Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PROEN > Balanço equipamentos de informática
ptenfres
Início do conteúdo da página

Balanço equipamentos de informática

 Empréstimo de equipamentos de informática melhoram rendimento de estudantes

Emanuel AsafEm janeiro deste ano, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) entregou aos campi da instituição 150 computadores, doados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), e 100 smartphones, vindos da Receita Federal. Os computadores faziam parte do patrimônio próprio do MEC; já os celulares eram aparelhos novos apreendidos pela Receita Federal. Confira aqui a reportagem feita na época em que os equipamentos foram entregues aos campi.

Os equipamentos foram utilizados no reforço do ensino remoto, adotado durante a pandemia do novo Coronavírus, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. O empréstimo dos aparelhos a estudantes dos cursos técnicos e superiores, que não tinham equipamentos adequados para os estudos em suas casas, foi uma das estratégias da gestão para promover a inclusão digital, permitindo, dessa forma, que os matriculados conseguissem acompanhar as aulas on-line e realizar as atividades propostas com qualidade, incentivando a permanência deles na instituição e o êxito nos estudos.

Além desses equipamentos, o IFSULDEMINAS já havia emprestado a seus alunos, nos oito campi, cerca de 550 computadores (notebooks, netbooks e de mesa), 16 tablets e 2.000 pen drives. Somado a isso, destinou R$ 80 mil para a assinatura de planos de internet para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Confira a seguir depoimentos de estudantes beneficiados pelos empréstimos e um balanço sobre a utilização dos equipamentos por campus, até setembro deste ano:

Carmo de MinasAluna Ana Leticia

Emanuel Asaf, aluno do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Avançado Carmo de Minas, foi um dos contemplados na ação e descreveu como utiliza o aparelho que pegou emprestado do IFSULDEMINAS. "O celular me ajuda bastante na execução das atividades, visto que é um celular com configurações mais avançadas, se comparado ao meu. Dessa forma, posso desenvolver as várias atividades, tanto as relacionadas ao projeto de extensão que participo, como as escolares de uma maneira muito mais produtiva e eficiente, devido às suas especificações".

A estudante do Bacharelado em Administração do Campus Avançado Carmo de Minas, Ana Letícia, também recebeu o empréstimo de um celular institucional e explicou as vantagens. "O celular do IFSULDEMINAS me auxilia no desenvolvimento das atividades acadêmicas. Todas elas são realizadas nele e não no meu aparelho pessoal. Essa separação irá evitar possíveis erros e contratempos, como a falta de espaço de armazenamento ou a qualidade inferior do processamento, da câmera, entre outros".

Três Corações

Outra ação da gestão para viabilizar o ensino remoto foi a seleção de estudantes matriculados no Ensino Técnico e Superior, na modalidade presencial, para atuarem como mediadores virtuais, que forneceram apoio às atividades remotas de ensino para a cooperação mútua entre alunos e professores e para o êxito do processo ensino-aprendizagem.

Os computadores e celulares doados também foram úteis para a execução dessa função, como relatou a estudante do Curso de Logística Subsequente do Campus Avançado Três Corações, Leydiane Pereira da Silva.  "O empréstimo do computador e do celular foi de grande importância, pois facilita o acesso dos alunos ao Google Sala de Aula, permite que eu assista às videoaulas, realize atividades, pesquisas, gravação de vídeo e áudio, troca de mensagens, comunicação com  as professoras. Além disso, como sou bolsista mediadora virtual, o equipamento que solicitei me ajuda a atender aos alunos mais rapidamente".

Segundo a direção da unidade, todos os dez computadores foram preparados e emprestados para estudantes. Dos celulares, dois foram emprestados para alunos.

Inconfidentes

Os 25 computadores foram recebidos pelo NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação), que analisou as máquinas e encaminhou a totalidade para a Diretoria de Ensino disponibilizar para empréstimo de estudantes ingressantes no Ensino Superior em maio deste ano, e que informaram não possuir computador para acompanhamento das atividades escolares e acadêmicas, como explicado pela coordenadora-geral de Assistência ao Educando, Adriana da Silva Oliveira Dalló. “A importância dessa ação foi diminuir as dificuldades dos estudantes na participação e acompanhamento nas atividades durante o ensino remoto. Muitos alunos não estavam conseguindo acompanhar e realizar as atividades nos seus celulares e não possuíam condições financeiras de adquirir um computador ou notebook, e o empréstimo dessas máquinas somadas as que o Campus já possuía, vem permitindo esse acesso. Trata-se de uma ação de inclusão digital".

Machado

No Campus Machado, os 25 computadores recebidos foram formatados e preparados pelo NTI para que a Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando emprestasse aos alunos. Já os celulares foram disponibilizados aos estudantes bolsistas mediadores.

Poços de CaldasLiliane Candido da Silva Quiciri

Todos os 15 computadores recebidos já estão em pleno uso pelos alunos do campus e um celular também já foi emprestado. Com o apoio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e da Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE), o NTI foi o setor responsável por efetivar o empréstimo dos equipamentos. O Núcleo organizou os termos de compromisso, gerência, formatação e higienização das máquinas, garantindo ainda o suporte necessário aos discentes. Desde o início da ação, os pedidos foram atendidos rapidamente, muitas vezes, em dois dias no máximo, de acordo com o coordenador do NTI, o servidor Eugênio Marquis de Oliveira.

A discente Liliane Candido da Silva Quiciri, do 2º período do curso Técnico em Administração Subsequente, foi contemplada com o empréstimo de um computador. Liliane explica que o notebook que ela tinha em casa não servia para as atividades on-line, pois superaquecia, travava e desligava bem no meio das aulas. Agora, com o fornecido pelo MEC e pelo IF, a realidade mudou para melhor. “Com o empréstimo do equipamento pelo IF, pude fazer minhas atividades, além de auxiliar meus filhos nos trabalhos escolares, pois nós três havíamos ficado sem como fazer as aulas. O computador do IF veio completo, até com cabo de rede. Achei uma ação muito essencial. O empréstimo foi ótimo para mim e para meus filhos que estão no ensino fundamental”, salientou.

No 1º período do curso Técnico em Administração Integrado, Ana Caroline Gonçalez Lima, também preferiu solicitar o computador, pois só possuía um celular para acesso às atividades remotas. “O emprestado pelo IF tem sido útil, porque eu consigo fazer as atividades com mais facilidade, consigo assistir às aulas, fazer trabalhos, ler textos, já que no celular a letra é menor, e isso facilita muito, ajudando nos meus estudos”, comentou. Ana Caroline afirmou ainda que o equipamento é de excelente qualidade e que admira essa preocupação do IFSULDEMINAS com as condições de estudo de seus discentes. “Eu acho uma ótima ação e muito legal o IF se preocupar tanto com os alunos, sempre tentando ajudar de alguma forma, tentando deixar os estudos mais fáceis. Essa ação me ajudou muito e eu tenho certeza que também ajudou muito os outros alunos”, finalizou. Ana Caroline Gonçalez Lima

Passos

Todos os 15 computadores recebidos pelo Campus Passos também estão emprestados a discentes. De acordo com o diretor-geral, professor João Paulo de Toledo Gomes, a doação foi importante devido ao ingresso de novos estudantes em 2021. “Esse apoio na inclusão digital possibilitou aos estudantes o acompanhamento das aulas no ambiente virtual por meio das aulas síncronas e assíncronas realizadas ainda no primeiro semestre deste ano. Sem esse suporte, teríamos muitos estudantes desassistidos e prejudicados ainda mais", ressaltou. A direção também informou que após o término do ensino remoto, todos os computadores retornam ao campus e serão utilizados em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Pouso Alegre

O Campus Pouso Alegre também recebeu a doação de 15 computadores, que foram formatados, receberam a instalação de softwares livres e foram colocados à disposição dos estudantes.


Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS com informação dos campi
Data: 22/11/2021 
Fim do conteúdo da página