Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > Pós-Graduação Lato Sensu – Três Corações
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação Lato Sensu – Três Corações

IFSULDEMINAS divulga data de início das aulas do curso de Pós-graduação em Gestão Educacional

Acontecerá do dia 11 de setembro, às 19h, na biblioteca do Campus Avançado Três Corações, o início das aulas do curso de Pós-graduação em gestão educacional. Para iniciar as atividades do curso, acontecerá uma palestra com a professora Arthemisa Freitas Guimarães Costa, com o tema: "A especificidade do trabalho da Gestão Escolar".
 
 
Minicurrículo da palestrante: possui graduação em Pedagogia. Especialização em Gestão Escolar pela UFMG. Mestranda em Educação pela USP, na área de pesquisa Estado, Sociedade e Educação. Foi professora, supervisora pedagógica e diretora escolar na rede municipal de educação de São Lourenço, MG. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Educação de São Lourenço (2012-2013). Atualmente, é pedagoga e diretora geral pró-tempore substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais no Campus Avançado Carmo de Minas 

 

Texto: Olímpio Augusto Carvalho Branquinho/ com revisão da Reitoria
Data: 10/09/2019

_________________________________________________

Divulgado resultado das matrículas em 2ª Chamada do curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional do Campus Três Corações

- lista dos candidatos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou, na manhã do dia 29/08, o resultado das matrículas em 2ª Chamada do curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional do Campus Três Corações. O prazo para recursos a respeito das matrículas vai até o dia 30/08/2019, às 19h.

Restaram duas vagas não ocupadas e, em caso de recursos indeferidos ou ausência de recursos, elas serão ocupadas por convocação pessoal a ser realizada pela secretaria do campus, seguindo a ordem de classificação, conforme planilha que será divulgada no site do vestibular aos interessados em 02/09/2019.

 Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 29/08/2019

_________________________________________________

IFSULDEMINAS divulga lista dos convocados para 1ª chamada do cursos de Pós-graduação em Gestão Educacional

- lista dos candidatos


Divulgada a lista dos candidatos convocados para 1ª chamada que realizaram matrícula. Segue quantitativo parcial de vagas da 2ª Chamada onde as vagas existentes, é um resultado parcial que pode se alterar em caso de recurso deferido. Eventuais recursos devem ser encaminhados, conforme preconiza o Edital 136/2019, até as 19h do dia 23/08/2019.

Vagas

- 6 vagas para a Ampla Concorrência;

- 3 vagas para Ação Afirmativa (Pretos/pardos/indígenas/pcd)

 Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 22/08/2019

Atualizado em 23/08/2019

_________________________________________________

 

Divulgado resultado final e matrículas do curso de Pós-graduação  Lato Sensu em Gestão Escolar

- Resultado final e matrículas

Foi divulgado hoje, 19/08, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o resultado final e matrículas do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar para atuar no Campus Três Corações. De acordo com o Edital, as matrículas serão realizadas em 19, 20 e 21 de agosto de 2019, na Secretaria Escolar do Campus Avançado Três Corações, situado à rua Cel. Edgard Cavalcanti de Albuquerque, 61 – Chácara das Rosas, Três Corações - MG, 37417-158, de 08 às 19h.

As vagas destinadas à ação afirmativa para pretos, pardos, indígenas, pessoa com deficiência, bem como aquelas destinadas a servidores, estão sujeitas à CONFIRMAÇÃO da autodeclaração. Aqueles que não tiverem a confirmação de que se enquadram na ação afirmativa terão o indeferimento de tal condição e constarão no fim da lista da ampla concorrência, conforme item 5.5 do Edital.

As vagas reservadas para ações afirmativas ou para servidores, não preenchidas, serão destinadas à ampla concorrência.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 19/08/2019

__________________________________________________

IFSULDEMINAS publica relação dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos

Resultado parcial de isenção

Foi publicado o resultado parcial de isenção da taxa de inscrição do edital 136/2019. O prazo para recurso vai até o dia 12/08 até as 19 horas. Também foi divulgada uma lista preliminar dos candidatos que já se inscreveram no edital. Para saber, acesse o link: lista preliminar

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 09/08/2019

__________________________________________________

 

Devido a problemas técnicos as inscrições serão abertas dia 07/08 às 12 horas via internet


- Edital 136/2019: Retificação 01

- Edital 136/2019: Retificação 02

- Edital 136/2019: Retificação 03

Edital 136/2019: Retificação 04

O IFSULDEMINAS informa que o edital 136/2019 da pós-graduação lato-Sensu – Campus Três Corações, teve as inscrições prorrogadas e iniciará no dia 07/08 por motivos técnicos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, pelo endereço eletrônico: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/ até as 23h59 do dia 12 de agosto de 2019 e o candidato deve obrigatoriamente informar CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido, sendo que no caso de estrangeiro, o número de carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado.

Para efetivação da inscrição é necessário o correto preenchimento do sistema de inscrição e o pagamento da taxa no valor de R$ 100,00. A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser impressa ao final do processo. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, até o dia 15 de agosto de 2019.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 05/08/2019

Atualizado em 12/08/2019

__________________________________________________

Abertas as inscrições para o curso de Pós-graduação  Lato Sensu em Gestão Escolar

- Edital 136/2019

- Projeto Pedagógico

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar: Supervisão, Inspeção e Orientação Educacional, a ser oferecido pelo Campus avançado Três Corações. No total são 40 vagas, voltadas a profissionais com formação em cursos superiores,  preferencialmente que estejam atuando na rede pública de educação e portadores de certificado de curso superior em áreas afins à educação, preferencialmente licenciaturas e pedagogia.

O curso tem como objetivos: Supervisão, Inspeção e Orientação Educacional, visando propiciar o aprofundamento dos estudos na área de gestão, supervisão, inspeção e orientação escolar, a fim de integrar prática, ciência e tecnologia,  garantindo ao profissional o constante desenvolvimento de competências. O curso é gratuito, sem taxas de matrícula, havendo apenas o pagamento para a inscrição, no valor de R$ 100,00. As aulas serão realizadas no Campus Avançado Três Corações, de acordo com calendário a ser divulgado oportunamente pela Coordenação do curso, preferencialmente aos sábados. O candidato deverá estar ciente que, se aprovado, sua participação nos encontros presenciais no Polo de Apoio  será imprescindível para sua formação.

Critérios de Seleção

A forma de ingresso nesta pós-graduação ocorrerá por meio de ordem de inscrição e a classificação, realizada a partir dos registros de inscrição no Sistema IFVest, que disponibilizá dados como data e horário composto por horas, minutos e segundos, onde os nomes dos candidatos serão ordenados automaticamente pelo sistema, de acordo com a opção feita candidato no momento da inscrição.

Vagas

 

 

Curso

 

 

Local

 

 

Nº de vagas Ampla Concorrência

Nº de vagas para servidores efetivos da Rede Municipal de Educação Pública de Três Corações

 

Nº de vagas Pretos, Pardos, Indígenas ou Pessoas com Deficiência

 

 

Total de Vagas

Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Educacional: Supervisão, Inspeção e Orientação Educacional

 

 

 

Três Corações

 

 

 

16

 

 

 

16

 

 

 

08

 

 

 

40

Haverá a reserva de 20% das vagas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas ou pessoa com deficiência. Desta forma, no ato da inscrição, o candidato deverá optar se concorrerá às vagas reservadas aos  autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou pessoa com deficiência como, também, servidores efetivos da Rede Municipal de Educação Pública de Três Corações ou, se submeterá às vagas de ampla concorrência.

Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas, o campus reserva-se o direito de não oferecê-lo.

- No caso de candidato preto, pardo ou indígena, assinará um termo de autodeclaração, conforme modelo constante no Anexo I.

- No caso de candidato com deficiência, deverá apresentar laudo médico original, com data de expedição de, no máximo um ano, que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID em vigor), conforme especificado no Decreto nº 3.298/1999 e suas alterações, bem como a provável causa da deficiência.

- O candidato que se recusar a assinar a autodeclaração ou não for considerado deficiente, conforme itens anteriores, caso aprovado no processo seletivo, perderá o direito a vaga reservada, concorrendo apenas às vagas da ampla concorrência.

O IFSULDEMINAS poderá constituir comissão para verificação da veracidade da autodeclaração de preto ou pardo ou indígena que o candidato fez no momento da inscrição. Na ausência de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem classificatória.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, pelo endereço eletrônico: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/ até as 23h59 do dia 12 de agosto de 2019. Para realizar a inscrição, o candidato deve obrigatoriamente informar CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido, sendo que no caso de estrangeiro, o número de carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado.

Para efetivação da inscrição é necessário o correto preenchimento do sistema de inscrição e o pagamento da taxa  no valor de R$ 100,00. A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser impressa ao final do processo. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, até o dia 15 de agosto de 2019.

Isenção da taxa

O candidato poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição, por meio de requerimento próprio (Anexo III), no período de 26 de julho a 05 de agosto de 2019, registrando seus dados pessoais nos espaços correspondentes. Somente após esse processo, os documentos deverão ser encaminhados à COPESE do Campus Avançado Três Corações, até o dia 5 de agosto de 2019, pessoalmente, das 9h às 21h ou, via Correios (SEDEX com AR), no seguinte endereço: R. Cel. Edgard Cavalcanti de Albuquerque, 61 – Chácara das Rosas, Três Corações - MG, CEP 37417-158, A/C COPESE.

Resultado final

O resultado final será publicado a partir das 10h do dia 19 de agosto 2019.

Recursos

Caberá recurso, devidamente fundamentado, contra as seguintes situações:

- Indeferimento de solicitação de isenção de taxa de inscrição;

- O candidato terá até o dia útil subsequente à divulgação dos eventos para entrar com recurso, conforme horários constantes no edital.

O recurso deverá ser feito mediante preenchimento do requerimento constante no Anexo II, devendo ser protocolado pessoalmente na Secretaria Escolar do Campus, no período de 9h às 19h, ou encaminhado para o endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o horário limite de 19h. Os resultados serão divulgados no endereço eletrônico: vestibular.ifsuldeminas.edu.br

Matrículas

As matrículas dos classificados em primeira chamada deverão ser realizadas, presencialmente, nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2019, na Secretaria Escolar do Campus Avançado Três Corações, situado à R. Cel. Edgard Cavalcanti de Albuquerque, 61 – Chácara das Rosas, Três Corações - MG, 37417-158, de 08 às 19h,  munidos dos seguintes documentos:

- número do CPF;

- número do título de eleitor;

- Cópia simples e legível de comprovante de residência;

- Cópia simples e legível do diploma de graduação (ou documento equivalente);

- Cópia simples e legível do histórico escolar da graduação;

- Cópia simples e legível do Comprovante de Residência;

- 01 foto 3 x 4;

- Certidão de quitação eleitoral atualizada,.

Os candidatos que não se matricularem até as 19h do último dia, serão considerados desistentes, sendo chamados os candidatos que estiverem na condição de excedentes, até completarem-se as vagas existentes, obedecendo a ordem de classificação.

No caso de convocação de candidatos excedentes (segunda chamada) as matrículas deverão ser realizadas, presencialmente, no período de 27 e 28 de agosto de 2019, na Secretaria Escolar do Campus Avançado Três Corações,  de 08h às 19h.

Início das aulas

Os encontros presenciais serão realizados no Campus Avançado Três Corações, de acordo com calendário a ser divulgado oportunamente pela Coordenação do Curso, preferencialmente as quartas e quintas no período noturno e quando necessário, aos sábados. A data de início das aulas será divulgada no endereço eletrônico do Campus Avançado Três Corações: portal.tco.ifsuldeminas.edu.br/

Evento

Data/Período

Inscrição para o Processo Seletivo

05/08/2019 a 12/08/2019

Solicitação de Isenção de Taxa de Inscrição

26/07/2019 até as 17h de 05/08/2019

Resultado Parcial de Solicitação de Isenção de Taxa

08/08/2019

Recurso contra Resultado Parcial de Solicitação de Isenção de Taxa

Até as 19h de 09/08/2019

Resultado Final de Solicitação de Isenção de Taxa

12/08/2019

Último dia de pagamento da inscrição

15/08/2019

Divulgação da lista de inscritos e convocação para 1° chamada

A partir das 10h  do dia 19/08/2019

Matrículas 1ª chamada

19, 20 e 21/08/2019

Resultado da Matrícula na 1ª Chamada

Até as 10h de 22/08/2019

Prazo para Recurso

Até as 19h de 23/08/2019

Resultados dos Recursos da 1ª Chamada e Divulgação da lista de convocados para a 2ª chamada

26/08/2019

Matrículas 2ª chamada

27 e 28/08/2019

Resultado da Matrícula na 2ª Chamada

Até as 10h de 29/08/2019

Prazo para Recurso da 2ª Chamada

Até as 19h de 30/08/2019

Resultado dos Recursos da 2ª Chamada e Convocação dos Excedentes (Convocação Pessoal)

A partir de 02/09/2019

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
26/07/2019

Fim do conteúdo da página