Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ENADE

Curso de Rede de Computadores do Campus Inconfidentes recebe nota máxima no Enade

Ingressantes e concluintes de dez cursos de bacharelado, tecnologia e licenciatura do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram, em 2017, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os resultados foram divulgados no dia 09 de outubro deste ano e o curso de Rede de Computadores do Campus Inconfidentes recebeu nota máxima, em uma escala de 0 a 5. Já os cursos de Licenciatura em Ciência da Computação, do Campus Machado; Licenciatura em Educação Física, do Campus Muzambinho; Engenharia em Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Matemática, do Campus Inconfidentes, ficaram com conceito 4.

De acordo com a procuradora educacional institucional do IFSULDEMINAS, Maria Inês de Almeida Pelegrini, o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário socioeconômico e sobre a formação estudantil. "Os 224 estudantes concluintes dos 10 cursos realizaram a prova conceituando-se de forma satisfatória a excelente em uma escala de 0 a 5, sendo que cinco cursos tiveram conceito 3, quatro cursos tiveram conceito 4 e um curso teve conceito 5. Nesta perspectiva, o Instituto converge com o objetivo do Enade, atestando a oferta de uma educação de qualidade, avaliando: o desempenho dos seus estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial”, comentou Maria Inês.

No ano de 2018, serão avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em 14 áreas, além de 13 áreas que conferem diploma de tecnólogo. O IFSULDEMINAS teve habilitado quatro cursos: Bacharelados em Administração e Administração de Empresas, Tecnologia em Design de Moda e Gestão Comercial. Sobre o incentivo do IFSULDEMINAS à participação dos alunos no Exame, a procuradora educacional institucional ainda pontuou que "gestores e coordenadores com seus respectivos Núcleo Docentes Estruturantes (NDE) trabalham na inscrição e no monitoramento do cronograma e motivam os estudantes sobre a responsabilidade das ações obrigatórias como preencher o questionário que também avalia o curso e de se fazer uma boa prova utilizando os conhecimentos agregados pelo curso".

Sobre o Exame

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
17/10/2018

Fim do conteúdo da página