Página inicial > PROEN > Matrículas 2021/1º semestre

Matrículas 2021/1º semestre

Prorrogado até 22/2 (segunda-feira) o período de matrículas da 1ª Chamada dos cursos técnicos

Neste espaço, o candidato confere os editais de matrículas referentes ao ingresso em cursos técnicos integrados e subsequentes e nos cursos superiores (em breve) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) no 1º semestre de 2021 e obtém informações gerais sobre o processo de matrícula on-line.

Acesse abaixo os editais de matrícula e confira na lista de convocados se você foi classificado

1) Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes  (geral)

Edital de Matrículas (retificado) - 1ª Chamada de matrículas prorrogada até às 18hs do dia 22/2 - publicado em 19/02

Resultado final e convocação para matrícula em 1ª Chamada publicado em 09/02

Resultado final cursos Integrados  - publicado em 09/02

Resultado final cursos Subsequentes - publicado em 09/02

Resultado preliminar cursos Integrados  - publicado em 02/02

Resultado preliminar cursos Subsequentes - publicado em 02/02

2) Cursos Técnicos Subsequentes em Edificações e em Eletrotécnica do Campus Poços de Caldas

Edital de Matrículas

Resultado parcial das Ações Afirmativas e PcD Geral da 1ª Chamada - publicado em 15/02

Resultado final - publicado em 04/02

Convocados na 1ª Chamada de Matrícula - publicado em 04/02

Resultado preliminar - publicado em 29/01

Foi classificado, e agora?

Quem foi classificado nos processos seletivos deve se matricular por meio do site gov.br. Mas antes de realizar o processo de matrícula, precisa se cadastrar no portal gov.br.

Clique e saiba como se matricular no gov.br

Que documentos você deve anexar no site gov.br?

Para verificar a documentação necessária para a matrícula, bem como as formas de comprovação das reservas de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD Geral) e Ações Afirmativas, os candidatos deverão acessar a última versão do edital do processo seletivo desejado: Técnico Integrado e Subsequente ou  Superior:

- os documentos de reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD Geral) estão descritos no item 3 de ambos os editais;

- os documentos de reserva de vaga para Ação Afirmativa e procedimentos da Comissão de Heteroidentificação estão no item 9 e 10 de ambos os editais;

- e os documentos de pré-matrícula estão no item 13 (edital dos cursos superiores) e no item 17 (edital dos cursos técnicos).

Além disso, para candidatos menores de idade é necessário anexar o Termo de Responsabilidade no site gov.br. O Termo deve ser baixado, impresso e assinado pelo responsável do candidato menor de idade, autorizando a matrícula.

Durante o prazo de matrícula da respectiva chamada, a Comissão de Análise de Ação Afirmativa e a Comissão da Secretaria analisarão os documentos enviados pelo candidato via sistema. Caso a comissão verifique incompatibilidade entre a concorrência escolhida e o(s) documento(s) comprobatório(s), este(s) será(ão) rejeitado(s), sendo possível ao candidato atualizar as informações e apresentar novo(s) documento(s) que comprove(m) a concorrência escolhida, tantas vezes quantas for necessário, até o prazo final da respectiva chamada em que foi convocado.

Por isso, o candidato deve acompanhar diariamente as suas solicitações de serviço de pré-matrícula no sistema gov.br. Caso a matrícula tenha sido encaminhada para correção, o candidato deve acessar a solicitação de matrícula novamente e anexar, nos campos obrigatórios, que estarão marcados pela cor vermelha e com *, os documentos corretos, conforme justificativa apresentada no próprio sistema.

Fique atento aos prazos

Após a data final da chamada, conforme cronograma específico de cada edital, aos candidatos que tiveram a sua solicitação encaminhada para correção, será concedido prazo de 48 horas para apresentação de recurso. Nesse prazo, o candidato poderá fazer a última correção da documentação comprobatória.

A entrega de documentação fora dos prazos definidos no edital acarretará a perda do direito do candidato de concorrer às vagas. E a matrícula definitiva do candidato se dará apenas se cumpridos todos os requisitos do edital.

Comissão de Heteroidentificação

A Comissão de Heteroidentificação do campus enviará para cada candidato a convocação para a entrevista, no endereço de e-mail cadastrado no ato da inscrição, o local, a data e o horário agendado para comparecimento do candidato e o link de participação. Quem não comparecer à reunião agendada com a Comissão terá sua concorrência indeferida para a Ação Afirmativa, sem possibilidade de recurso, passando a ter seu nome listado apenas na ampla concorrência.

Se houver dúvidas sobre o processo seletivo, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 27/01/2021