Página inicial > PROEN > 2º Dia Escolar do IFSULDEMINAS

2º Dia Escolar do IFSULDEMINAS

Reitoria e servidores dos campi debatem Educação Inclusiva no 2º Dia Escolar do IFSULDEMINAS

Foto 22Professores e técnicos administrativos dos campi e da Reitoria se reuniram na última sexta-feira, 22 de setembro, para o 2º Dia Escolar, que teve como tema a “Educação Inclusiva no IFSULDEMINAS”. O encontro aconteceu no Campus Poços de Caldas e foi transmitido ao vivo, simultaneamente, para os outros sete campi da instituição, que interagiram com questões às debatedoras, em tempo real. Compuseram a mesa de honra, o reitor Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Thiago Caproni Tavares; o pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho; a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Márcia Rodrigues Machado.

Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino, o Dia Escolar teve como objetivo discutir ações de inclusão no cotidiano escolar que envolvam práticas de ensino, pesquisa e extensão e com isto, trazer oportunidades a todos aqueles que necessitam e façam uso destas melhorias. “Esta é a oportunidade que temos de nos juntar e conversar a respeito das nossas ações, buscar melhorias e trocar experiências. Esperamos que o Dia Escolar se torne cultura no IFSULDEMINAS”, comentou o pró-reitor de Ensino.

Foto 14Para o reitor Marcelo Bregagnoli, esta ação é extremamente positiva e o assunto em pauta vai de encontro às discussões do 1º Dia Escolar sobre o tema: "Permanência e Êxito" realizado no dia 19 de maio deste ano. “Esse é um momento para garantir educação a todos. Temas como questões de gênero, educação especial, relações étnico raciais, pessoas com deficiência, entre outros serão assuntos devem ser discutidos por meio de debates entre os campi com a proposta de produzir um documento e colocá-lo em prática”.

O reitor salientou que mais importante do que produzir um documento é fazer a diferença. Neste sentido, o IFSULDEMINAS recebeu avaliação positiva em pesquisa feita com as instituições da Rede Federal de Educação. Os dados apontaram que o Instituto apresenta o melhor índice de permanência e êxito das instituições Rede. “Isto é fruto de trabalho cooperativo, de planejamento e de muitas ações práticas”, completou Bregagnoli.

Programação

Foto 5A programação contou com palestra, debate, discussão e análise de propostas. A palestra “A problemática do insucesso escolar – práticas para construção de uma educação inclusiva”, teve como interlocutora a pedagoga do Campus Poços de Caldas, Berenice Santoro, responsável pela abertura do evento. Na sequência, a pedagoga do Campus Avançado Três Corações, Wanúcia Barros, falou sobre “A educação especial da perspectiva da Educação Inclusiva – os diferentes sujeitos da comunidade escolar e as possibilidades de ações”.

E por fim, a palestra “Preposições para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiência e com dificuldade no processo de aprendizagem” teve como expositora a professora da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Sílva Ester Orru. A coordenadora de Ações Inclusivas e coordenadora-geral do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFSULDEMINAS, Sueli do Carmo Oliveira, atuou como mediadora da mesa. Ela comentou que o tema foi escolhido para discussão, após avaliação do 1º Dia Escolar. "Os desafios institucionais serão discutidos pelas três pessoas que compõe a mesa, pelos presentes e pelos demais campi”.

Berenice Santoro comentou que o mês de setembro é marcado por diversas ações de Inclusão nas suas mais diversas manifestações e, em especial, no dia 21, considerado como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. “A escolha deste tema para o 2º Dia Escolar não foi aleatória, vem a partir de uma demanda, de um desejo que se constitui em toda a comunidade do IFSULDEMINAS”.

Debate

Após as palestras, foi realizado um debate com a participação de todos os campi. Os participantes tiveram a oportunidade de refletir e discutir com os convidados diversas questões que envolvem a temática da Educação Inclusiva. Após o discussão, foram apresentados os NAPNEs dos campi.

Resultados dos trabalhos

O resultado dos trabalhos reafirma o compromisso por meio de estratégias e metas firmadas de forma democrática, fortalecendo a missão institucional. Os documentos elaborados a partir das discussões serão consolidados em relatório e disponibilizados à toda a comunidade acadêmica e equipes pedagógicas dos campi que deverão avaliar a implementação de ações concretas. O relatório também estará disponível na página da Pró-Reitoria de Ensino no site do IFSULDEMINAS.

Clique e assista ao evento:

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
27/09/2017