Página inicial > Institucional Geral > Notícias da PROGEP > Capacitação - Gestão por Competências

Capacitação - Gestão por Competências

ENAP realiza capacitação no IFSULDEMINAS sobre Gestão por Competências

1º dia 4Gestão por Competências. Esse foi o tema do curso ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A capacitação foi ministrada entre os dias 24 e 26 de Junho, na Reitoria do Instituto, em Pouso Alegre. Contou com 27 participantes, entre servidores da Reitoria, dos campi e das instituições: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Comando da Aeronáutica no Estado de São Paulo.

O principal motivo do curso, destinado a servidores públicos federais, preferencialmente ligados à área de gestão de pessoas, foi capacitar gestores para ações de desenvolvimento de pessoal, detecção de lacunas de capacitação e melhorias nos serviços entregues à sociedade.

Ministrado pelo instrutor do ENAP, Bruno Stramandinoli Moreno, que trabalha na área de Gestão de Pessoas no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CENADEN), em São José dos Campos, o curso contou com a duração de 21 horas. Os principais tópicos abordados foram o Decreto 5.707, de 23/02/2006, Portaria 208/MP e suas implicações; panorama geral da implementação do modelo de gestão por competências, aplicado à capacitação nos órgãos da Administração Pública Federal; e os principais desafios e estratégias para a superação dos mesmos na implementação do modelo de gestão por competências. “Essa visão, mais sistêmica e dinâmica do processo de revisão das próprias práticas profissionais, é um diferencial para este curso”, explicou o instrutor.

3º dia 3Moreno ainda acrescentou que debater ideias é uma postura que ajuda na dinâmica de qualquer treinamento ou capacitação. “Percebe-se que muitas das coisas que tenho apresentado, a fim de dialogar, já são perspectivas que são pensadas pelos gestores aqui presentes e isso, já é um passo importante para implementar muitas coisas. Cursos deste tipo sempre vão vislumbrar ações futuras, com prazos alargados, mas que possam realmente ser implementadas de maneiras aplausível”, concluiu.

O servidor da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal, João Tadeu Gomes, disse que acredita que o conteúdo abordado foi extremamente importante para os participantes, que puderam aperfeiçoar seus conhecimentos, tirar dúvidas e trocar experiências entre o grupo e também com o instrutor Bruno. “Acredito que o curso despertou nos participantes a necessidade de implementar estratégias e ações que garantam as potencialidades dos servidores, no seu nível e forma de ser, sobre: Conhecimento x Habilidades x Atitudes, em atendimento aos objetivos e metas institucionais”, avaliou.

Experiências

“A temática deste curso é extremamente necessária no atual cenário do serviço público brasileiro, dado a dinâmica das organizações na busca de resultados rápidos e que, efetivamente, atendam as demandas da sociedade. Daí, a necessidade de se estudar possibilidades de implementação da gestão por competências em todas as unidades do IFSULDEMINAS, para que tenhamos pessoas alocadas em atividades que vão ao encontro de suas habilidades, em consonância com a necessidade institucional”, ressaltou o reitor Marcelo Bregagnoli que participou dos três dias de curso.

2º dia 6A diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Cristina Lúcia Janini Lopes, enfatizou sobre o conteúdo abordado nesta capacitação ter grande impacto e importância sobre o crescimento institucional, visto que permite analisar os processos de recursos humanos e atualizar os já existentes. “Quando se aplica o conceito sobre o que é gestão por competência, os servidores podem ser mais bem aproveitados e, consequentemente, trazer mais resultados. Suas habilidades e capacidade técnica são exploradas de maneira mais satisfatória. Isso oferece maior possibilidade de crescimento do profissional e, por conseguinte, da instituição”.

Para a coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida do IFSULDEMINAS, Regiane Cristina Magalhães, o tema do curso foi de grande valia. “Além de ser um assunto totalmente atual e amplamente debatido, possibilitou a reflexão sobre pontos importantes para o desenvolvimento dos profissionais, processos e da organização como um todo, possibilitando melhores resultados. Como somos uma instituição pública, esses bons resultados são revertidos em bons serviços prestados à sociedade”, explicou Regiane.

Parceria com a Enap

O curso de Gestão por Competências é ofertado por meio da parceria entre o IFSULDEMINAS e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), estabelecida em 2015. O convênio oferece cursos dos mais diversos temas, que também são abertos para servidores de outras instituições públicas federais, garantindo o acesso à capacitação de qualidade.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
27/06/2019