PIBIC-EM 2022/2023

Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM)

Nota
Alterada para o dia 01/09 a reunião de apresentação da Coordenação e alinhamento com os bolsistas contemplados:
Sobre o horário, o mesmo será enviado pelo e-mail cadastrado

- Edital 66/2022Resultado Final - publicado em 26/08/2022

Resultado Preliminar - publicado em 22/08/2022

Homologação dos projetos após recurso - publicado em 09/06/2022

Homologação dos projetos - publicado em 03/06/2022

O Instituto Federal do Sul de Minas comunica que estão abertas as inscrições no Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica do CNPq: PIBIC-EM, que tem como principais objetivos despertar a vocação científica e contribuir para a iniciação de estudantes do Ensino Médio e Profissional em atividades de pesquisa, por meio da concessão de bolsas.

Cada projeto aprovado poderá contemplar dois bolsistas. As bolsas serão no valor de R$ 100,00 mensais para o desenvolvimento atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de oito horas semanais. Elas serão concedidas por um período de até 12 meses, de setembro de 2022 a agosto de 2023.

Inscrições

Os orientadores poderão inscrever os projetos de 15 de abril até às 23h59 do dia 23 30 de maio, apenas via Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEx), disponível neste link. Para efetivação da inscrição é necessário realizar no GPPEx os seguintes passos:

1º passo: cadastrar o projeto (pasta compactada) no GPPEx e salvar;

2º passo: submeter o projeto salvo a este edital.

Requisitos e obrigações

Os proponentes/orientadores devem:

- ser servidores do IFSULDEMINAS, com titulação mínima de Mestre;

- possuir Currículo Lattes atualizado em um período de três meses anteriores à data de encerramento do edital;

- não possuir pendência com agências de fomento e o IFSULDEMINAS;

- caso tenha algum projeto contemplado com bolsa nos dois últimos editais CNPq/FAPEMIG/PPPI, não deverá possuir recusa, ausência ou omissão sem justificativa em avaliar propostas ou relatórios, ou ainda resumos, vídeos ou apresentações na Jornada Científica e Tecnológica ou Simpósio de Pós-Graduação.

Os alunos/bolsistas devem:

- estar regularmente matriculado nos cursos do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFSULDEMINAS e não ser concluinte até o término da vigência da bolsa (agosto de 2023).

- possuir Currículo Lattes atualizado em um período de três meses anteriores à data do seu encerramento;

- apresentar desempenho médio igual ou superior a seis pontos e, preferencialmente, que não tenha perdido média em nenhuma disciplina;

- não acumular bolsas (não ser beneficiário de qualquer outra bolsa), não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa. O recebimento de auxílios estudantis e estágios não remunerados não impedem o recebimento de bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica;

- ter disponibilidade para desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de oito horas semanais, sob orientação do professor-orientador;

- dentre outros requisitos especificados no item 4 dos edital.

O projeto deve:

- estar em formato .pdf e editável (.doc ou .odt) e ter no mínimo cinco e no máximo 12 páginas (incluindo o plano de trabalho e informações gerais), em formato A4 (210 x 297 mm), com fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5 cm entrelinhas, e as margens deverão ser, em todas as dimensões, de 2,5 cm. O plano de trabalho deverá, obrigatoriamente, ser inserido no projeto, ser detalhado e individualizado para o bolsista, conforme Anexo I;

- preferencialmente, apresentar aderência à, no mínimo, uma das áreas tecnológicas prioritárias, listadas no edital;

- se envolver experimentação com animais, seres humanos ou patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, estar em conformidade com a legislação pertinente e, quando necessário, ser submetido a Comitês de Ética;

- necessariamente, ser pesquisa aplicada e ter características de Iniciação Científica não somente apresentar característica de estágio, simples coleta de dados ou projeto de extensão;

- dentre outros requisitos descritos no item 5 do edital.

Documentação

Os documentos exigidos constam no item 6 do edital e deverão ser anexados no GPPEx em uma pasta compactada, no item "projeto completo".

Seleção

O Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC) do IFSULDEMINAS nomeará um Comitê Avaliador (interno ou externo) de docentes para avaliação dos projetos, sendo cada projeto avaliado duplamente, conforme critérios estabelecidos no item 9 do edital.

Período de inscrições 15/03 a 30/05/2022
Homologação das inscrições 31/05/2022
Período de recurso para homologação das inscrições 01 e 02/06/2022
Resultado da homologação após período de recurso 06/06/2022