Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Abertura: Feira de Estágios

 Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS atrai mais de 1.800 pessoas

Evento acontece pela primeira vez no Campus Inconfidentes

feira 8Pela primeira vez, o Campus Inconfidentes recebe a Feira de Estágios e Empregos realizada pela pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Com o objetivo de gerar oportunidades no mercado de trabalho para estudantes e para quem já se formou, a 6ª edição do evento começou nesta terça-feira, dia 25 de setembro, e segue até o dia 26.

A entrada na Feira é livre e, segundo a organização, mais de 1.800 pessoas circularam pelo local no primeiro dia do evento. Estudantes e comunidade tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de minicursos, além de visitar os estandes montados por mais de 60 empresas que atuam na região.

Cerimônia de abertura

Para iniciar as atividades, estiveram presentes o reitor do IFSULDEMINAS Marcelo Bregagnoli; o pró-reitor de Extensão Cleber Ávila Barbosa; o coordenador-geral de Estágios e Egressos Alexandro Henrique da Silva; o diretor-geral do Campus Inconfidentes Luiz Flávio Reis Fernandes e o presidente da Câmara Municipal de Inconfidentes, o vereador Wilson José de Andrade.

Em entrevista, Bregagnoli ressaltou ser fundamental a característica itinerante da Feira, que já foi montada em Muzambinho (2013), Pouso Alegre (2014), Poços de Caldas (2015), Passos (2016) e Machado (2017). “Estamos no sul de Minas, porém, existem as características microrregionais. Por ser itinerante, é mais intensa a inserção das empresas dessas microrregiões na Feira. Assim, você possibilita a participação de empresas que ainda não haviam estado nas outras edições e, consequentemente, o campus e a microrregião se sentem abraçadas”. feira 10

O diretor-geral do Campus Inconfidentes afirma ser de extrema importância para a unidade sediar um evento do porte da Feira de Estágios e Empregos e corrobora da visão do reitor Marcelo Bregagnoli sobre o perfil itinerante do evento. “É fundamental que os alunos do IFSULDEMINAS como um todo conheçam os nossos arranjos produtivos locais, ou seja, as atividades da nossa microrregião, que se caracteriza pela produção de malhas. Inconfidentes, por exemplo, é conhecida como sendo a capital do crochê e, Monte Sião, a capital do tricô. Nosso arranjo produtivo local pode oferecer para os alunos do IFSULDEMINAS, mesmo de outros campi, muitas oportunidades de estagios e de primeiro emprego. Veja o caso dos estudantes do Campus Passos, onde há cursos na área de Moda”, exemplifica Luiz Flávio Reis Fernandes.

Logo após a fala da gestão, os estudantes lotaram o Ginásio do prédio principal para assistiram à palestra motivacional do professor de física Pachecão, que passou a mensagem “Faça sua parte, estude, se comprometa com aquilo que deseja, tenha determinação. O que você faz hoje é o que vai levar você aonde você quer chegar daqui a 20, 30 anos. O ser humano é autodeterminante, é ele quem decide o que será, o que fará e o que terá. Você é que constrói sua vida com seus sonhos”, resumiu Pachecão.

feira 1Estandes
Na edição deste ano, houve recorde de participação das empresas parceiras; ao todo montaram estandes na Feira mais de 60 empresas de diversos segmentos, como de alimentos, engenharia, química, bebida, agronegócio e têxtil. O estudante Nícolas Alves dos Santos, do 8º período do curso de Engenharia Agronômica do Campus Machado, veio ao evento entregar currículos. “Eu vim com esperança de encontrar um estágio, que futuramente possa se transformar em emprego. As empresas já vêm com o intuito de oferecer oportunidades. É bem mais complicado arrumar um contato para você ir à sede da empresa e entregar seu currículo. Com a Feira, o caminho é mais curto”, enfatiza.

Na edição passada da Feira, a organização informou que as empresas coletaram mais de 950 currículos. "Preparamos o evento tanto para contratações imediatas quanto futuras. A empresa vem com esse objetivo. Por isso, o aluno tem que ter em mente que precisa trazer consigo um currículo, entregá-lo para a empresa, fazer um bate-papo com os representantes e se inteirar sobre quais profissionais o mercado está contratando, assim começa a criar o seu network", observa Alexandro Henrique da Silva.

A empresa, onde Diego Daniel dos Passos trabalha, é da cidade de Muzambinho e montou um estande na Feira. Esta é a quinta vez que participa do evento e o saldo dessa parceria é positivo. "Ao todo, nossa empresa já contratou oito estágiários por meio da Feira. Estamos aqui de portas abertas. Os estudantes chegam, nós explicamos nossas atividades e as vantagens de trabalhar conosco. Todos os currículos que forem deixados aqui, iremos analisar futuramente para quem sabe carregar muita gente daqui para trabalhar conosco. Além de encontar estudantes qualificados, estar na Feira nos permite conhecer outras empresas e criar oportunidades de novos negócios", avaliou Diego. feira 4

O pró-reitor de Extensão ressaltou como o evento se consolida na região, a cada ano, como espaço diferenciado para aproximar a instituição de ensino e o mercado de trabalho. “No início, nós buscávamos as empresas para serem nossas parceiras, mas, a partir das últimas edições, essa lógica está se invertendo. Aqui, elas têm enxergado como algo promissor a apresentação da sua marca, do seu ramo de atividade, associada à formação de um banco potencial de currículos. As empresas têm verificado o quanto é oportuno para elas estarem na Feira conosco. Já para o IFSULDEMINAS, a Feira não termina após o evento, pois acompanhamos junto às empresas os resultados em realçaõ ao número de ingressos, de estágios concretizados. Esses números têm aumentado a cada ano e essa análise é fundamental para medirmos como nosso esforço tem refletido em materialização de oportunidades.”, afirma Cleber Ávila Barbosa.

A Feira de Estágio e Emprego acontece até às 20h da noite do dis 26 de setembro. A programação é aberta ao público e pode ser conferida neste link.

 

Evento foi destaque no Jornal da EPTV. Confira!

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 26/09/2018

Fim do conteúdo da página