Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

FORIPES

Reitor do IFSULDEMINAS é eleito vice-presidente do FORIPES

imagem destaque foripes CORTEEm reunião virtual na última terça-feira (01), os membros do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (FORIPES) elegeram, por aclamação, a nova diretoria do Fórum, para um mandato de doze meses, que ficou assim constituída:

Presidente: Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL);

1ª. Vice-presidente: Lavínia Rosa Rodrigues, reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG);

2º. Vice-presidente: Marcelo Bregagnoli, reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

Plano de trabalho

O IFUSLDEMINAS integra o Fórum há 10 anos, porém, é a primeira vez que tem um representante em sua diretoria. Durante seu mandato, o reitor Marcelo Bregagnoli pretende trabalhar pelo reconhecimento do FORIPES junto à comunidade acadêmcia e intensificar a busca pelo tratamento isonômico entre universidades, institutos e centro de educação tecnológica de Minas Gerais. "O FORIPES é uma instância extremamente importante porque mostra a união das instituições de ensino superior públicas do nosso estado. Estando unidas, logicamente, passam a ter mais força, não somente na busca por apoio de seus projetos junto aos parlamentares, mas sobretudo frente ao Governo Federal e, em destaque, ao Estadual. Como já estive à frente da vice-presidência de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), trago comigo este aprendizado e buscarei formas de estreitar relações com o governo mineiro".

O reitor da UNIFAL e presidente eleito do FORIPES, Sandro Amadeu Cerveira, ressaltou a atuação do Fórum como mediador de questões centrais no Estado. "Queremos, principalmente, fortalecer a comunicação e o diálogo entre o Fórum e o Governo Estadual, as entidades públicas e privadas de Minas, visando informar e conscientizar a todos da importância estratégica da rede de instituições de ensino superior do Estado, uma das maiores, senão a maior entre os estados da federação. A capacidade instalada, a potência científica e a massa crítica das instituições mineiras é algo fenomenal e não pode ser ignorado no processo de desenvolvimento de Minas Gerais".

FORIPES

O FORIPES foi constituído em 2003 e, atualmente, congrega os dirigentes das 19 instituições públicas de ensino superior em Minas Gerais. Busca coordenar ações conjuntas e integradas de valorização e de defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade. 

Além do IFSULDEMINAS, da UNIFAL e da UEMG, participam do Fórum: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG); Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG).

Publicado em 04/12/2020

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página