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Auxílio Estudantil 2021/2º

Processo de seleção para o Programa Auxílio Estudantil

 

- Acesse a página do edital 148/2021

- Faça aqui sua inscrição!

Passo a passo para realizar a inscrição

- Link do Plantão de Dúvidas (confira os horários na matéria) 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou nesta segunda-feira (16) o edital do Programa Auxílio Estudantil 2021, destinado a identificar e selecionar estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica para que recebam repasses financeiros a fim de contribuir para a permanência na instituição e êxito nos estudos.

Quem pode se inscrever?

Os estudantes do IFSULDEMINAS, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em cursos presenciais, de nível técnico e de graduação, que não tenham sido contemplados por outro edital vigente (Editais 42/2020, 136/2020, 163/2021 e 66/2021).

As inscrições serão analisadas e atendidas por ordem de prioridade, conforme a sequência abaixo, e de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros:

a) Estudantes Ingressantes com matrícula no IFSULDEMINAS a partir do mês de maio de 2021;
b) Estudantes em situação de reingresso (estudantes com matrícula trancada que estão retornando à instituição - “destrancamento”);
c) Estudantes não inscritos em editais anteriores (estudantes que se enquadram no público-alvo mas que, por algum motivo, não conseguiram se inscrever em editais anteriores);
d) Estudantes indeferidos em editais anteriores.

Os critérios de análise, que serão utilizados durante a avaliação do processo de cada estudante, estão descritos no item 4.2 do edital.

Como se inscrever?

Em virtude da ausência de atividades acadêmicas presenciais imposta pela pandemia COVID-19, todo o processo dar-se-á de forma virtual, não exigindo a presença dos estudantes no campus. O período de inscrições vai do dia 17 de agosto a  07 de setembro de 2021.

Para acessar o Sistema Auxílio Estudantil, o primeiro passo é estar devidamente matriculado no Sistema Acadêmico (secretaria do campus) com um endereço de e-mail válido e ativo. Você pode confirmar essa informação enviando mensagem para o endereço eletrônico do seu campus, conforme descrito no subtítulo "Dúvidas", na página do Programa.

Então, o aluno deverá acessar o Sistema Auxílio Estudantil (utilizando o número de CPF, com a senha gerada no acesso acadêmico), clicar em "Inscrever-se", preencher os campos solicitados (escolha dos Auxílios, informação da renda do estudante, preenchimento do Questionário Socioeconômico, preenchimento do Quadro de Familiares) e anexar a documentação comprobatória dentro do Sistema, conforme previsto no item 5 do edital (serão aceitos documentos nos formatos jpg, jpeg, png e pdf com tamanho máximo de 5 MB por arquivo). 

Após anexar os documentos, é necessário clicar no botão “Voltar à página inicial para concluir inscrição”. Na sequência, será necessário digitar novamente a senha e clicar no botão "Concluir e enviar sua inscrição para análise".

Se houver alguma dificuldade, assista aos tutoriais abaixo:

Como realizar a inscrição no site!

 

Como anexar os documentos no site!

Também haverá uma equipe de assistentes sociais disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre o edital e o sistema de inscrição. Veja os horários de atendimento on-line a seguir e clique na imagem para entrar no Google Meet.

plantão tira dúvidas prorrogação

Seleção

Se dará por meio de avaliação socioeconômica, que poderá constar de até três etapas:


1ª etapa: inscrição completa no Sistema do Auxílio Estudantil, no edital Aberto e envio digital da documentação comprobatória.
2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.
3ª etapa: entrevista com o estudante, a ser realizada em casos excepcionais, respeitadas as regras de afastamento social impostas em razão da pandemia da Covid 19, utilizando-se, se for o caso, meios digitais, e  em conformidade com as orientações do Conselho Federal de Serviço Social.

Cronograma

Etapas   Prazos
Abertura do edital 16/08/2021
Período de Inscrição pelo site 17/08 à 01/09  07/09/2021
Análise das inscrições e documentação - 2ª etapa 02/09 até 11/10/2021
Segunda oportunidade para envio de documentação - apenas documentos que foram RECUSADOS 13/10 à 18/10/2021
Análise da documentação 18/10 à 25/10/2021
Divulgação do resultado da 2ª etapa 26/10/2021
Solicitação de recurso da 2ª etapa 27/10 a 03/11/2021
Análise dos recurso da 2ª etapa 04/11 até 11/11/2021
Divulgação do resultado da 2ª etapa 12/11/2021
Resultado final da seleção 12/11/2021
Envio do termo de compromisso após liberação no sistema até 18/11/2021

 

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Publicado em: 17/08/2021
Atualizado em: 31/08/2021
Atualizado em: 02/09/2021
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