Página inicial > PROEN > Café Virtual e Encontro dos Mediadores

Café Virtual e Encontro dos Mediadores

IFSULDEMINAS homenageia estudantes mediadores virtuais em encontro on-line, com palestra de medalhista olímpico

Nadador Gustavo Borges falou sobre como ter atitude campeã

encontro atualizadoParcerias de sucesso devem ser celebradas! Com esse pensamento, a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizou, na noite desta quinta-feira (17), um evento para homenagear os estudantes que atuaram, durante a pandemia do novo Coronavírus, como mediadores virtuais nas aulas remotas do Instituto.

Denominado “Café Virtual e Encontro dos Mediadores”, o evento foi transmitido ao vivo via TVIFSULDEMINAS e foi acompanhado pela comunidade acadêmica interna e por estudantes e profissionais das escolas da região. "A intenção da DAE foi reconhecer o trabalho realizado pelos estudantes mediadores e valorizar a participação ativa dos nossos estudantes na promoção da educação, tão importante nesse momento de atividades remotas", resumiu Lindolfo Ribeiro Silva Júnior, responsável pela Diretoria.

O diretor ainda ressaltou que os homenageados não só colaboraram na execução das tarefas e na orientação dos colegas com relação aos conteúdos estudados, mas, sobretudo, ajudaram a fortalecer o ânimo dos demais alunos e no incentivo para a continuidade do processo de aprendizagem. "A atuação deles fez uma grande diferença na vida dos demais colegas, que foram motivados, orientados, acolhidos nas suas dificuldades e desafios e, desse modo, contribuiu para a permanência e êxito dos estudantes durante o período de atividades remotas".

aberturaEnsino Remoto

Desde 18 de março, com a publicação da Instrução Normativa 01/2020, o IFSULDEMINAS instituiu o Plano Emergencial de Ensino Remoto, para atender a seus 18.195 alunos, matriculados em 70 cursos técnicos, 43 superiores, 15 pós-graduações lato sensu e mais dois mestrados.

Uma das ações do plano teve início no mês de maio, quando estudantes matriculados no Ensino Técnico e Superior, na modalidade presencial, foram selecionados em editais para atuarem como mediadores nos ambientes virtuais de aprendizagem mantidos pelo Instituto. Ao todo, 227 alunos foram classificados, receberam treinamento dos próprios professores e das equipes pedagógicas dos campi e passaram a fornecer apoio às atividades remotas de ensino para a cooperação mútua entre alunos e professores e para o êxito do processo ensino-aprendizagem.

Um deles é a graduanda de Educação Física do Campus Muzambinho, Aline de Melo Ribeiro, que compartilhou como foi fazer parte deste time. "Ser mediadora virtual exigiu que eu estivesse cada vez mais conectada com a instituição, sabendo cada ação do campus e sempre buscando informações para repassar aos meus colegas. Fazer parte desse programa desenvolveu em mim autonomia, proatividade e confiança, além de muitas outras características que vão me auxiliar no âmbito profissional. Eu sou muito grata por ter sido selecionada nesse projeto e por fazer parte de tudo isso, ainda mais em um momento tão atípico como este que estamos vivendo. Quero agradecer ao IFSULDEMINAS por ter me confiado essa responsabilidade".

professorAbertura

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, abriu o Encontro explicando a necessidade de, neste 2020, investir no lado motivacional, de servidores e estudantes, para superar os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus e ainda revelou que o programa "Mediadores Virtuais" será institucionalizado. "O IFSULDEMINAS por meio de seus programas e ações tentou, ao longo deste período, sempre levar condições para a oferta do conhecimento. Temos certeza de que isso ajudou, e muito, a permanência e o êxito de muitos dos nossos estudantes na instituição. E um dos programas mais bem sucedidos neste sentido foi justamente o de Mediadores Virtuais".

Na sequência, o professor do Campus Poços de Caldas, André Lucas Novaes, assumiu a função de mediador do Encontro e, antes de convidar o palestrante da noite para iniciar sua participação, falou sobre a importância da positividade, planejamento, atitude, comprometimento e atenção para o sucesso da vida acadêmica, pessoal e futura vida profissional do estudante.

com medalhaAtitude de Campeão

Com esse tema, o nadador, campeão olímpico e empresário Gustavo Borges, detentor de quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, desenvolveu uma palestra que trouxe episódios marcantes da vida do atleta e as estratégias desenvolvidas para conseguir tornar-se um esportista de alta performance. Falou também da importância de entender que o processo para alcançar uma meta é tão importante quanto chegar ao objetivo e que se manter motivado, focado e sempre em busca do melhor resultado são essenciais para o sucesso.

Para finalizar a apresentação, Gustavo revelou quais são as três palavras que representam os alicerces da vida dele: os imperativos faça, ouse e persista. "Estas são as palavras que impactam em tudo aquilo que eu faço: na construção das minhas medalhas, na contrução do meu empreendimento, na forma como eu trato a minha família, os meus colaboradores... 'Faça' tem a ver com protagonismo e proatividade, você sendo o agente principal de sua vida... 'Ouse' vem de assumir riscos e sair da zona de conforto para levar a gente pra frente... E 'persista' vem da perseverança, a esperança misturada com a persistência... Então, faça hoje, ouse esta semana e persista sempre", resumiu.

Depois de 45 minutos de palestra, Gustavo Borges ainda respondeu, ao vivo, perguntas dos internautas enviadas pelo chat. Confira todo o bate-papo no vídeo abaixo.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 17/12/2020