Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > Solenidade de posse
Início do conteúdo da página

Solenidade de posse

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 13h01 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 18h04

IFSULDEMINAS realiza sessão solene de transmissão do cargo de reitor

Também foram empossados os diretores-gerais dos Campi Machado, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre e reconduzidos aos cargos os diretores-gerais de Inconfidentes e Muzambinho

 

 DSC0464.EDITADA

 

Confira aqui o discurso de posse do reitor do IFSULDMEINAS - Cleber Avila Barbosa

- Clique aqui e confira as fotos da solenidade

- Vídeo: solenidade de transmissão de cargo de Reitor e posse dos Diretores-Gerais dos campi do

                 IFSULDEMINAS

Na noite da última quarta-feira (14), ocorreu, no plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre, a solenidade que marca o início da nova gestão administrativa do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e de seis de seus oito campi.

Reitor

 DSC0224Em ato solene e simbólico, houve a transmissão do cargo de reitor ao professor Cleber Ávila Barbosa, que assume o posto de dirigente máximo da instituição no mandato que se estende de 2022 a 2026; por sua vez, o então reitor Marcelo Bregagnoli deixa o cargo após oito anos à frente do IFSULDEMINAS (2014-2022).

Oficialmente, o professor Barbosa foi empossado pelo ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, no dia 23 de agosto, em Brasília. No IFSULDEMINAS, reitor e diretores-gerais são eleitos a cada quatro anos pela comunidade acadêmica. Todo o processo é regulamentado por resolução aprovada pelo Conselho Superior (Consup) da instituição e deflagrado por edital. A votação, neste ano, foi realizada entre os dias 11 e 13 de abril nas unidades e polos de educação a distância e o resultado oficial foi homologado pelo Consup em 4 de maio.

Diretores-gerais

A cerimônia ainda contou com a posse dos diretores-gerais eleitos nas eleições institucionais realizadas neste ano. O novo reitor deu posse aos professores Aline Manke Nachtigall (Campus Machado), Juliano de Souza Caliari (Campus Passos), Rafael Felipe Coelho Neves (Campus Poços de Caldas) e Alexandre Fieno da Silva (Campus Pouso Alegre). Além disso, reconduziu ao cargo os diretores-gerais reeleitos Luiz Flávio Reis Fernandes (Campus Inconfidentes) e Renato Aparecido de Souza (Campus Muzambinho).

Sobre o evento

plateia camarIntegrantes do poder público, membros da sociedade civil e de empresas privadas, autoridades militares, gestores de instituições de educação e parte da comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS compareceram à solenidade na Câmara. Compuseram a mesa de honra, além dos novos dirigentes do IFSULDEMINAS, os diretores pro tempore dos Campi Avançados Carmo de Minas e Três Corações, o professor Bregagnoli, o presidente do grêmio estudantil do Campus Inconfidentes, representando todos os alunos do Instituto, o reitor da Universidade Federal de Itajubá, o prefeito da cidade de Guapé e um vereador da Câmara Municipal de Muzambinho; os dois últimos representando todos os membros do executivo e legislativo presentes no local.

Amigos e familiares dos novos gestores também acompanharam o evento, que contou com a apresentação do Coral Badauá, projeto de música popular do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Pouso Alegre, e com a entrega de placas de homenagem ao ex-reitor Bregagnoli e aos ex-diretores-gerais, que encerraram neste mês seus mandatos, Carlos Henrique Rodrigues Reinato (Campus Machado), João Paulo de Toledo Gomes (Campus Passos), Thiago Caproni Tavares (Campus Poços de Caldas) e Mariana Felicetti (Campus Pouso Alegre), em forma de agradecimento aos serviços prestados ao IFSULDEMINAS.

Pronunciamentos 

 DSC0213Nos pronunciamentos de todos os dirigentes foi enfatizada a importância da união das unidades do IFSULDEMINAS a fim de promover a educação profissional e tecnológica de qualidade para a comunidade do Sul de Minas. O primeiro a discursar foi o professor Marcelo Bregagnoli, que agradeceu toda a comunidade acadêmica pelo trabalho em conjunto nos últimos oito anos, que levou o IFSULDEMINAS a ser referência em diversas áreas, nacionalmente e até em nível internacional. "De um instituto considerado pequeno, no Sul de Minas, provamos que somos hoje o sol de oportunidades para muitas pessoas", comentou.

 DSC0249Na sequência, foi a vez do novo reitor assumir a palavra. Cleber ressaltou que há 25 anos sua história está ligada à do IFSULDEMINAS e que, como dirigente, pretende dar continuidade ao trabalho sério, comprometido e dinâmico iniciado pelos seus antecessores. "Assumo com grande responsabilidade a direção do IFSULDEMINAS. Estou comprometido a trabalhar para promover o diálogo institucional, a defesa da Rede Federal, a desburocrocratização, a sustentabilidade, o fortalecimento das políticas estudantis, a transformação digital organizacional e a gestão humanizada", pontuou. Confira aqui o discurso completo do novo reitor. 

 

 DSC0325Os diretores-gerais também discursaram, logo após assinarem o termo de posso. O diretor do Campus Inconfidentes iniciou a rodada de pronunciamentos. Luiz Flávio pediu para que a comunidade continue acreditando no potencial transformador do IFSULDEMINAS, porém, também a instigou a continuar cobrando a instituição por permanecer se aprimorando na oferta de serviços de qualidade.

 

 

 DSC0351A única diretora-geral eleita para este mandato falou na sequência. Aline Manke disse que estará à frente do Campus Machado buscando uma gestão humanizada. Ela acredita que para mudar a realidade social não basta oferecer uma educação de qualidade; aliado a ela, é vital ensinar valores aos estudantes, papel que, segundo a gestora, o IFSULDEMINAS já realiza.

 

 

 

 DSC0370A fala do diretor-geral do Campus Muzambinho veio em forma de poesia. Renato de Souza por duas vezes recitou poemas de própria autoria para tentar transmitir aos participantes sua alegria e gratidão pela chance de estar novamente contribuindo como gestor da unidade. Além de gratidão, ele ressaltou que sua administração está apoiada em mais dois pilares: o da disposição, em garantir e fomentar mais oportunidades aos estudantes, e o da esperança por dias melhores. 

 

 DSC0395Já em seu pronunciamento, Juliano Caliari observou as transformações que tem acompanhado ao longo dos onze anos como servidor do Campus Passos, onde agora assume o cargo de diretor. "Tenho visto muitas transformações de espaços e de vidas, impactadas pelas ações do IFSULDEMINAS", às quais ele pretende dar continuidade e incrementar para ampliar a formação profissional, pessoal e o desenvolvimento regional.

 

 

 DSC0426A educação omnilateral como fonte formativa de novos estudantes foi o foco do discurso do novo diretor-geral do Campus Poços de Caldas. Rafael Neves enfatizou na proposta de formação integral e ampla do estudante para impulsionar a força de trabalho dos arranjos produtivos locais e o desenvolvimento regional. 

 

 

 

 DSC0453Fechando os discursos, Alexandre Fieno lembrou que assume a direção do Campus Pouso Alegre com a missão de superar obstáculos como os trazidos pela pandemia do novo Coronavírus e que buscará inovações e novas parcerias para o desenvolvimento institucional.

 

 
 
 
Texto e fotos: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Publicado em: 15/09/2022
 
 
 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página