Página inicial > PROEN > Auxílio Estudantil 2021/2º

Auxílio Estudantil 2021/2º

Processo de seleção para o Programa Auxílio Estudantil

Cronograma é alterado e novas datas são publicadas

- Acesse a página do edital 148/2021

- Faça aqui sua inscrição!

Passo a passo para realizar a inscrição

- Link do Plantão de Dúvidas (confira os horários na matéria)

Prezado(a) Estudante:

Em razão da instabilidade apresentada pelo Sistema do Auxílio Estudantil, alguns estudantes não conseguiram enviar documentos complementares para o Processo de Auxílio Estudantil - Edital 148/2021.

Por esse motivo, o prazo para envio desses documentos foi prorrogado até dia 22 de outubro. Relembramos que esse prazo trata-se da "segunda oportunidade para envio de documentação - apenas documentos que foram RECUSADOS", conforme consta no Cronograma do Edital.

Se você tem documentos para inserir no sistema, pedimos que faça isso na maior rapidez possível e, caso encontre algum problema, entre em contato conosco para que possamos orientar no que for necessário. Não deixe para a última hora!

Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE)

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou nesta segunda-feira (16) o edital do Programa Auxílio Estudantil 2021, destinado a identificar e selecionar estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica para que recebam repasses financeiros a fim de contribuir para a permanência na instituição e êxito nos estudos.

Quem pode se inscrever?

Os estudantes do IFSULDEMINAS, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em cursos presenciais, de nível técnico e de graduação, que não tenham sido contemplados por outro edital vigente (Editais 42/2020, 136/2020, 163/2021 e 66/2021).

As inscrições serão analisadas e atendidas por ordem de prioridade, conforme a sequência abaixo, e de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros:

a) Estudantes Ingressantes com matrícula no IFSULDEMINAS a partir do mês de maio de 2021;
b) Estudantes em situação de reingresso (estudantes com matrícula trancada que estão retornando à instituição - “destrancamento”);
c) Estudantes não inscritos em editais anteriores (estudantes que se enquadram no público-alvo mas que, por algum motivo, não conseguiram se inscrever em editais anteriores);
d) Estudantes indeferidos em editais anteriores.

Os critérios de análise, que serão utilizados durante a avaliação do processo de cada estudante, estão descritos no item 4.2 do edital.

Como se inscrever?

Em virtude da ausência de atividades acadêmicas presenciais imposta pela pandemia COVID-19, todo o processo dar-se-á de forma virtual, não exigindo a presença dos estudantes no campus. O período de inscrições vai do dia 17 de agosto a  07 de setembro de 2021.

Para acessar o Sistema Auxílio Estudantil, o primeiro passo é estar devidamente matriculado no Sistema Acadêmico (secretaria do campus) com um endereço de e-mail válido e ativo. Você pode confirmar essa informação enviando mensagem para o endereço eletrônico do seu campus, conforme descrito no subtítulo "Dúvidas", na página do Programa.

Então, o aluno deverá acessar o Sistema Auxílio Estudantil (utilizando o número de CPF, com a senha gerada no acesso acadêmico), clicar em "Inscrever-se", preencher os campos solicitados (escolha dos Auxílios, informação da renda do estudante, preenchimento do Questionário Socioeconômico, preenchimento do Quadro de Familiares) e anexar a documentação comprobatória dentro do Sistema, conforme previsto no item 5 do edital (serão aceitos documentos nos formatos jpg, jpeg, png e pdf com tamanho máximo de 5 MB por arquivo).

Após anexar os documentos, é necessário clicar no botão “Voltar à página inicial para concluir inscrição”. Na sequência, será necessário digitar novamente a senha e clicar no botão "Concluir e enviar sua inscrição para análise".

Se houver alguma dificuldade, assista aos tutoriais abaixo:

Como realizar a inscrição no site!

Como anexar os documentos no site!

Também haverá uma equipe de assistentes sociais disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre o edital e o sistema de inscrição. Veja os horários de atendimento on-line a seguir e clique na imagem para entrar no Google Meet.

plantão tira dúvidas prorrogação

Seleção

Se dará por meio de avaliação socioeconômica, que poderá constar de até três etapas:

1ª etapa: inscrição completa no Sistema do Auxílio Estudantil, no edital Aberto e envio digital da documentação comprobatória.
2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.
3ª etapa: entrevista com o estudante, a ser realizada em casos excepcionais, respeitadas as regras de afastamento social impostas em razão da pandemia da Covid 19, utilizando-se, se for o caso, meios digitais, e  em conformidade com as orientações do Conselho Federal de Serviço Social.

Etapas   Prazos
Abertura do edital 16/08/2021
Período de Inscrição pelo site 17/08 à 01/09  07/09/2021*
Análise das inscrições e documentação - 2ª etapa 08/09 até 11/10/2021