Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

LabMaker Móvel

 Caminhão tecnológico do IFSULDEMINAS leva curso de Robótica e Arduíno a crianças e jovens de cerca de 30 cidades da região

LabMaker Móvel integra o Projeto Capacita Sul de Minas, que irá atender mais de 15 mil pessoas, com a oferta de qualificação e capacitação profissional

  

CapaO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) iniciou, nesta semana, mais uma etapa do projeto Capacita Sul de Minas, com o projeto LabMaker Móvel. Agora, é a vez de jovens e crianças serem apresentados ao mundo maker, à robótica e ao universo da inovação por meio de cursos em laboratórios móveis, montados no interior de um caminhão, que irá rodar por cerca de 30 cidades da região ao longo de 2022 (a programação com a rota do caminhão, os requisitos e a forma de inscrição nos cursos serão divulgados em breve).

A primeira parada do caminhão tecnológico é na cidade de Pouso Alegre. Estacionado no pátio da Reitoria do IFSULDEMINAS, nas duas primeiras semanas de janeiro, ele abriga os cursos de Arduíno e Robótica, totalmente gratuitos, oferecidos a crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, membros de projetos sociais.

O curso tem duaração de quatro horas e será disponibilizado para oito turmas, divididas nos períodos da manhã e da tarde, nos dias 06, 07, 13 e 14 de janeiro. Os primeiros 40 participantes são alunos da rede municipal e estadual da cidade, integrantes do programa Forças do Esporte, promovido pelo 14º Grupo de Artilharia de Campanha Fernão Dias, do Exército, em parceria com a prefeitura de Pouso Alegre. Entre eles, está o estudante Bruno Augusto de Freitas Viana, de 11 anos, que adora Tecnologia e sonha em ser cientista. "Das coisas que aprendi aqui, elas são tipo um quebra-cabeças que a gente vai resolvendo de pouquinho em pouquinho. Eu gostei de tudo, foi muito divertido e quero muito saber mais".

WhatsApp Image 2022 01 06 at 10.35.23 2Outro participante foi João Victhor Nogueira da Silva, de 12 anos, que gostou de aprender sobre programação. "Hoje, eu consegui simular um semáforo de trânsito, com os comandos que o professor indicou. Essa foi a parte mais legal da aula. Eu acho que, no futuro, saber programar vai me ajudar a conseguir um emprego bom". 

Segundo o tutor Heber Rocha Moreira, o curso fornece conhecimentos básicos sobre robótica e o uso do arduíno (placa de prototipagem eletrônica de código aberto que permite o desenvolvimento de projetos de automação) dentro da área de robótica. Além disso, na parte prática, os participantes montam circuitos elétricos e aprendem os primeiros passos no mundo da programação. "Os estudantes ficaram empolgados. Eles conseguiram resolver o problema apresentado e, a partir daí, já queriam criar novas situações, alterando parâmetros e descobrindo funções novas".

A Diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Cristina Lúcia Janini Lopes, uma das responsáveis pelo LabMaker Móvel descreveu a importância desta ação para o universo infanto-juvenil. "O projeto tem a intenção de inspirar esses jovens para um universo de oportunidades que a inovação nos possibilita. Eles aprendem, brincando e se divertindo, diversos assuntos, como o funcionamento de motores, a geração e conservação de energia, a programação de computadores e o funcionamento de componentes eletrônicos". 

Capacita Sul de Minas

WhatsApp Image 2022 01 06 at 10.35.23 6Em agosto de 2021, o IFSULDEMINAS lançou o projeto Capacita Sul de Minas, com a proposta de ampliar a oferta de qualificação e capacitação de profissionais, jovens e mulheres. Ao todo, serão oferecidos 25 cursos gratuitos, on-line e presenciais, com estimativa de atender 15.800 pessoas, residentes em 72 municípios sul-mineiros, até o fim de 2022. O projeto é uma iniciativa do IFSULDEMINAS, organizada e realizada com verba de R$ 2 milhões, destinada via emenda parlamentar pelo Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG). De acordo com o reitor do Instituto, Marcelo Bregagnoli, a iniciativa é uma importante ferramenta social. “Principalmente nesses momentos de pandemia, em que a empregabilidade é fundamental para as famílias, o IFSULDEMINAS implementa novas ações voltadas à capacitação. É a geração de valor público por meio de ações educacionais que contribuem para o desenvolvimento regional”.

As oportunidades são diversificadas para suprir as demandas regionais e compreendem cinco modalidades educacionais: 

- 16 cursos FIC Presenciais, como de: pedreiro, horticultor, maquiador, cuidador de idoso, costureira, recepcionista, de marketing digital e de Libras, entre outros. Esses cursos acontecerão em 72 municípios ao longo de 2021 e 2022. São cursos com carga horária de 30 horas e duração de duas semanas. As ofertas não serão ao mesmo tempo. Serão divididos grupos de municípios e as oportunidades e editais sempre serão publicadas no site.

- Cursos FIC na modalidade a distância (EaD): as qualificações foram para Assistente Administrativo e de Secretaria Escolar; Auxiliar de Laboratório de Saúde e Balconista de Farmácia. Estes cursos ocorreram de agosto a dezembro de 2021.

- Cursos FIC de Corte e Costura (presencial): visa capacitar 500 pessoas em curso de Corte e Costura com carga horária de 80 horas, nos anos de 2021 e 2022, nos municípios de Passos, Machado, Boa Esperança, Paraguaçú e Poço Fundo.

- Curso de pós-graduação Lato Sensu na modalidade a distância (EaD): As especializações são para Educação Inclusiva; Gestão Escolar e Gestão Educacional. Já houve a seleção de alunos e os cursos estão em andamento, de outubro de 2021 a setembro de 2022.

- 2 caminhões tecnológicos (LabMaker Móvel): além dos cursos de Robótica e Arduíno para o público em geral, haverá cursos exclusivos para mulheres ao longo de 2022, capacitando-as para realizarem pequenos consertos na área de hidráulica e elétrica, incentivando o empreendedorismo e abrindo horizontes para o mercado de trabalho. Todos os cursos serão oferecidos em laboratórios montados em caminhões, que percorrerão cerca de 30 cidades do Sul de Minas.

 

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 06/01/2022
Fim do conteúdo da página