Página inicial > PROEN > Cursos On-line

Cursos On-line

IFSULDEMINAS amplia a oferta de cursos on-line em diversas áreas do conhecimento

Produção de games, Desenvolvimento Web PHP, Edição e Tratamento de Imagens, Introdução à Criação de sites, produção de vídeos educacionais para a web são alguns dos cursos ofertados, na modalidade a Distância, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o Instituto TIM.

Os cursos MOOC, em inglês Massive Open Online Course, são ofertados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. Nesse caso, utiliza a plataforma MOOC - TIM TEC. Voltados para toda a comunidade, os cursos têm por objetivo ampliar e aprimorar os conhecimentos nas mais diversas áreas. Para se inscrever, o interessado deve acessar o endereço https://mooc.ifsuldeminas.edu.br/courses, escolher o curso e em seguida, clicar em “ Fazer o curso” e se cadastrar.

O diretor de Educação a Distância do IFSULDEMINAS, Giovane José da Silva explica que, os servidores do IFSULDEMINAS também podem realizar os cursos da plataforma TIM TEC e obter de certificados ao final do curso, mediante avaliação presencial. "Alunos poderão cursar MOOCs como atividades extra-curriculares exigidas em alguns cursos e servidores poderão apresentar certificados para fins de progressão na carreira."

“Explorando os MOOCs”

Uma das oportunidades é o curso “Explorando os MOOCs”, que já disponível até o dia 26 de junho na plataforma Tim Tec do IFSULDEMINAS. A inscrição pode ser realizada (clicando aqui). O curso foi desenvolvido pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, do Campus Muzambinho, durante seu estágio de doutoramento no Birkbeck College - University of London (Junho/2015-Maio/2016). O projeto faz parte das pesquisas sobre Massive Open Online Courses (MOOCs) que ela desenvolve em seu doutorado na área de Ciência da Computação, pela Universidade de São Paulo (ICMC/USP).

Sobre o curso

As temáticas abordadas são: História dos MOOCs; Tipos de MOOCs; Plataformas, Provedores e Cursos; Aplicações reais. A primeira semana é chamada de aquecimento. O restante do conteúdo poderá ser acessado a partir do dia 23 de maio. O curso é auto-guiado, o estudante realiza as atividades no seu ritmo, porém deve respeitar o período de disponibilidade da plataforma. A capacitação termina com uma atividade prática, considerando os MOOCs e o contexto no qual o aluno está inserido.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
17/05/2016