Página inicial > PROEN > Visita do IF Goiano

Visita do IF Goiano

IFSULDEMINAS apresenta suas políticas institucionais de Educação a Distância (EaD) ao IFGOIANO

Para conhecer melhor as políticas institucionais de Educação a Distância implementadas pelo Instituto Federal do Sul de Minas, uma equipe do Instituto Federal Goiano (Reitoria e campi de Urutuaí e Iporá) foi recebida na manhã desta quarta-feira, 28 de junho, na Reitoria do Instituto. No período da tarde, os visitantes seguiram para os campi de Machado e Muzambinho

Compondo a comitiva do IF Goiano estiveram presentes o reitor da instituição, Vicente Pereira de Almeida; a coordenadora da EaD, Joseany Rodrigues Cruz; o diretor de Ensino do Campus Urutaí, Fernando Godinho de Araújo; o diretor-geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado da Silva; o diretor-geral do Campus Iporá, José Junio Rodrigues de Souza; o coordenador de EaD do Campus Iporá, José Ângelo Gomes Nunes; o gerente de Ensino do Campus Iporá, Marlúcio Tavares do Nascimento e as professoras do Campus Urutuaí, Maria Alice Iris Moreira e Érica Aparecida Baz Rocha.

Durante a reunião realizada na Reitoria, os visitantes foram recepcionados pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; pelo pró-reitor de Ensino, professor Carlos Alberto Machado Carvalho; pelo diretor de Ensino a Distância do IFSULDEMINAS, professor Giovane José da Silva; e pelo pró-reitor de Extensão, professor Cléber Avila Barbosa. Durante a reunião foram apresentados e discutidos a Polítuica de Ensino a Distância do Instituto, filosofia, modelos, ações e procedimentos para as diferentes tipos de oferta, seja por fomento de programas governamentais ou por recursos próprio da instituição. Ao final da reunião, a equipe se mostrou agradecida pelos esclarecimentos e comentou que o objetivo foi plenamente cumprido.

Giovane José da Silva, diretor de Educação a Distância do Instituto, comentou que a política de institucionalização da EaD nos institutos federais deve ser construída com transparência e muito diálogo. Como exemplo de ação, destacou a formação de uma Comissão Permanente de EaD, responsável pela proposição de normas, instruções e resoluções, que posteriormente tramitam nos órgãos colegiados e balizam a política de educação a distância no Instituto. “O escopo do trabalho é a consolidação da educação a distância, promovendo sua expansão e qualidade, numa perspectiva multicampi”, comentou.

“A consolidação das políticas de ensino a distância nos institutos federais será cada vez mais necessária e primordial para a sustentabilidade desta modalidade de oferta de ensino”, explicou o pró-reitor de Ensino,Carlos Alberto Machado Carvalho.

Para o reitor Marcelo Bregagnoli, o trabalho em rede é fundamental para a consolidação dos institutos federais no Brasil. “Existem várias experiências positivas na Rede que podem ser compartilhadas entre os institutos. Somos exemplo de várias delas, mas também nos baseamos em ações de outras instituições”.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações da Pró-Reitoria de Ensino

Data: 28/06/2017