Página inicial > PROEN > Seleção SiSU 2018/2º

Seleção SiSU 2018/2º

IFSULDEMINAS abre 48 vagas para o 2º semestre por meio do SiSU

As oportunidades são para quatro graduações nos campi Machado e Muzambinho

Edital SiSU 2018

Termo de Adesão

Acesse o site do SiSU!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre seleção para ingresso em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o segundo semestre letivo de 2018. Para concorrer às vagas, o candidato deve realizar a inscrição no site do SiSU no período de 12 a 15 de junho.

Só serão aceitas inscrições de candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio pela via regular ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou, ainda, de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos, realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Todos esses candidatos devem ter prestado o ENEM no ano 2017 e não podem ter zerado na nota da prova de redação..

Como funciona

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuá-la pelo site (http://sisu.mec.gov.br), o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre os ofertados pelas instituições participantes do SiSU. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou a vagas destinadas às ações afirmativas das instituições. Durante o período de inscrição, o concorrente poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

Para quem não tem acesso à internet, os campi Machado e Muzambinho do IFSULDEMINAS disponibilizarão computador com acesso à rede para inscrições e matrículas de candidatos durante a etapa do SiSU.

Vagas

As 48 vagas oferecidas pelo IFSULDEMINAS são distribuídas entre os cursos de Agronomia, no campus Machado, e de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Tecnologia em Cafeicultura, em Muzambinho. Metade das oportunidades são destinadas à inclusão social por meio de vagas de ações afirmativas, que estão distribuídas em quatro grupos (para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas):
L1 - candidatos com renda familiar bruta por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1.431,00)
L2 - candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
L5 - candidatos com renda familiar bruta por pessoa da família superior a 1,5 salário mínimo;
L6 - candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta por pessoa da família superior a 1,5 salário mínimo.

Para outras informações sobre as vagas disponibilizadas pelo IFSULDEMINAS, os interessados devem acessar o Termo de Adesão ao SiSU.

Matrícula

O resultado final da seleção será divulgado dia 18 de junho no site do SiSU e no site dos campi para o qual efetuou a inscrição. Os classificados deverão realizar, pessoalmente, matrícula na Secretaria dos campi. Confira os horários:

Campus Machado das 8h às 17h
Campus Muzambinho das 07h30 às 16h30

Caso as vagas disponibilizadas não sejam preenchidas em chamada única, será realizada uma chamada presencial para manifestação de interesse pela vaga, a partir da ordem de classificação na lista de espera do SiSU. Somente os candidatos que se inscreverem como primeira opção nos cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS poderão fazer parte da lista de espera.

Além da documentação básica para matrícula exigida no Termo de Adesão para comprovação das ações afirmativas, os candidatos deverão apresentar os documentos constantes nos Anexos de I a VI do presente edital, dependendo da ação afirmativa selecionada no momento da inscrição, sendo que a apresentação de documentação incompleta implica na eliminação do candidato do processo seletivo.

Publicação do Edital de inscrição do Sisu 2018/2º 08/06/2018
Inscrições 12/06 a 15/06