Página inicial > PROEX > ELAP - 2022

- Resultado Análise dos Recursos - publicado em 23/02/2022

- Resultado parcial - publicado em 21/02/2022

- Lista da 2ª etapa/entrevista - publicado em 21/02/2022

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do acordo de cooperação acadêmica firmado com a College of the Rockies, no Canadá, realiza pré-seleção de um estudante de graduação para participar do processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program), financiado pelo Governo Canadense.

O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano da próxima geração de líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, da América Latina e Caribe.

O período de estudos é de quatro meses compreendidos entre setembro e dezembro de 2022 ou janeiro e abril de 2023 (o aluno poderá optar).

Bolsa

A bolsa consiste num total de $8.200 dólares canadenses, que servirão para custear as despesas com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia. Para mais informações acesse a página do programa Líderes Emergentes nas Américas (ELAP)

Requisitos

O IFSULDEMINAS indicará um estudante de graduação que atenda aos seguintes requisitos:

a) Ser maior de 18 anos;

b) Estar regularmente matriculado nos cursos de Engenharia da Computação, Bacharelado em Administração, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Ciências e Tecnologia dos Alimentos do IFSULDEMINAS;

c) Ter cursado, no mínimo, 50% e no máximo, 80% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente (item eliminatório);

d) Apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a sete (item eliminatório);

e) Não ter participado de nenhum edital de mobilidade acadêmica internacional discente do IFSULDEMINAS;

f) Ter nível intermediário de inglês, conforme notas mínimas estabelecidas pelo ELAP:

Teste Internacional

Mínimo aceito

IELTS

6.0

TOEFL IBT

TOEFL ITP

Cambridge

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 04 a 16 de fevereiro de 2022, por meio do envio dos documentos digitalizados em PDF, solicitados no item 3.3, para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP2022_College_of_the_Rockies_IFSULDEMINAS

Seleção

O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira etapa consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos do item 3.3 do edital, levando em consideração a nota obtida de acordo com os critérios de seleção do item 4.2.1.

Para a segunda etapa, haverá uma entrevista on-line apenas com os seis primeiros colocados, de acordo com o resultado da primeira etapa. A entrevista será individual, na qual o candidato deverá expor as motivações para estudar no College of the Rockies, demonstrando conhecimento sobre o Programa ELAP e suas implicações para seu futuro acadêmico, pessoal e profissional, além de demonstrar seu conhecimento intermediário de língua inglesa. Ela será realizada pelo Google Meet, com link a ser enviado ao candidato por e-mail, e feita na Língua Inglesa e na Portuguesa

Período de Inscrições

4 a 16 de fevereiro de 2022

Resultado Preliminar - primeira etapa

21 de fevereiro de 2022

Interposição de Recurso

Até 24 horas da divulgação do Resultado Preliminar

Resultado Final - primeira etapa

23 de fevereiro de 2022

Entrevista – segunda etapa

24 de fevereiro de 2022, via Google Meet
Resultado Final da Seleção do IFSULDEMINAS A partir do dia 25 de fevereiro de 2022

Resultado

O primeiro colocado no Resultado Final terá seus documentos enviados ao College of the Rockies com a solicitação de que sua inscrição seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de submetê-la ou não. Se aceitá-la, a instituição canadense fará uma entrevista com o estudante classificado no edital de mobilidade, a fim de verificar o nível de proficiência do candidato. Caso haja a negativa da instituição, o IFSULDEMINAS reserva-se o direito de convocar o próximo da lista para enviar a sua candidatura e participação da entrevista com a universidade.

Durante este período, aconselha-se aos estudantes que iniciem o processo para obtenção do passaporte. Mesmo não sendo garantida a aprovação, se esta ocorrer, será necessário iniciar o processo para obter o visto tão logo seja requerido.

Recurso

O candidato poderá interpor recurso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em até 24 horas a partir da divulgação do Resultado da primeira etapa (Anexo III do edital). Não haverá interposição de recursos contra a segunda etapa.

Texto: Ascom Reitoria / IFSULDEMINAS
Publicada em: 04/02/2022