Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

3º Encontro com Prefeitos

IFSULDEMINAS recebe representantes de 34 municípios do Sul de Minas no 3º Encontro com Prefeitos

Screenshot 2Na tarde desta sexta-feira (02/06), a Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) sediou a 3ª edição do Encontro com Prefeitos. O evento teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a instituição e representantes dos municípios a fim de discutir projetos e parcerias no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e sustentabilidade. Estiveram presentes no Encontro, além de servidores e gestores do IFSULDEMINAS, mais de 80 participantes, vindos de 34 municípios, que acompanharam a apresentação do portfólio de cursos e serviços que o IFSULDEMINAS pode oferecer por meio de convênios e parcerias com os entes públicos.

Para compor a mesa de honra, foram convidados o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa; o diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Alexandre Fieno da Silva, representando todos os diretores-gerais do IFSULDEMINAS; o agente da Receita Federal de Poços de Caldas, Vitor de Castro Braga; a presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP), prefeita do município de Inconfidentes, Rosângela Maria Dantas; e o secretário de Administração do município de Passos, Duarte Comotti.

Em sua fala inicial, o reitor Cleber Ávila Barbosa deu as boas-vindas aos participantes destacando que todos estavam reunidos em um ambiente promissor e sinérgico, voltado para a identificação de parcerias em prol do avanço social, educacional e sustentável do Sul de Minas. O reitor foi o responsável por apresentar aos convidados o portfólio de oportunidades ofertadas pela instituição. Entre as oportunidades, destacam-se:

Oferta do ensino presencial e a distância

Cerca de 20 cursos técnicos podem ser disponibilizados pelo IFSULDEMINAS. Cursos como Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, entre outros podem ser demandados pelas prefeituras e ofertados por meio da implementação de um polo EaD do Instituto na cidade requisitante. Além do ensino técnico, a instituição também pode ofertar pós-graduações, cursos de curta duração para servidores e para a sociedade em geral (por meio do Projeto Capacita Sul de Minas) e o programa voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Prestação de serviçosIMG 8338

Os campi do IFSULDEMINAS possuem uma estrutura com cerca de 200 laboratórios que podem prestar serviços às prefeituras e sociedade. Nos locais, há a possibilidade de fazer análise de água, de solo e de folhas, por exemplo. Ainda há as consultorias feitas pelas doze empresas juniores existentes na instituição, que prestam serviços diversificados nas áreas agrícola, ambiental, alimentícia, administrativa, veterinária, entre outras.

O Escritório de Projetos do IFSULDEMINAS também está à disposição das prefeituras, a partir do segundo semestre de 2023, para assessoria e apoio ao desenvolvimento e captação de projetos em editais e parcerias externas.

Programas em prol da sustentabilidade

O IFSULDEMINAS exibiu os resultados da parceria com a Receita Federal, que gerou diversos benefícios solidários e sustentáveis. As ações foram: transformação de 200 mil litros de bebidas e perfumes apreendidos em álcool 70%; descaracterização de 25 mil itens de vestuário doados a entidades e à população em vulnerabilidade; transformação de tabaco e suplemento alimentar ilegais em composto orgânico; e conversão de aparelhos de TV pirata em minicomputadores, doados para prefeituras via edital. "O IFSULDEMINAS é um grande parceiro da Receita Federal, sendo que, em todas as nossas ações, buscamos o bem-estar coletivo e social. Muitas pessoas já foram beneficiadas por essa parceria e a tendência é aumentar mais esse número. Os órgãos têm reuniões constantes no sentido de normatizar os acordos técnicos das parcerias para que elas sejam de longo prazo, para que juntos possam destinar os produtos apreendidos de forma sustentável, ajudando o meio ambiente, a sociedade e, inclusive, o aprendizado prático estudantil", descreveu o agente da Receita Federal, Vitor de Castro Braga.

O Plano Conservador da Mantiqueira é outra frente de trabalho do IFSULDEMINAS. Nele, o Instituto promove a capacitação de gestores municipais para fortalecer programas e projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e produção de bens e serviços ambientais.

IMG 8350Expectativas levantadas

Ao final do evento, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre os temas apresentados e se manifestaram quanto às oportunidades do IFSULDEMINAS que interessam a cada município neste momento.

O prefeito de Silvianópolis, Homero Brasil Filho, foi um dos presentes no Encontro. De acordo com o gestor, a cidade ainda não conta com a parceria do IFSULDEMINAS, mas depois do evento o interesse é criar oportunidades tanto no ensino como na área sustentável. “O Encontro foi muito rico, com muitas oportunidades para os municípios pequenos. Silvianópolis veio aqui se credenciar para levar cursos para a cidade, como o programa EJA. Eu tenho interesse especial no Plano Conservador da Mantiqueira porque hoje a água é um bem cada vez mais precioso e nós temos problemas ambientais na cidade que precisam ser estudados junto com a comunidade", salientou.

Já Nirlei Cristiani, prefeito de Ilicínea, veio ao Encontro com a expectativa de conseguir ampliar o leque de cursos que o IFSULDEMINAS já oferece na cidade. "O IFSULDEMINAS é um Instituto renomado, respeitado e promove conhecimento para os munícipes. Há 11 anos, nós temos parceria com o Instituto, com diversos cursos, mas queremos nos aproximar ainda mais. Precisamos de cursos voltados para os jovens do campo, para que eles tenham conhecimento técnico e tecnológico e que possam permanecer no campo e trabalhar com variadas culturas", afirmou.

IMG 8385A prefeita de Inconfidentes, Rosângela Maria Dantas, também esteve no evento para firmar nova parceria com o Instituto. A cidade de Inconfidentes já conta com um campus da instituição e com convênios com IFSULDEMINAS, que possibilitaram a implementação de cursos rápidos e programas sustentáveis. “Agora, queremos implantar o programa EJA, porque temos uma quantidade de pessoas que não tiveram oportunidade no passado de concluir seus estudos ou mesmo aprender a ler e a escrever”. Rosângela também é presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP) e apoia mais momentos como este. “Nós somos privilegiados por ter o IFSULDEMINAS na nossa região e eu vejo que os prefeitos precisam conhecer melhor essa grande instituição que é o IFSULDEMINAS, saber tudo o que o Instituto tem para oferecer”, ressaltou.

O reitor do IFSULDEMINAS fez um balanço positivo do Encontro. "Os objetivos propostos com o evento foram plenamente atingidos. Tivemos a presença maciça de prefeitos e secretários. E o interesse pelo nosso portfólio de cursos e serviços foi muito grande. Chegaram muitas demandas para que o Instituto possa levar todo o seu conhecimento, estrutura e produtos para diversas cidades. Eles entenderam o quanto nossa instituição pode colaborar com as prefeituras e o tamanho do ganho social que pode proporcionar", concluiu.

Texto e fotos: Dicom
Data: 02/06/2023
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página