Página inicial > Institucional Geral > 2º Encontro Pibid e Residência Pedagógica

2º Encontro Pibid e Residência Pedagógica

IFSULDEMINAS promove o 2º Encontro Pibid e Residência Pedagógica

Banner 300X200 PIBID 2023 v2No próximo dia 30 de março de 2023, a partir das 19h, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), através das Coordenações Institucionais dos Programas Residência Pedagógica e PIBID e das Pró-Reitorias de Extensão e Ensino, promoverá o 2º Encontro "PIBID e Residência Pedagógica: uma articulação promissora”. O evento será online, através da plataforma Google Meet, e é destinado aos bolsistas dos programas Residência Pedagógica e PIBID e demais estudantes das licenciaturas do IFSULDEMINAS.

O 2º Encontro "PIBID e Residência Pedagógica: uma articulação promissora" tem o objetivo de promover o diálogo entre esses dois programas do IFSULDEMINAS, assim como, socializar as ações realizadas, contribuindo para as discussões quanto a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a valorização da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, à medida que os tornam coformadores dos futuros professores.

O evento contará com a presença da Professora Dra. Ângela Massuni Katuta, que ministrará a palestra “A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no processo de formação de professores”. Ângela possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela UNESP e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral. Tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em formação de professores (inicial e continuada), educação do campo, ensino de Geografia, cartografia para escolares e educação popular. Orienta e ministra aulas no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná.

Para os estudantes das licenciaturas e/ou bolsistas dos programas Residência Pedagógica e PIBID haverá um segundo momento, onde serão divididos em 6 (seis) diferentes grupos de trabalhos por área, sendo necessária a inscrição prévia, que deverá ser realizada através de formulário que será disponibilizado pelos coordenadores de curso.

O 2º Encontro PIBID e Residência Pedagógica terá transmissão ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube.