Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Férias solidárias
Início do conteúdo da página

Férias solidárias

Programa Expedição IFSULDEMINAS atende mais de 5 mil pessoas em 11 cidades do sul de Minas

As férias de julho foram sinônimo de aprendizado, interação e solidariedade para estudantes, servidores e colaboradores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Eles viajaram para 11 cidades sul mineiras com a missão de compartilhar conhecimentos e trocar experiências com a comunidade. As atividades desenvolvidas fazem parte da 3ª edição do Programa Expedição IFSULDEMINAS executado entre os dias 08 e 14 de julho nos municípios de Bom Repouso, Cássia, Campanha, Esmeraldas, Espírito Santo do Dourado, Gonçalves, Marmelópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Poço Fundo e Serrania.  

Para fazer um balanço dessa experiência, no dia 1º de agosto, as 16 equipes que participaram da edição 2018 estiveram na Reitoria do IFSULDEMINAS. O encontro marcou o encerramento do programa de extensão, cujas ações são realizadas de forma voluntária. Ao todo, foram 172 pessoas envolvidas, sendo 30 servidores, 138 alunos, 2 colaboradores externos e 2 intercambistas da Colômbia.

Cerca de 200 atividades atenderam mais de 5 mil pessoas nas cidades visitadas pelas equipes do Expedição IFSULDEMINAS. De acordo com o coordenador do programa, Nildo Batista, levar o IFSULDEMINAS à comunidade "permite criar pontes entre a instituição e a população local, pois as pessoas passam a nos conhecer, entender nosso funcionamento e as reais possibilidades de serem atendidas novamente com mais ações de extensão que contribuam para a melhoria de suas vidas".

IMG 1017

Na oportunidade, os alunos trabalharam atividades específicas para suprir necessidades detectadas previamente em cada comunidade visitada, a fim de contribuir para o desenvolvimento local e regional. Também houve a preocupação em apresentar técnicas que pudessem ser reproduzidas e multiplicadas por agentes da própria localidade, visando a continuidade das ações. 

“Com o programa, os alunos têm condições de verificar a aplicabilidade dos conteúdos estudados na sala de aula e de levar esses conhecimentos às comunidades, de forma a contribuir com a melhoria de qualidade de vida das pessoas, fornecer orientações sobre saúde e meio ambiente, além de incentivar o lazer e promover a cultura”, explicou o pró-reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa.

Maurício Nascimento, aluno do Campus Passos, participa do projeto há três anos. Ele cursa Licenciatura em Matemática e contou que o programa contribuiu para que desenvolvesse uma visão pedagógica da atividade e do ato de ensinar. “Tudo isso é muito importante para o meu aprendizado no curso. Visitar outra cidade, outra escola me deu uma visão mais ampla de como eu posso atuar dentro da minha área e me mostrou como eu posso melhorar, cada vez mais, para ser professor”, lembrou Maurício.

Ações

As atividades foram propostas pelas equipes e submetidas a um edital para serem executadas nas 11 cidades que aderiram ao programa, dentro das áreas temáticas definidas: cultura; direitos humanos e justiça; educação e saúde; comunicação; meio ambiente; trabalho e tecnologia.

Conheça algumas ações!

Cássia

Estudantes de duas equipes do Campus Machado desenvolveram diversas atividades, como convidar a comunidade para o plantio de mudas de árvores em praças e escolas; implantação de horta medicinal e orgânica em espaços comunitários e escolas públicas e realização de oficinas de compostagem. Também promoveram atividades de educação financeira para crianças e adolescentes; ações voltadas para leitura e artes, capacitação e campanhas na área de educação ambiental, principalmente no que se refere a resíduo sólido, saneamento básico e gestão de água e solo.

Esmeraldas

A cidade foi visitada por duas equipes do Programa Expedição. Alunos do Campus Muzambinho realizaram o plantio de hortas em lugares estratégicos da cidade. Já o projeto realizado pelos estudantes do Campus Machado abrangeu os temas inclusão digital, sustentabilidade e cultura. Na área tecnológica, foram realizados minicursos de capacitação em informática básica com objetivo de capacitar o público-alvo a utilizar softwares de produção de texto e gráficos e a acessar a Internet. Na temática ambiental, os estudantes ensinaram moradores da zona rural a construir fossas ecológicas, uma alternativa sustentável para o tratamento de esgoto; incentivaram e capacitaram produtores rurais a ingressar na produção de hortaliças a partir do conhecimento sobre o mercado de hortícolas e de políticas de incentivo à agricultura familiar; ministraram palestra sobre agrotóxicos; além de realizarem um curso sobre aproveitamento integral e manipulação adequada de alimentos. Já na área de cultura e lazer, a comunidade participou de uma gincana cultural e sessões de cinema. 

IMG 0803 001

Marmelópolis

Os campi de Machado e Passos realizaram ações na cidade de Marmelópolis. Nas escolas da zona rural, foram promovidas oficinas de tapete nozinho e de como montar uma horta comunitária. Já os moradores da cidade participaram de atividades como cine pipoca, palestra sobre meio ambiente e minicurso de informática. Na escola de ensino médio, foram oferecidos minicursos de primeiro socorros, formações profissionais, palestras motivacionais, bate-papo com jovens sobre inteligência emocional. Os professores do município tiveram a oportunidade de participar de minicursos sobre educação financeira. Os alunos das escolas infantis da cidade puderam montar uma horta comunitária, e também se divertiram com as gincanas, assistiram filmes, enquanto os pais customizavam camisetas.

Pedralva

A cidade recebeu os estudantes do Campus Inconfidentes. Teatro, cinema no lar de idosos, rodas de histórias nas escolas e na APAE, oficinas de compostagem e palestras para produtores rurais, alunos e funcionários da prefeitura foram algumas das atividades promovidas. Foi realizada também uma avaliação preliminar do potencial ecoturístico e da biodiversidade do município. O município também contou com uma equipe de alunos do Campus Machado na execução de um proojeto que promoveu ações como feira vocacional, minicursos, teatro, oficina artística, dia de saúde com bingo, dança, festa julina no Lar da Criança e palestra e massagem no asilo.

Poço Fundo

As equipes dos campi Passos e Inconfidentes estiveram em Poço Fundo para realização de diversas atividades, como palestra sobre atendimento ao público; ação educativa de economia doméstica para mulheres e uma roda de conversa com os professores sobre técnicas diferenciadas de ensino, minicurso sobre informática e dispositivos móveis, oficina de reciclagem para confecção de artesanatos e brinquedos com garrafas PET, além da customização de roupas.

Espírito Santo do Dourado

A equipe do Campus Poços de Caldas desenvolveu diversas ações, como início da revitalização das nascentes do Rio Dourado, por meio de mapeamento e educação ambiental; apoio na organização da 1ª Festa do Morango da cidade. Os alunos também ofereceram cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), sobre redação para vestibulares, Educação, gênero e diversidade e Libras Básico.

Willianice Soares Maia é docente do Campus Poços de Caldas. Licenciada em letras, espanhol e Língua Brasileira de Sinais, ela comentou sobre o FIC de Libras e a importância dessa capacitação para o município, “O curso foi um diferencial para a comunidade, uma oportunidade de acesso à comunicação para os surdos, de certa forma que eles possam obter reconhecimento e sejam respeitados”.

 

Texto: Ascom/Reitoria - IFSULDEMINAS
09/08/2018

Bom Repouso

Campanha

Esmeraldas

Espírito Santo do Dourado

Gonçalves

Marmelópolis

Monte Santo de Minas

Pedralva

Poço Fundo

Serrania

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página