Educação em Foco

Educação em Foco: evento reúne estudantes de licenciaturas em sua oitava edição

DSC 0151Mais de 270 participantes se reuniram no último dia 13 de março, no Campus Machado, para o 8º Encontro das Licenciaturas: “Educação em Foco”, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), que contou com a presença do reitor Cleber Ávila Barbosa e da Diretora do Campus Machado Aline Manke Nachtigall. O encontro reuniu estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa Residência Pedagógica, alunos das licenciaturas, servidores e participantes externos.

De acordo com a diretora de Ensino, Marcia Rodrigues Machado, “O evento é importante por oportunizar um espaço de fala aos estudantes a respeito das experiências deles enquanto participantes dos programas”. Foi um momento de compartilhamento e interação, explicou Marcia. Organizado pelas pró-reitorias de Ensino (Proen) e Extensão (Proex), o Educação em Foco contou com mesas-redondas, grupos de trabalho e uma apresentação cultural do grupo “Mumbuca.Uai”, da cidade de Passos/MG.

A mesa-redonda teve a participação da professora doutora em Educação , Flávia Vivaldi, e da professora doutora em Ciências, Helena Alves Soares Chini. A professora Flávia apresentou o tema “A Convivência Escolar: caminhos e possibilidades”. Já a professora Helena falou sobre “Currículo Oculto: o que passa despercebido”. A mesa-redonda foi conduzida pela professora doutora Luciana Buranello.

DSC 0030Durante o período da tarde, estudantes, professores e servidores se dividiram em  grupos de trabalho, que contaram com a participação de professores facilitadores dos programas Pibid e Residência Pedagógica.

A pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, comentou que o Educação em Foco já é um evento consolidado no meio acadêmico e que ela, enquanto professora e pesquisadora da área de Educação e Direitos Humanos, “sempre reforço em minhas falas a importância de formarmos pessoas para além de uma visão pragmática e utilitarista. A educação humanizadora deve ser pauta rotineira dos nossos debates, educar para formarmos seres humanos melhores para atuarem na sociedade”. Ela também explicou que o evento propiciou aos participantes a oportunidade de fazer uma reflexão para a educação com potencial de transformação humana, desenvolvimento humano e, consequentemente, a educação como transformação do sujeito social.

O aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Muzambinho, Mário Gabriel de Souza Tomaz, contou que já participou do Pibid e do Residência Pedagógica, além de ter sido aluno do ensino médio no IFSULDEMINAS. Para ele, “Foi perceptível o impacto que programas de iniciação à docência têm para a formação de futuros professores, além de garantir uma educação de qualidade, já que podemos pôr em prática tudo o que vemos na teoria. Também, caso aconteça algum demérito em sala, há tempo para sermos corrigidos e orientados, para melhorar nosso desempenho. Sou a favor de que todos os alunos de licenciaturas, em nosso país, participem de capacitações como esta”. Ele ainda compartilhou que a oportunidade de trocar experiências não tão individuais deixou-o com uma sensação de segurança, “pois vi que algumas intempéries em sala são um tanto quanto normais e necessárias para nosso crescimento enquanto profissionais”.

DSC 0119Já o aluno de Licenciatura em Ciências Biológicas, João Alberto Leme da Silva, do Programa Residência Pedagógica, contou que “o evento foi uma boa oportunidade para ampliar minha rede de contatos com os profissionais da educação e uma forma bastante agradável de compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas durante nossa atuação no programa e, assim, ampliar ainda mais minhas noções e perspectivas na educação básica em escolas públicas”.

Os programas

O PIBID e o Programa Residência Pedagógica são ações que fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), que visam proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura uma aproximação efetiva com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e um aperfeiçoamento da formação prática desses futuros professores. Os programas também buscam impactar positivamente o cotidiano das escolas públicas atendidas, por meio de projetos que objetivam uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes de licenciatura, docentes do IFSULDEMINAS e os professores da educação básica, que participam dos programas, recebem bolsas de incentivo, que são pagas pela CAPES.

Texto: Monalisa Pereira / Dicom IFSULDEMINAS

Fotos: Ascom / Campus Machado