Página inicial > Notícias > Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes - EaD - Pouso Alegre

Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes - EaD - Pouso Alegre

Aberta seleção para os Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes - EaD do campus Pouso Alegre

São mais de 3 mil vagas e as inscrições foram prorrogadas até 20 de maio

Atenção!
 Quadro de vagas do edital 98/2022 foi retificado e novas vagas foram incluídas em edital complementar

Acesse aqui a página do Vestibular

- Inscreva-se aqui!

- Confira aqui o quadro de vagas

- Veja aqui o Manual do Candidato

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições para ingresso em cursos técnicos concomitantes e subsequentes, na modalidade Educação a Distância – EAD, a serem ofertados pelo Campus Pouso Alegre, em seus polos de atuação. O ingresso é regido pelo edital 98/2022 e pelo seu edital complementar, nos quais são ofertadas 3.130 vagas, distribuídas entre:

Cursos Quantitativo de vagas
Técnico em Administração 990 vagas com formação subsequente, divididas nos vários polos de oferta.
Técnico em Logística 1.090 vagas sendo 30 vagas com formação concomitante e 1.060 vagas com formação subsequente, divididas nos vários polos de oferta
Técnico em Qualidade 1050 vagas sendo 30 vagas com formação concomitante e 1020 vagas com formação subsequente.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 11 de abril e 05 20 de maio, por meio deste link. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e será realizada somente uma inscrição por CPF.

É possível ao candidato o cancelamento da inscrição efetuada no sistema. Após cancelada a inscrição, não é mais possível a sua reativação pelo próprio candidato, sendo necessário solicitar sua reativação, enviando mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No momento da inscrição, o candidato deverá informar:

a. Número do RG e CPF do candidato. Não serão aceitos RG e CPF de terceiros, mesmo que de parentes.
b. Se estrangeiro: número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado.

O candidato deverá, obrigatoriamente, possuir endereço de e-mail válido e ativo, o qual deverá ser registrado no sistema, no ato da inscrição, para receber as comunicações sobre o processo seletivo, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar as mensagens recebidas.

Comprovante Definitivo de inscrição

O Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) é o documento que comprova a inscrição. O CDI é encaminhado no momento em que a inscrição é finalizada. Em caso de problemas de não recebimento do CDI, o candidato deverá comunicar imediatamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Seleção

O ingresso nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes será realizado por meio de sorteio eletrônico, respeitada a distribuição das vagas para as ações afirmativas, PcD (pessoas com deficiência) e ampla concorrência.

O sorteio eletrônico classificará aleatoriamente os candidatos e será realizado no dia 09 23 de maio, às 15h, pela equipe da Coordenadoria de Processo Seletivo (CPS/Reitoria), na sala da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), na Reitoria do IFSULDEMINAS.

Ações Afirmativas

Do total das vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social, com oferta de vagas de ação afirmativa para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos(as) com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral), provenientes ou não de escolas públicas, conforme estabelecido no Decreto 3.298/1999 e descrita no item 5 deste edital e Resolução nº 102/2013 do CONSUP (Conselho Superior do IFSULDEMINAS).

Matrículas

Para se matricular em quaisquer dos cursos técnicos concomitantes ofertados neste edital, o candidato deverá estar regularmente matriculado e cursando o Ensino Médio em escola da rede pública ou particular, independente de qual série esteja cursando. E para os cursos subsequentes deverá ter concluído o Ensino Médio, até a data da matrícula.

Cronograma retificado - em 02/05/2022

As retificações do cronograma estão escritas abaixo, em vermelho

Evento Data e horário
Publicação do Edital 08 de abril de 2022 - 14h