Página inicial > PROEN > Chamamento aos campi para seleção do programa “Estudantes Mediadores”

Chamamento aos campi para seleção do programa “Estudantes Mediadores”

IFSULDEMINAS publica chamada aos campi para lançarem editais de seleção do programa “Estudantes Mediadores”

Prazo para publicação dos editais é dia 15 de fevereiro de 2021

- Edital 07/2021

- retificação 01 - publicada em 05/02/2021

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou nesta segunda-feira, 18/01, chamada destinada aos oito campi da instituição para que publiquem editais no intuito de selecionar estudantes bolsistas para atuarem no Programa "Estudantes Mediadores". O objetivo é oferecer bolsas a alunos matriculados na Instituição, em cursos técnicos e de graduação, para atuarem no apoio às ações de ensino em atividades remotas, híbridas e/ou presenciais. As bolsas serão custeadas pelo orçamento disponibilizado ao IFSULDEMINAS pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAE).

Desta forma, será concedido aos campi prazo até a data limite de 15 de fevereiro de 2021 para publicação dos seus editais, sendo possível a republicação do edital para atendimento dos estudantes ingressantes.

Funções do bolsista

As atribuições dos bolsistas, sob orientação de supervisores, serão voltadas para o desenvolvimento de atividades remotas como forma de apoio aos discentes, durante o período de isolamento social. Outras informações sobre as atividades a serem implementadas poderão ser conferidas no item 03 do edital.

Bolsa

A titulo de bolsa, os selecionados receberão R$ 10,00 por hora, além de declaração de parcipação no programa, equivalente a estágio remunerado, de seis horas semanais.

Critérios de Seleção

Cada campus da instituição deverá publicar o próprio edital, valendo-se dos seguintes critérios para a seleção:

a. O aluno deverá estar regularmente matriculado nos cursos técnicos e de graduação presenciais da instituição;

b. Ter desempenho acadêmico que lhe permita orientar a execução de atividades propostas pelos docentes (CORA) - sendo que o coeficiente será utilizado para fins de classificação;

Apresentar desempenho acadêmico que lhes permita orientar a execução de atividades propostas pelos docentes, verificado por meio do Coeficiente de Rendimento Acadêmico - CORA ou por outros meios de verificação que o campus julgue pertinente, sendo possível a utilização desse coeficiente para fins de classificação, a critério do campus;

c. Ter disponibilidade de 6 horas semanais para dedicação à mediação;

d. Ter acesso a computador conectado à internet, com velocidade e capacidade adequadas de navegação a todos os recursos da plataforma virtual e ferramentas adicionais, tal como Google Meet para reuniões síncronas (em tempo real);

e. Possuir habilidade no uso de ferramentas como e-mail, chat, fórum, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, grupos de Whatsapp, entre outros;

f. Não estar cumprindo medida socioeducativa prevista no Regimento Disciplinar Discente;

g. Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa oferecida pelo IFSULDEMINAS ou de agências de fomento (Capes, FAPEMIG e CNPq) externas, ou estar realizando estágio remunerado institucional, sendo permitida acumulação apenas com auxílio estudantil;

h. Preferencialmente, estar em comprovada situação de vulnerabilidade social e/ou ser oriundo de escolas públicas.

Vagas por campus

O número de bolsas estará condicionado ao limite de recursos disponíveis. Abaixo, observa-se o quadro de vagas disponível por campus:

nº de vagas

Campus Inconfidentes