Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional Geral > Notícias > Notícias da PPPI > 1ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
ptenfres
Início do conteúdo da página

1ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Exposição de projetos marca a participação do IFSULDEMINAS na 1ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Comitiva do Instituto recebeu orientações de biossegurança, foi testada contra COVID-19, e realizou a distribuição de álcool no evento

 

WhatsApp Image 2021 09 27 at 04.53.58 1

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi representado na 1ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica por 28 de seus servidores e estudantes. O evento realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) trouxe o tema “Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro”, marcando os 112 anos do ensino profissional no país. Ocorreu, de 23 a 25 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no Youtube.

O IFSULDEMINAS levou 29 projetos à 1ª Exposição da Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu de maneira concomitante à Semana e reuniu pesquisas, projetos e tecnologias desenvolvidos pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem. Dos 29 projetos, 11 foram apresentados de forma virtual (remotamente) por meio de vídeos que foram enviados à organização do evento; os outros 18 foram apresentados presencialmente a gestores da Rede Federal, integrantes do governo e público em geral.

O reitor Marcelo Bregagnoli ressaltou a importância da instituição marcar presença na Semana. “Primeiro, é importante a nossa participação porque essa é uma comemoração da Educação Profissional e Tecnológica, que é a finalidade maior da instituição, em se tratando de missão e de atendimento à WhatsApp Image 2021 09 27 at 14.29.44sociedade. Em segundo lugar, ao apresentar seus projetos para o poder central, em Brasília, o IFSULDEMINAS demonstra o que está sendo feito por nós de impacto na sociedade neste momento”. 

No terceiro dia do evento, no eixo Inovação e Empreendedorismo do Programa Novos Caminhos, os Gestores do IFSULDEMINAS, Reitor Marcelo Bregagnoli e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, compuseram a mesa juntamente com o Diretor de Articulação e Fortalecimento substituto Fábio de Medeiros Souza e Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação, Anderson Sanita para falar sobre o IF Mais Empreendedor.

 

 

Confira os projetos do IFSULDEMINAS, com os respectivos coordenadores

 

- Projetos apresentados de maneira virtual

01. O corpo suporta: a arte? - Campus Avançado Três Corações – Responsável: Amauri Araújo Antunes;WhatsApp Image 2021 09 25 at 19.25.51 1

02. Coral Vozes do CoraçãoCampus Avançado Três Corações – Responsável: Emanuela Francisca Ferreira da Silva;

03. Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental (GEPLAN)Campus Poços de Caldas - Responsável: Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira.

04. Plataforma Web: glossário de moda em Libras – Campus Passos – Responsável: Karoline Nascimento

05. IFDIGITALCampus Poços de Caldas – Responsável: Lorena Temponi Boechat.

06. O emprego da gamificação na Educação Profissional e Tecnológica como recurso didático no estudo dos elementos químicos e suas propriedadesCampus Poços de Caldas – Responsável: Lorena Temponi Boechat

07. Kit para fabricação de queijoCampus Avançado Carmo de Minas – Adriano Alvarenga Gajo.

08. MusartecCampus Inconfidentes – Responsável: Luciana Faria.

09. SisProvaCampus Inconfidentes– Responsável: Luciana Faria

10. Secador EstáticoCampus Inconfidentes – Responsável: Bruno Manoel Rezende de Melo.

11. Smartrash - artificial intelligence in automated sorting in trash recyclingCampus Pouso Alegre – Responsável: Alexandre Fieno da Silva.

 

- Projetos apresentados de maneira presencial

WhatsApp Image 2021 09 27 at 04.53.57 301. Turbautobati - barco autônomo batimétrico e verificação da turbidez da águaPolo Embrapii Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS – Responsável: Salomão Junio Tassote, discente Kauã Felipe Araújo de Oliveira.

02. Torrador móbil: SttratoPolo Embrapii Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS – Responsável: Salomão Junio Tassote, discente Ingrid de Paula Silva.

03. Kaphta - Uma ferramenta Web com sistema de busca e recuperação de informações extraídas por Mineração de Textos sobre a atividade anticancerígena de polifenóisCampus Muzambinho – Responsável: Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, discente: Samuel Lucas Santos Gomes.

04. Plano Conservador da Mantiqueira: ações do IFSULDEMINAS Campus InconfidentesCampus Inconfidentes – Responsável: Lilian Vilela Andrade Pinto. Discentes: Sara Carolina Cavalcanti Barbosa e Everton Rafael de Rezende.

05. Capa para motor de roçadeira costalCampus Muzambinho – Responsável: Gustavo Rabelo Botrel Miranda, discente João Paulo Balbino da Silva.

06. Olimpíada Brasileira de AgropecuáriaReitoria/Campi – Responsáveis: Sindynara Ferreira, Evando Luiz Coelho, Marcelo Simão Rosa e Marcelo Bregagnoli. Discentes: João Augusto Vilas Boas dos Santos Gonçalves; Brenda Félix Ramos da Silva; Guilherme Teixeira Simões; Vitória Cristine da Silva e Vitor Marinello Souza.

WhatsApp Image 2021 09 27 at 04.53.5707. Ações de combate ao COVID-19Reitoria/Campi – Responsáveis: Pamela Hélia de Oliveira, Reginaldo de Oliveira e Marcelo Bregagnoli (sem discentes).

08. Caminhão de doação de álcool gel e líquido - Caminhão de doação de álcool gel e líquido - Reitoria/Campi – Responsáveis: Reginaldo de Oliveira, Renato Junio de Almeida, Everaldo Donizete dos Reis, Josué de Araújo, Eliel Segecs, Pâmela Hélia de Oliveira, Thiago de Sousa Santos e Marcelo Bregagnoli (sem discentes).

09. Expedição IFSULDEMINAS – Proex – Rafael Gomes Tenório (sem discentes).

10. Feira de Estágio – Proex - Rafael Gomes Tenório (sem discentes).

11. Aprendendo com as diferenças – Proex - Rafael Gomes Tenório (sem discentes).

WhatsApp Image 2021 09 27 at 04.53.57 112. Intercâmbio de Estágios – Proex - Rafael Gomes Tenório (sem discentes).

13. Centro de EquoterapiaCampus Machado/Proex - Rafael Gomes Tenório (sem discentes).

14. Programa Nacional de Alimentação Escolar – Proex - Rafael Gomes Tenório (sem discentes).

15. IF + Empreendedor – Proex/PPPI - Rafael Gomes Tenório (sem discentes).

16. Programas de Internacionalização do IFSULDEMINAS: Dupla Diplomação; Ensino de Português como Língua Adicional da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Mobilidade Estudantil – Proex - Rafael Gomes Tenório (sem discentes).

17. Pro-EaD – Proen – Márcia Rodrigues Machado (sem discentes).

18. Programa Emergencial de Ensino Remoto – Proen – Márcia Rodrigues Machado (sem discentes).

 

Balanço

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, fez um balanço da participação do IFSULDEMINAS no evento. "Acredito que ficou demonstrado a importância da educação profissional e tecnológica no Brasil juntamente com a transparência das as ações das instituições envolvidas. Um ponto forte a se destacar foi a possibilidade de fortalecimento do trabalho em Rede, uma vez que muitas ações foram lançadas durante o evento no âmbito do programa Novos Caminhos, contemplando três eixos: Gestão e Resultados; Articulação e Fortalecimento; Inovação e Empreendedorismo. Também cabe destacar que os participantes do IFSULDEMINAS, além de divulgar as ações da Instituição, envolvendo ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, tiveram a possibilidade de trocar conhecimentos e experiências, ampliando a rede de comunicação e fortalecendo a integração"

A estudante Vitória Cristine da Silva, do curso de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes, também fez parte da comitiva do IFSULDEMINAS e, assim como todos os estudantes do IF, foi à Semana recebendo apoio financeiro institucional por meio do Edital EVACT. Ela compartilhou um pouco sobre a experiência em Brasília. "Eu simplesmente amei esses três dias de evento. Achei que nós trocamos, além de experiências acadêmicas, experiências de vida. Nós trabalhamos tanto para conseguir estar aqui... Eu agradeço de coração pela oportunidade e desejo muito sucesso a todos. Orgulho demais de ser IFSULDEMINAS".

 

Medidas contra a COVID-19

WhatsApp Image 2021 09 21 at 10.18.30A Semana foi o primeiro encontro híbrido com participação expressiva da Rede Federal desde o início da pandemia do novo Coronavírus. Assim, protocolos sanitários foram adotados pelos organizadores do evento e pelo IFSULDEMINAS para garantir, na medida do possível, a segurança e o bem-estar dos envolvidos.

A comitiva do IFSULDEMINAS saiu na última terça-feira (21), da Reitoria, em Pouso Alegre, rumo à Brasília. Mas, antes da viagem, segundo informações da chefe de Gabinete do IFSULDEMINAS, Pâmela Oliveira, todos os servidores e alunos testaram negativo para a COVID-19 horas antes de embarcar no ônibus que os levou à Brasília. Foram utilizados testes do tipo PCR (Swab), feito com a coleta de material da garganta e das narinas por meio de uma espécie de cotonete. Tanto os testes, como a empresa especializada na coleta do material, foram adquiridos e contratados, respectivamente, por meio de dispensa de licitação. A comitiva também recebeu instruções sobre o protocolo de biossegurança contra o Coronavírus, repassadas pela equipe da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor, na Reitoria. “Este é o primeiro evento que a gente tem neste momento de transição, que estamos chamando de regime misto. É uma viagem longa e a gente precisa estar cercado de toda a segurança possível, visando à segurança e saúde coletivas”, complementou o reitor.

WhatsApp Image 2021 09 23 at 08.47.31Durante a viagem, cada servidor ocupou duas poltronas do ônibus, obedecendo os critérios de distanciamento social. No hotel, em Brasília, mais medidas preventivas foram adotadas, e os participantes ficaram em quartos individuais. 

No local do evento, medidas de biossegurança contra à COVID-19 também foram seguidas, como: observação das medidas de distanciamento social; higienização dos espaços dos estandes e áreas comuns; disponibilização de pontos de higienização das mãos em diferentes espaços do evento, na forma de álcool 70%; aferição da temperatura dos participantes na entrada e uso obrigatório de máscaras em todo o período do evento.

Na volta ao Sul de Minas, todos realizaram novo teste de identificação do novo coronavírus, chegando na cidade mineira de Guaxupé, e os resultados mais uma vez vieram negativos.

 

Caminhão do IFSULDEMINAS

WhatsApp Image 2021 09 23 at 11.13.16O IFSULDEMINAS foi destaque na ação de distribuição de álcool em gel e líquido ao longo do evento. O caminhão do IF ficou posicionado na porta de entrada do CICB. Entregou gratuitamente 1 litro do antisséptico por pessoa, para o público em geral; forneceu aos organizadores da Exposição todo o material para higienização dos estandes; doou parte do estoque de álcool para o Instituto Federal de Brasília; e o antisséptico que ainda restava no caminhão foi destinado à população em vulnerabilidade social da cidade de Planaltina, no Distrito Federal.

A ação foi mencionada pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Sant'Ana, durante entrevista dele à Voz do Brasil, transmitida no dia 23/09 (veja no minuto 16:07 do vídeo):

 

 

Veja os registros fotográficos do evento e da preparação para a viagem

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Fotos: Sindynara Ferreira e Ascom Reitoria
Data: 27/09/2021

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página