Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

SiSU – 2020

Ações relacionadas às vagas pelo SiSU continuarão conforme definido anteriormente

 

- Lista de espera/SiSU: acompanhamento

 

Ações Afirmativas: resultado final após análise

Ações Afirmativas e Ampla Concorrência: aprovados

- Lista de selecionados na chamada regular do SiSU

Na tarde desta última terça-feira, 28/01, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020. A decisão foi do presidente do STJ, João Otávio de Noronha, que aceitou um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU). Assim, a lista de selecionados na chamada regular do SiSU pode ser conferida no sistema do Governo Federal.

Desta forma, as ações relacionadas à ocupação de vagas pelo SiSU seguem normalmente. O cronograma continuará conforme já definido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), as datas podem ser conferidas abaixo:

Evento  Data 
Inscrições  21/01/2020 a 26/01/2020 
Chamada Única  28/01/2020 (conforme decisão do STJ) 
Matrículas  30 e 31/01/2020 e 03 e 04/02/2020 
Manifestação de interesse em participar da lista de espera  29/01/2020 a 04/02/2020 
Publicação da Relação dos Candidatos Aptos a Convocação Pessoal  07/02/2020 

 

Lista de Espera

O candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera do SiSU. Para isso, deve acessar o sistema até o dia 04/02/2020 e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da Lista de Espera do Sisu. 

Oferta de vagas

A Instituição aderiu ao SiSU para ingresso em 2020 e ofertará 20% de suas vagas para cursos superiores por meio do sistema, operacionalizado pelo MEC. Os aprovados do SiSU - 2020, dentro das opções Ações Afirmativas e Ampla Concorrência, destinados aos 36 cursos, com oferta de 281 vagas, podem ser vistos aqui.

A lista com o resultado final das Ações Afirmativas, após análise, foi divulgada nesta sexta-feira, 07/02, e  poderá ser confirada clicando aqui.

Para mais informações, os candidatos devem acessar o edital 18/2020 

 
Com informações da Coordenação de Processo Seletivo/Reitoria IFSULDEMINAS
Atualizado em: 29/01/2020
Atualizado em: 06/02/2020

__________________________________________________

Nota sobre suspensão do calendário do SiSU

 

- Nota divulgada pelo IFSULDEMINAS


O Instituto Federal do Sul de Minas informa que, devido à suspensão da divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), todo o calendário de procedimentos vinculado a ele também seguem indefinidos.

Segundo o Ministério da Educação (Mec), os cronogramas definitivos dos programas de acesso à Educação Superior serão publicados após decisão final da justiça.
Na sexta-feira (24/01/2020), a Justiça Federal de São Paulo entrou com uma liminar suspendendo todo o processo após o encerramento das inscrições, ocorrido no domingo (26/01/2020).

Desde então, a Advocacia Geral da União (AGU) tenta, sem sucesso, reverter a situação.

A última tentativa foi na noite desta segunda-feira (27/01/2020), quando recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar liberar a divulgação dos resultados do Sisu e os próximos passos previstos no cronograma.

Não há prazo para a decisão.

 

Atenção: Esta decisão apenas afetou o cronograma do SISU, não afentando outros processo seletivos próprios do IFSULDEMINAS.

Diante disso, os cronogramas de matrícula dos Processos Seletivos Institucionais permanecem inalterados.

 
Com informações da Coordenação de Processo Seletivo/Reitoria IFSULDEMINAS
Atualizado em: 28/01/2020

__________________________________________________

IFSULDEMINAS disponibiliza 281 vagas pelo SiSU para primeiro semestre de 2020

Os candidatos podem escolher entre 36 cursos superiores nos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançado Carmo de Minas

 

- Edital SiSU 2020

Retificação nº 03

- Retificação nº 02

Retificação nº 01

- Inscreva-se no site do SiSU 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga edital para seleção nos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As oportunidades são para ingresso neste primeiro semestre nos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campus avançado Carmo de Minas. As inscrições poderão ser realizadas do dia 21 ao dia 26 de janeiro.

Banner Sisu Atenção

Vagas

São 36 cursos disponíveis para seleção via SiSU, com oferta de 281 vagas. Deste total, no mínimo 50% das vagas em cada curso serão destinadas às ações afirmativas e o restante das vagas serão destinadas à ampla concorrência. Acesse o link quadro de vagas  e veja as oportunidades separadas por campus. 

Poderão concorrer às vagas candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade de Educação para Jovens e Adultos ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Todos esses candidatos devem ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2019.

Para outras informações sobre as vagas disponibilizadas pelo IFSULDEMINAS, os interessados devem acessar o Termo de Adesão ao SiSU.

Inscrições

O processo seletivo do SiSU possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuá-la pelo site do SiSU, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas às ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o concorrente poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

Encerrado o período de inscrições, os candidatos serão classificados nas opções de curso ao qual concorreram, na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM, até o limite das vagas oferecidas para o primeiro semestre letivo de 2020 pelo IFSULDEMINAS.

Cronograma

Evento

Data/Período

Inscrição para o SiSU pelo site sisu.mec.gov.br

21/01/2020 a 24/01/2020  26/01/2020

Chamada Única (Resultado)

28/01/2020 - O resultado será divulgado na página do Sisu na internet, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br, e no site dos campi

Matrículas

30 e 31/01/2020 e 03 e 04/02/2020

Manifestação de interesse em participar da lista de espera

29/01/2020 a 04/02/2020

Publicação da relação dos candidatos aptos a convocação pessoal

A partir de 06/02/2020

 

Matrícula

Os candidatos deverão realizar as matrículas entre os dias 30 e 31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro, na Secretaria de Registros Escolares ou Seção de Registros Acadêmicos dos campi. O resultado será divulgado na página do Sisu e no site de cada campi e os documentos, descritos abaixo,  deverão estar em envelope próprio, no ato da matrícula:

a) Carteira de Identidade - RG (original e cópia simples legível) e/ou carteira nacional de habilitação (CNH), para fins de matrícula, não substitui o RG;

b) Certidão de Nascimento ou de casamento (original e cópia simples legível);

c) Número do CPF, caso o número não conste no RG;

d) Certificado/Certidão de Conclusão contendo data da confecção do Histórico Escolar ou Histórico Escolar do Ensino Médio, de acordo com os requisitos para ingresso descritos no item 2. deste edital (original e cópia simples legível).

e) Comprovante de residência (original e cópia simples legível);

f) Comprovante de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino com idade superior a 18 anos (original e cópia simples legível);

g) Número do Título de Eleitor para maiores de 18 anos;

h) 01 fotografia recente 3x4;

i) Certidão de quitação eleitoral atualizada (este documento será obtido pela secretaria de cada Campus, mediante consulta on-line à base de dados da administração).

Lista de espera

O candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera do SiSU. O estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU. Para isso, o candidato deve acessar o sistema entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Assim, é importante acompanhar as convocações da lista de espera no portal do IFSULDEMINAS 

Para candidatos que não tenham acesso à Internet, os campi disponibilizarão computador com acesso à internet para inscrições e manifestação de interesse em Lista de Espera na etapa do SiSU, observando os locais e horários dispostos abaixo:

Campus

Local

Dias

Horários

Campus Passos

 
Recepção do Campus
De segunda-feira a sexta-feira
das 08h30 às 12h; das 13h30 às 17h; das 18h30 às 22h

Poços de Caldas

 
Secretária Escolar
De segunda-feira a sexta-feira
das 09h às 12h; das 13h30 às 17h; das 18h30 às 22h

Campus Machado

 
Secretaria Escolar
De segunda-feira a sexta-feira
das 07h às 21h

Campus Muzambinho

Sala da COPESE, prédio H, Sala 10, porta àesquerda
De segunda-feira a sexta-feira
das 08h às 10h e das 14h às 16h.

Campus Inconfidentes

Sala da COPESE, no Prédio Principal - Praça Tiradentes, 416 – Centro
De segunda-feira a sexta-feira
das 08h às 11h e das 13h às 16h.

Campus Pouso Alegre

Biblioteca do Campus e Secretaria
De segunda-feira a sexta-feira
das 9h às 20h

Campus Avançado Três Corações

 
Biblioteca Escolar
De segunda à sexta-feira
das 9h às 21h

Campus Avançado Carmo de Minas

 
 
Sala 1 
Dias 30 e 31
 
 
Dias 03 e 04 
das 08h às 12h e das 13h às 17h 
 
das 08h às 22h

 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS
Data: 16/01/2020
Atualizado em: 21/01/2020
Atualizado em: 06/02/2020
registrado em:
Fim do conteúdo da página