Página inicial > PROEN > Engenharia de Computação - nota máxima no MEC

Engenharia de Computação - nota máxima no MEC

Bacharelado em Engenharia de Computação recebe nota máxima em avaliação do MEC

Curso ofertado pelo Campus Poços de Caldas abre 35 vagas para ingresso de novos alunos por ano

engenharia de computaçãoNeste mês de junho, o Bacharelado em Engenharia de Computação do Campus Poços de Caldas, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), conquistou a nota máxima (5 pontos) na avaliação para reconhecimento do curso, realizada in loco pelo Ministério da Educação (INEP/MEC) em 2019. Durante a visita, o órgão avaliou três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Apesar de ter sido realizada em outubro daquele ano, o resultado final da avaliação do MEC só foi publicado neste mês, pois houve inconsistências na atribuição de algumas notas por parte dos avaliadores. Com a correção, o conceito atribuído ao curso passou de 4,44 para 5, ou seja, valor máximo possível.

O curso

Ofertado desde o início de 2015, com a abertura de 35 vagas por ano, o curso trata do ramo da Engenharia que lida com a realização de projeto e construção de sistemas de computação que integram hardware e software, envolvendo as áreas de eletrônica, computação, telecomunicações e automação.

Segundo o professor Rodrigo Lício Ortolan, coordenador do bacharelado na época da avaliação do MEC, a nota máxima recebida reflete a qualidade do curso já comprovada pelo mercado. “Essa foi a 1ª avaliação do curso realizada pelo MEC, no entanto, o mercado está recebendo muito bem nossos alunos, desde a 1ª turma. Tanto que, praticamente, todos os egressos estão trabalhando na área (contratados ou como freelancers) e vários estão sendo contratados por empresas mesmo antes de formados. Alunos nossos têm sido aprovados em processos seletivos tanto em Poços de Caldas como em grandes centros (São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto) e tanto em pequenas empresas da região como em em grandes empresas como Samsung, Facebook, Google, IFood, Ambev, etc... Várias empresas também têm contratado nossos estudantes para estágio, mesmo estando no meio do curso (algo que imaginávamos que iria acontecer apenas nos anos finais do curso). Além disso, empresas da região, que temos contato, têm elogiado bastante nossos alunos”, pontuou Rodrigo.

DepoimentoWhatsApp Image 2021 06 18 at 12.24.36

A estudante Maria Clara Sanchez de Mira, do 5º período do bacharelado, comemorou o conceito máximo. "A nota 5 deixou a todos nós felizes demais. Penso que esse resultado irá abrir ainda mais portas. Assim como temos muitos formandos e graduandos em empresas fantásticas, pretendo ser igual a eles e levar meu conhecimento do IF para o mundo".

A futura engenheira também ressaltou os diferenciais que o curso lhe oferece. "Ele é bem diferente do de outras instituições, pois temos muitos projetos de pesquisa, extensão, inovação, nos quais os professores têm ideias bacanas e o prazer em ir atrás de novos projetos. Há ainda o contato direto do IF com a comunidade de Poços de Caldas, sempre em busca de tentar ajudar, encontrar soluções para as pessoas (e não somente para o campus). Além disso tudo, tem o carinho de professores com os alunos, o que faz nos sentirmos em casa".

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 18/06/2021