Página inicial > PROEN > Núcleos de estudos

Núcleos de estudos

Questões étnico-raciais, de sexualidade e de gênero ganham espaço para estudos e pesquisas no IFSULDEMINAS

Criar um espaço de discussão que possa ampliar as formas de colaborar em ações que promovam esclarecimentos a respeito das questões de sexualidade e gênero, além de abrir caminhos para estudos e pesquisas que abordem as relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Com esse objetivo, servidores e alunos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) se juntaram para formar dois núcleos sistêmicos que irão se associar ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne).

A instauração do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígena (Neabi) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (Neges) foi formalizada em reunião realizada no dia 13 de novembro, no Campus Machado, onde estiveram presentes representantes de todos os campi e Reitoria que manifestaram interesse em participar por meio das chamadas internas nº 1 e 2 da Pró-reitoria de Ensino. De acordo com a técnica em assuntos educacionais da Reitoria, Sueli do Carmo Oliveira, que está à frente da ação, a criação desses dois núcleos ajudará a compor o tripé de suporte, monitoramento e proposição de uma Política de Educação em Direitos Humanos da instituição.

foto 1

A proposta dos núcleos sistêmicos é realizar o controle social por meio da formulação e acompanhamento da execução das políticas públicas setoriais. A intenção é envolver docentes, técnicos administrativos, estudantes e membros da comunidade externa. Os interessados em participar devem enviar carta de intenção indicando suas motivações para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No título do e-mail, colocar o nome do campus ao qual se deseja vincular para participar dos encontros presenciais quinzenais.

A criação dos núcleos é um ato de adequação da instituição à previsão legal e uma ação do IFSULDEMINAS na construção de uma educação para a diversidade. Entre as ações já definidas para serem realizadas pelo Neges e Neabi estão: colaborar com a Formação Inicial e Continuada de docentes e graduandos nas temáticas tratadas; mobilizar recursos didáticos; manter o diálogo com a sociedade civil; assessorar políticas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; propor e implementar programas de educação e treinamento; contribuir para garantir aos estudantes o exercício de todos os direitos humanos livres de discriminação por sua raça, orientação sexual ou identidade de gênero; propor a implementação de ações voltadas ao combate ao racismo, à valorização da cultura afro-brasileira e indígena e da educação das relações étnico-raciais entre outras ações.

Texto: Ascom Reitoria
23/11/2017