Página inicial > PROEN > 6º Encontro das Licenciaturas - Educação em Foco

6º Encontro das Licenciaturas - Educação em Foco

IFSULDEMINAS promove o 6º Encontro das Licenciaturas: Educação em Foco

logo novaNos próximos dias 23 e 24 de março, acontece, de forma on-line, o 6º Encontro das Licenciaturas: Educação em Foco, evento promovido pelas Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para discutir os novos desafios para a educação profissional e tecnológica, abrangendo as diretrizes curriculares e as políticas de avaliação.

O evento é direcionado para o público interno do Instituto: docentes, estudantes e técnicos-administrativos ligados ao ensino, entretanto, será aberto ao público em geral. Inclusive, haverá emissão de certificado para aqueles que se inscreverem e assinarem a lista de presença durante o evento.

As transmissões serão feitas via Youtube ou Google Meet. Para participar dos eventos, inscreva-se, antecipadamente, por meio deste link via SUAP (sistema interno do IFSULDEMINAS). A próxima etapa é acessar, no dia e na hora do evento, a TV IFSULDEMINAS, o canal da instituição no Youtube. Já para acompanhar as atividades via Google Meet, clique aqui.

Programação

A programação on-line contará com palestras e fóruns de discussão. Os palestrantes são convidados externos, representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), como explica a diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFSULDEMINAS, Márcia Rodrigues Machado. "As palestras da professora Maria Helena de Castro, presidente do CNE, e da professora Marilza Regattieri, Diretora de Política e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC, têm como objetivo trazer uma reflexão junto à comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS sobre os desafios e inovações que a Resolução CNE/CP 01/2021 traz para os cursos técnicos e tecnológicos ofertados pela instituição. Quanto à palestra do Gustavo Henrique de Moraes, pesquisador do INEP, tem como foco as políticas de avaliação da educação profissional e tecnológica".

Já os fóruns reunirão os licenciandos do IFSULDEMINAS, participantes da Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e os coordenadores de área. Eles apresentarão os subprojetos desenvolvidos em 2020 e debaterão a Educação em tempos pandêmicos e pós pandêmicos. Confira a seguir a programação completa (clique na imagem para ampliar)e clique nos links para assistir.

Programação dia 23 Programação 23 noite
Link para a palestra Link para a palestra

Programação dia 24 Programação 24 noturna Programação 24 noturna 2
Link para a palestra

Histórico

Desde 2016, por iniciativa conjunta das Pró-Reitorias de Ensino e Extensão, têm sido realizados eventos de caráter formativo e científico, englobando as diversas Licenciaturas e contando com a participação dos Programas Residência Pedagógica, PIBID e Pró-Licenciatura do IFSULDEMINAS.

Esses eventos têm sido promovidos anualmente, tendo mudado de nome ao longo do tempo, mas igualmente constituindo-se como espaço de construção de conhecimentos e socialização de experiências desenvolvidas pela comunidade acadêmica, em especial pelos envolvidos com as Licenciaturas. Apesar do foco institucional, as ações desenvolvidas no Educação em Foco destinam-se, também, aos interessados em educação em geral.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 19/03/2021