Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional Geral > Notícias > Doação de computadores e celulares
Início do conteúdo da página

Doação de computadores e celulares

Reitoria entrega aos campi 250 computadores e celulares doados pelo MEC e Receita Federal

Captura de tela inteira 22012021 152941

Ao longo desta semana, a Coordenadoria de Materiais e Logística da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) entregou aos campi da instituição computadores, doados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), e smartphones, vindos da Receita Federal. Os computadores faziam parte do patrimônio próprio do MEC, porém estão tecnologicamente atualizados e em ótimo estado de conservação. Já os celulares são novos e provenientes de apreensões da Receita Federal.

No total, os órgãos federais enviaram, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 150 computadores e 100 celulares à Reitoria, que foi a responsável pela distribuição dos bens às outras unidades do Instituto. “A fim de otimizar a entrega e reduzir gastos com combustível, pedágio e diária, fizemos o transporte conjunto dos computadores e celulares para os campi. Para o planejamento e a execução da tarefa, foram mobilizados dois servidores e três motoristas”, informou o coordenador-geral de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, Reginaldo de Oliveira.

A doação dos equipamentos é fruto da articulação do reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, com MEC e Receita Federal. Eles serão utilizados em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, no reforço do ensino remoto, adotado durante a pandemia do novo Coronavírus, e para incentivar a permanência e o êxito dos alunos matriculados.

Ações institucionais para promover o Ensino Remoto

O Plano Emergencial de Ensino Remoto é ofertado desde março do ano passado, para atender aos 18.195 alunos do IFSULDEMINAS, matriculados em 70 cursos técnicos, 43 superiores, 15 pós-graduações Lato sensu e mais dois mestrados. Para viabilizá-lo, o IF promoveu diversas ações e programas. Entre eles:

- empréstimo de 533 computadores (notebooks, netbooks e de mesa), além de 16 tablets e 2.000 pen drives a seus alunos nos oito campi, que não tinham equipamentos adequados para os estudos em suas casas;

- destinação de R$ 80 mil para a assinatura de planos de internet 5GB e internet rural para os estudantes de cursos presenciais em vulnerabilidade socioeconômica, para que pudessem ter acesso às aulas e materiais didáticos on-line;

- criação, em junho de 2020, do Programa de arrecadação e doação de equipamentos de informática, junto à comunidade externa;

- abertura de editais de apoio pedagógico com a implantação de monitoria e tutoria on-line, além da contratação de profissionais especializados no atendimento de estudantes com necessidades específicas em contexto remoto (portadores de deficiências cognitivas, físicas, psíquicas e sensoriais);

- seleção de 227 estudantes matriculados no Ensino Técnico e Superior, na modalidade presencial, para atuarem como mediadores virtuais, que forneceram apoio às atividades remotas de ensino para a cooperação mútua entre alunos e professores e para o êxito do processo ensino-aprendizagem;

- suporte e capacitação continuada on-line de docentes e técnicos administrativos;

- adaptação do Ambiente Virtual de Aprendizagem, de modo a torná-lo acessível a daltônicos, cegos, surdos etc.

Entrega de computadores e celulares

Confira, a seguir, como se deu a distribuição dos equipamentos doados pelo MEC e Receita Federal às unidades do IFSULDEMINAS:

Unidades Celulares Computadores
Campus Avançado Carmo de Minas 10 10
Campus Inconfidentes - 25
Campus Machado 25 25
Campus Muzambinho - 25
Campus Passos - 15
Campus Poços de Caldas 15 15
Campus Pouso Alegre 15 15
Campus Avançado Três Corações 10 10
Reitoria 25 10
Total 100 150

 

inconfidentes computadores

Campus Inconfidentes

O Campus Inconfidentes recebeu 25 computadores e irá disponibilizá-los para o estudo a distância dos alunos, neste tempo de pandemia. De acordo com o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a parceria com o MEC garante a continuidade da oferta da Educação Básica. “É mais uma ação para oferecermos aos jovens as condições necessárias para eles estudarem em casa”. Eles se somarão a mais de 120 equipamentos, entre computadores, netbooks e notebooks do IFSULDEMINAS, que já haviam sido emprestados para os estudantes, anteriormente. “Como instituição pública de qualidade, temos feito todo esforço para respaldar o funcionamento das aulas”, concluiu o diretor.

Campus Machadomachado computadores

Na última terça-feira (19), a Reitoria entregou ao Campus Machado 25 computadores e 25 smartphones. Os itens serão usados em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão a serem definidas na próxima reunião do Colégio de Dirigentes.

Campus Muzambinho

O Campus Muzambinho recebeu 25 computadores doados pelo MEC. Segundo o diretor-geral Renato Aparecido de Souza, "a chegada destes equipamentos é fundamental para fortalecer as ações do ensino remoto ou, eventualmente, das atividades híbridas, em um futuro que esperamos que seja breve, e retomadas as atividades em 2021".

Campus Passos

Já o Campus Passos recebeu 15 computadores. De acordo com o diretor-geral, professor João Paulo de Toledo Gomes, as máquinas serão avaliadas pelo Núcleo de Tecnologia da Informação do campus e provalvemente serão disponibilizadas para uso dos estudantes em salas de aulas e laboratórios.

Campus Poços de Caldas

IMG 03321A unidade de Poços de Caldas recebeu a doação de 15 computadores e 15 celulares, que serão emprestados aos alunos da instituição, como suporte às aulas remotas, que substituíram as aulas presenciais desde o início da pandemia da COVID-19. Para o diretor de Administração e Planejamento, Luis Adriano Batista, essa doação é muito importante para o IF e vem para somar com o trabalho já desenvolvido no instituto. “Neste período, onde tivemos que nos adaptar ao ensino remoto, muitos de nossos discentes não tinham os equipamentos ou acesso à internet. Então, com estas doações, vamos suprir muitos deles, para que deem continuidade aos seus estudos e também atividades”. O diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Mateus dos Santos, complementou e explicou para quem os bens serão direcionados. “Irão para aqueles que têm uma maior dificuldade, por não terem o equipamento para fazer o estudo remoto em casa ou por terem equipamentos muito defasados ou com problemas”.

Campus Pouso Alegre celulares pouso alegre

O Campus Pouso Alegre recebeu a doação de 15 computadores e 15 celulares, que serão destinados aos alunos para utilização nas aulas remotas, que devem continuar no primeiro semestre de 2021. Desde o início da pandemia, os alunos do campus, que se cadastraram, receberam chips para acesso à internet e empréstimo de computadores e notebooks. De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), em 2020, foram emprestadas 98 máquinas. Os cursos nos quais houve maior demanda foram o Técnico em Edificações Integrado (13.8%), o de Engenharia Química (11.7%), os Técnicos em Química e Segurança do Trabalho (Subsequente) e o Técnico em Informática Integrado (10.6%).

Com o fim do ano letivo, algumas máquinas foram devolvidas e passam por avaliação do Núcleo de Tecnologia e Informação do campus para novo empréstimo. Com a doação de mais esses equipamentos, o responsável pela DDE acredita que cerca de 130 estudantes serão beneficiados. “É uma maneira de tentar minimizar os impactos da diferença social. Em 2020, conseguimos atender à demanda (solicitações) de computadores, emprestando 98 computadores do campus para os alunos. Com esse aporte da reitoria, podemos atender um número um pouco maior de estudantes”, disse o professor Alexandre Fieno.

O empréstimo dos aparelhos deve começar em fevereiro, mas ainda não foram definidas as normas para a seleção dos alunos e nem a logística de entrega aos estudantes. Assim como em 2020, o aluno selecionado assinará um termo se responsabilizando pelo equipamento.

doação carmoCampus Avançado Carmo de Minas

Desde o início das aulas remotas, em março de 2020, o Campus Avançado Carmo de Minas já emprestou mais de 100 computadores aos alunos em situação de vulnerabilidade social para conseguirem continuar seus estudos em casa. A maioria desses equipamentos pertence aos laboratórios de informática do campus, que estão temporariamente desativados devido à restrição de acesso presencial.

Este plano de ação foi reforçado com a doação atual de dez computadores vindos do MEC e de dez smartphones, da Receita Federal. Eles irão auxiliar na continuação do atendimento aos alunos que porventura não haviam sido contemplados. “Ações como esta sempre serão bem-vindas, pois vêm ao encontro do objetivo do IFSULDEMINAS de conceder acesso igualitário a todos por meio de uma educação pública e de qualidade. Dessa forma, nós do Campus Avançado Carmo de Minas, externamos os mais sinceros agradecimentos ao MEC e Receita Federal pela contribuição neste momento tão difícil que enfrentamos”, afirmou o diretor-geral pro tempore João Olímpio de Araújo Neto.

Campus Avançado Três Corações doação tco

Assim como em Carmo de Minas, a unidade de Três Corações também recebeu dez computadores e dez celulares. “Estes equipamentos serão de muita importância para o atendimento de nossos alunos, pois vão ser úteis em vários aspectos: para empréstimo aos estudantes para que acompanhem o ensino remoto; para ficarem à disposição em nossos laboratórios, onde servirão para aulas práticas em várias disciplinas do curso Técnico em Informática; e também para comporem o nosso Espaço Maker", pontuou o diretor-geral pro tempore Francisco Vitor Paula.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS - com informações dos campi
Data: 22/01/2021

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página