Página inicial > Institucional Geral > Notícias > Notícias Gerais > Workshop sobre Comunicação

Workshop sobre Comunicação

Gestores e comunicadores do IFSULDEMINAS realizam workshop

Palestra Ernesto Rodrigues 3Na última semana, nos dias 11 e 12 de março, gestores, chefes de Gabinete e membros das Assessorias de Comunicação (Ascom) da Reitoria e  campi do IFSULDEMINAS realizaram treinamentos e discussões on-line específicos da temática Comunicação.

Organizados pela Ascom Reitoria, com o apoio do reitor Marcelo Bregagnoli, os encontros foram divididos em dois dias. O primeiro foi dedicado aos comunicadores. Os profissionais ligados às áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Audiovisual e Programação Visual discutiram os desafios e as oportunidades atuais da Comunicação Social e o combate e o posicionamento frente às notícias falsas, que proliferam, principalmente, no terreno digital. O facilitador foi o jornalista e escritor Ernesto Rodrigues, com mais de 30 anos de carreira.

No segundo dia, houve o workshop “Comunicação Organizacional - gestão de crise, redes sociais e atendimento à imprensa”. Dele participaram os comunicadores juntamente com os membros da gestão do Instituto, composta pelo reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais e chefes de gabinete. O grupo debateu sobre a importância da comunicação integrada nas instituições e da adoção de um planejamento e de uma atuação estratégica da comunicação para gerar impactos positivos nas tomadas de decisão por parte da gestão. O posicionamento da instituição e o diálogo com os diversos públicos por meio da imprensa e das redes sociais também foram pautas do encontro. O workshop foi realizado virtualmente por uma empresa contratada, com a contribuição de jornalistas, analista de redes sociais e fonoaudiólogo.

Além disso, os gestores passaram por um treinamento personalizado, preparando-os para entrevistas sobre as ações e os processos seletivos do IFSULDEMINAS, constantemente demandadas pelos diversos órgãos de comunicação, como TV, rádio e portais da internet.

A Relações Públicas do IFSULDEMINAS, Talita Valadares Carvalho, considerou positivo o treinamento, que contextualizou a gestão sobre o papel da comunicação na era digital. "Vivemos numa época na qual a tecnologia revolucionou a forma como (e quando) nos comunicamos. Seja dentro de uma instituição ou em nossas relações pessoais, há muitos canais de comunicação e milhares de pessoas e entidades disponibilizando conteúdo a todo momento. Na pandemia do Coronavírus, isto ficou ainda mais evidente, frente à necessidade de distanciamento social e à adoção das atividades e ensino remotos. Com esses treinamentos, a gestão e os comunicadores de todas as unidades do IFSULDEMINAS trataram sobre como se posicionar dentro deste novo mundo, principalmente no das redes sociais. Elas geram oportunidades únicas ao Instituto de estar mais próximo de seus públicos, de dialogar com eles e de divulgar informações, oferecendo dados de forma transparente e acessível. Porém, as redes requerem também atenção e cuidados, como o combate às fake news, o monitoramento e zelo da imagem institucional e a adoção de um discurso institucional integrado para gerar credibilidade e harmonia”.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 15/03/2021