Página inicial > Institucional Geral > Notícias > Notícias da PROEX > Programa Idiomas Sem Fronteira 2021

Programa Idiomas Sem Fronteira 2021

Mais de 1700 pessoas concluem cursos de inglês e espanhol, ofertados neste ano, pelo Programa Idiomas sem Fronteiras no âmbito do IFSULDEMINAS

Os cursos eram EaD, gratuitos e abertos para comunidade interna e externa

WhatsApp Image 2021 08 28 at 10.10.55

Os estudantes do Programa Idiomas Sem Fronteiras, ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), comemoraram o fim de um ciclo de estudos bem sucedido que durou 250 horas, distribuídas ao longo de cinco meses. A oferta atual dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês básico (Módulo 1, Módulo 2 e Módulo 3) e de Espanhol básico (Módulo 2) formaram 1762 alunos, entre servidores e estudantes do Instituto e comunidade externa. Este foi o 3º ano de oferta do programa no âmbito do IFSULDEMINAS, sob responsabilidade da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI), e já formou 5.307 pessoas.

O pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa, afirmou que a efetividade e perenidade do programa vem da resposta positiva das comunidades interna e externa, que têm grande demanda por este tipo de oferta. "O IFSULDEMINAS é sinônimo de oportunidades! E essa iniciativa demonstra a efetividade e alcance de nossas ações, pois tem conseguido beneficiar centenas de pessoas, que obtiveram a possibilidade de se desenvolver, aprender e se capacitarem, com vistas a melhorias em suas carreiras profissionais. Isso nos orgulha, pois a Assessoria Internacional, vinculada à nossa Pró-Reitoria de Extensão, tem feito um brilhante trabalho".

Os coordenadores do curso, Rafael Gomes Tenório e Ana Paula Villela, falaram sobre a importância de uma segunda língua para a formação e carreira dos concluintes. "Em uma sociedade globalizada e competitiva, o aprendizado de uma língua estrangeira torna-se mais que uma opção, mas sim uma necessidade emergente. Fico contente ao ver as oportunidades de cursos oferecidas pelo IFSULDEMINAS, possibilitando uma formação gratuita e de qualidade, qualificando estudantes de todos os cantos do Brasil", analisou Tenório. Já Ana Paula salientou que a oferta foi aberta a diversos públicos. “O IFSULDEMINAS segue cumprindo sua missão ao proporcionar o aprendizado de um novo idioma aos alunos, servidores e comunidade externa. Um curso de idiomas possibilita a expansão de oportunidades profissionais, além de poder conhecer e interagir com novos grupos de pessoas e suas culturas”.

Depoimentos

Os cursos aconteceram de 26/04 a 21/09, neste ano, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), via plataforma Moodle. Ao todo, foram 18 lições, além de atividade síncrona com momentos de interação entre professor e estudantes. Confira, a seguir, depoimentos de alguns concluintes.

Foto Eduardo Coelho

"Muito obrigado por tudo! A equipe, os professores e tutores são excelentes, gostei muito do material didático e de fazer o Espanhol Módulo I e o Espanhol Módulo II, quando tiver o 03 quero fazer também, pois sou guia de turismo e os idiomas são muito importantes. sucessos para todos”, Eduardo Coelho, aluno do curso de Espanhol Módulo II

Foto Kim Pedro

“Muito obrigado por todo o conteúdo e material compartilhado! Sentirei falta do dinamismo destas aulas e da companhia de todos vocês! Obrigado por tornarem minhas sextas-feiras mais agradáveis, produtivas e divertidas!”, Kim Vitor Pedro Moreira de Andrade Carlos, aluno do curso Inglês Módulo II