Página inicial > PROEN > Assistência Estudantil

- Edital 62/2017

- Retificação - publicado em: 20/07/2017

- Retificação - publicada em: 11/08/2017

Os estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) poderão solicitar o auxílio estudantil. O edital lançado pela Pró-Reitoria de Ensino tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica para concessão dos auxílios.

O programa realiza uma análise socioeconômica dos estudantes e verifica se eles atendem aos critérios, contemplando as seguintes modalidades: auxílio-alimentação, auxílio-creche, auxílio-transporte, auxílio material didático e auxílio-moradia, contribuindo para permanência e êxito do estudante, sendo que o é possível receber mais de um auxílio simultaneamente.

Os alunos contemplados nos Editais 32/2016, 40/2016 e 04/2017 e Auxílio Emergencial que tiveram alteração na realidade socioeconômica familiar e acadêmica não necessitam se inscrever. Eles deverão procurar o Serviço Social do campus para solicitar revisão de seu auxílio estudantil, mas o atendimento à nova situação dependerá da disponibilidade orçamentária do programa.

Inscrições

Os interessados poderão realizar inscrição entre os dias 20 de julho e 11 de agosto, pelo site:https://auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br/login O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema de Auxílio Estudantil. Por meio desse cadastro, o estudante poderá efetuar a inscrição e ainda deverá preencher o Questionário Socioeconômico, seguindo o passo a passo (Escolha dos Auxílios, Renda do Candidato, preenchimento do Questionário Socieconômico e preenchimento do Quadro de Familiares) e, ao finalizar, clicar no botão "Concluir e Enviar sua inscrição para Análise". Após a inscrição, o estudante deverá entregar a documentação comprobatória dentro do período de inscrições, no setor de Serviço social do seu campus.

Ao efetivar sua inscrição, será gerado um número de protocolo que será usado durante todo o processo do Edital. O número de protocolo gerado deverá ser anotado no anexo VI, que possui duas vias: uma deverá ser fixada no lado de fora do envelope lacrado com documentação comprobatória. Já a outra via, devidamente preenchida e assinada pelo servidor que receber o envelope, deverá ser guardada pelo candidato. Esta é a única comprovação de que os documentos foram entregues dentro do prazo estabelecido no Edital. (Confira a lista da documentação completa no Edital!). Lembrando que a inscrição deve ser realizada em um computador, pois o Sistema Auxílio Estudantil não está configurado para funcionar com todas as suas funcionalidades em celulares e tablets.

Seleção

A seleção será por meio de avaliação socioeconômica, composta por três etapas (todas eliminatórias):

1ª etapa: cadastro no Sistema do Auxílio Estudantil, inscrição no Edital Aberto e entrega da documentação comprobatória, conforme item 5.2 do Edital.

2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.

3ª etapa : entrevista com o candidato, se necessário, a ser realizada por assistente social do IFSULDEMINAS.

Recursos

O estudante que interpor recurso contra o resultado de alguma das seguintes etapas do processo seletivo terá dois dias úteis, de acordo com o cronograma. Candidatos que não foram aceitos na 1ª etapa não poderão interpor recurso, uma vez que esta etapa corresponde aos pré-requisitos descritos no edital. Para recorrer contra o resultado das 2ª e/ou 3ª etapas, o estudante deverá preencher o Formulário de Recurso e enviá-lo via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregá-lo na sala do Serviço Social e/ou CGAE dos campi ou para o responsável indicado pela gestão do campus (quando for Polo de Rede, Núcleos Avançados ou campus Avançado). O Formulário de Recurso deve ser utilizado para que o estudante apresente argumentos e documentos que fundamente os questionamentos.

Resultado

Os candidatos inscritos deverão acompanhar sua situação no Sistema Auxílio Estudantil , assim como a data, horário das entrevistas e resultado.

Etapas Prazos
Abertura do Edital 12 de julho