Página inicial > PROEN > Vagas para transferência - cursos superiores 2022/1

Vagas para transferência - cursos superiores 2022/1

Publicada retificação do cronograma do edital de transferência em cursos superiores do IFSULDEMINAS

- Link para a página do edital 27/2022

Evento Data
Publicação do Edital e Início das Inscrições
31 de janeiro de 2022
Período de Inscrições
01 de fevereiro - 14h até
21 de fevereiro - 17h59
Data limite para envio da documentação comprobatória 22 de fevereiro 17h59
Divulgação do Resultado Preliminar 08 de março - a partir das 14h
Apresentação de Recursos 09 de março - 8h até 10 de março - 17h59
Divulgação do Resultado Final 11 de março - a partir das 14h
Solicitação de Matrículas 12 de março - 14h até 16 de março - 17h59
Resultado Parcial da Solicitação de Matrícula 17 de março - a partir das 14h
Recurso da Solicitação de Matrícula
18 de março - 8h até
19 de março - 17h59
Resultado Final da Solicitação de Matrícula 22 de março
Chamada de Candidatos Excedentes (se houver) A partir de 23 de março

Atualizado em: 02/03/2022

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aberta seleção para vagas de transferência em cursos superiores do IFSULDEMINAS

Link para a página do edital 27/2022

- Quadro de vagas

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas ociosas em cursos de graduação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio de Transferência Interna, Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. As ofertas são para o Campus Avançado Carmo de Minas e os Campi InconfidentesMachado, MuzambinhoPoços de Caldas e Pouso Alegre.

Quadro de Vagas

As 439 vagas estão descritas no item 2 do edital. Inicialmente, a oferta será apenas para estudantes matriculados em cursos superiores ofertados pelo IFSULDEMINAS para processos de Transferência Interna. Caso a totalidade dessas vagas não seja preenchida com o uso desse critério, serão disponibilizadas, na seguinte ordem:

a) para transferência externa de estudantes de instituições públicas;
b) para transferência externa de estudantes de instituições privadas;
c) para obtenção de novo título;
d) para reingresso (situação na qual o acadêmico, que teve sua matrícula cancelada ou trancada, solicita formalmente a sua readmissão como estudante regular, dentro do prazo de um ano, a contar da data de cancelamento/trancamento, conforme previsto nas normas acadêmicas.)

Inscrição e Documentação

As inscrições serão feitas por meio deste link durante o período de 01 a 21 de fevereiro 2022. Já os documentos deverão ser inseridos neste Formulário Eletrônico, no qual o candidato deverá preencher as informações básicas, como o número de seu CPF e o número da inscrição realizada no sistema. Vale lembrar que o upload da documentação deverá ser em arquivo único, no formato PDF. Outras informações, o candidato poderá conferir no item 3 do edital.

Transferência Interna/Externa

Para graduandos de outros cursos e/ou instituições, os requisitos são: estar regularmente matriculado em curso de graduação do IFSULDEMINAS ou em cursos de graduação, de outras Instituições de Ensino Superior, igual ou de área “afim” ao curso pretendido; ter cursado o primeiro período do curso de origem; não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem. Outras informações poderão ser conferidas nos itens 4.1  e 4.2 do edital

Obtenção de Novo Título

Para graduados que desejam obter uma nova graduação, é requisito possuir diploma de curso superior de instituição brasileira autorizada e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) ou ser diplomado em curso superior de instituição estrangeira, cujo diploma seja reconhecido pelo MEC. Outras informações poderão ser conferidas nos itens 4.3 do edital.

Reingresso

Para acadêmicos com matrícula cancelada que desejam retornar ao curso, o candidato deverá cumprir todos os requisitos constantes na Resolução nº 075/2020. Outras informações poderão ser conferidas nos itens 4.4 do edital.

Processo Seletivo

O processo seletivo será realizado numa única etapa, ou seja, análise documental, levando em conta os seguintes critérios:

a. Compatibilidade de Matriz Curricular;
    Obs.: A compatibilidade curricular será analisada em conformidade com o disposto na Resolução
              Normativa 28/2011 e Resolução nº 075/2020 do IFSULDEMINAS.
b. Análise do Histórico Escolar (Observando-se a média geral das disciplinas compatíveis).

Os Critérios de Classificação bem como os Critérios de Desempate estão demonstrados, consecutivamente, nos itens 6 e 7 do edital.

Os recursos somente serão aceitos após a publicação do resultado preliminar, com a ordem de classificação; o candidato terá o prazo máximo de 48 horas para interpor recurso contra o resultado. Assim, o candidato deverá preencher este formulário dentro do prazo definido em edital para essa ação

Resultado Final

A classificação final dos candidatos estará disponível também no site de cada campus, conforme datas definidas no cronograma.

Evento Data
19 de março - 17h59
Resultado Final da Solicitação de Matrícula 22 de março
Chamada de Candidatos Excedentes (se houver) A partir de 23 de março

Dúvidas na realização da inscrição devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs: as informações contidas nesta notícia não excluem a necessidade de ler atentamente o edital

Texto: Ascom Reitoria / IFSULDEMINAS
Publicado em: 02/02/2022