Página inicial > PROEN > Especialização Técnica

Especialização Técnica

Técnicos em Agropecuária, Agricultura e Cafeicultura poderão se profissionalizar em produção de café gourmet

Curso multicampi será ofertado pelo IFSULDEMINAS como especialização técnica

O Conselho Superior do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) aprovou, na última reunião do ano de 2017, a oferta do curso de Especialização Técnica em Produtor de Café Gourmet com Ênfase em Análise da Qualidade. Os campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, que já oferecem o curso Técnico em Agropecuária há mais de 50 anos, são os responsáveis pela proposta multicampi.

A demanda foi apresentada pelos arranjos produtivos locais por meio da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) ao IFSULDEMINAS, levando em consideração a necessidade de profissionais especializados na região.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus Muzambinho e uma das responsáveis pelo projeto, professora Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, a oferta do curso está prevista para o início desse ano, e o processo seletivo deve ser lançado no mês de fevereiro. Inicialmente, serão 30 vagas divididas entre os campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Mais informações sobre o processo de seleção serão publicadas no endereço eletrônico: portal.ifsuldeminas.edu.br.

A especialização visa a capacitação de técnicos em Agropecuária, Agricultura e Cafeicultura para a análise da qualidade do café, na fase que antecede a comercialização. Os estudantes receberão conhecimentos específico sobre classificação e degustação de café para que possam buscar oportunidades de associar o produto ao mercado com o qual se identificam. Para o reitor Marcelo Bregagnoli, a oferta da capacitação possui uma função dupla para a sociedade, considerando tanto a perspectiva do profissional capacitado quanto do mercado em que ele atua. “Quem recebe a capacitação buscará a melhoria dos seus serviços ou produtos, impactando na abertura de novos mercados e gerando mais oportunidades”, comentou.

Mais informações sobre o curso

O curso será na modalidade semipresencial, com 29% carga horária a distância, já as aulas presenciais ocorrerão nos campi de Machado e Muzambinho, conforme cronograma a ser divulgado. O curso terá duração de um ano e tempo máximo para integralização de dois anos. Serão dois semestres com carga horária de 420 horas, sendo 300 horas de disciplinas obrigatórias e 120 horas de estágio curricular obrigatório, que será ofertado na forma de vivência, quando três setores do Agronegócio de Café receberão os alunos para colocar os conhecimentos em prática. A Cooxupé é uma forte apoiadora da proposta e oferecerá espaço para a vivência prática em suas dependências.

Confira o projeto pedagógico do curso!

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS

Data: 12/01/2017