete alunos receberam menções honrosas e um estudante recebeu medalha de bronze (acesse). O Campus Poços também já obteve resultados expressivos na competição, na 10ª edição, teve quatro alunos premiados com Menção Honrosa e, na 11ª edição foram três premiados com menção honrosa e com a medalha de bronze.

Em cerimônia realizada, no dia 01 de junho deste ano, o Campus Machado, juntamente com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), órgão realizador da OBMEP, reconheceu treze discentes por seu desempenho alcançado na OBMEP 2015, atribuindo-lhes o Certificado de Menção Honrosa (saiba mais).

Segundo a coordenadora nacional da OBMEP, Mônica Souza, os estudantes premiados com medalha já estão sendo convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-Jr) em 2016. Ela pede, portanto, que eles fiquem atentos às datas e regras de convocação (acesse).

Sobre a OBMEP
A Olimpíada é realizada desde o ano de 2005 e apresenta aos discentes uma abordagem diferenciada de aplicação e contextualização da Matemática, mostrando sua importância em questões simples do cotidiano. Também traz à tona um pouco da matemática pura à realidade escolar e, para os professores, o incentivo ao aprofundamento de seus conceitos básicos, a disponibilização e acesso ao Portal matematica.obmep.org.br aprimora o processo de ensino aprendizagem na área e contribui para aumentar a qualidade do ensino.

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
Fotos: Ascom dos campi de Machado e Poços de Caldas
13/06/2016

Fim do conteúdo da página