Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > Enade 2021
Início do conteúdo da página

Enade 2021

 Ingressantes e concluintes de 20 cursos superiores do IFSULDEMINAS participarão do Enade 2021

Os ingressantes e concluintes de quatro cursos de bacharelado, 15 de licenciaturas e um curso de tecnologia do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) deverão participar, neste ano, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicado em 14 de novembro de 2021.

A inscrição no Exame está em andamento e é obrigatória para este público específico. Ela é de responsabilidade da Instituição, por ação direta do coordenador de curso, e deverá ser realizada no Sistema Enade. Cabe ao estudante inscrito se cadastrar no endereço < enade.inep.gov.br >, no período do dia 19 de julho às 23h59 do dia 13 de novembro de 2021. O edital com as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Enade 2021 já está publicado no portal Gov.br e pode ser conferido a qualquer tempo.

Sobre o Enade

Realizado pelo Inep desde 2014 com ciclo trienal, o Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional, e proporciona um maior conhecimento da sociedade sobre a qualidade dos cursos e instituições de educação superior. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante (que avalia seu processo formativo), são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Avaliação 2021

Estudantes ingressantes e concluintes dos seguintes cursos estão habilitados para realizar o Enade 2021:

enade ok

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
com informações da procuradora educacional institucional do IFSULDEMINAS, Maria Inês de Almeida Pelegrini 
Data: 23/07/2021
Fim do conteúdo da página