Página inicial > Últimas notícias > Dupla Diplomação

Dupla Diplomação

Alunas de Zootecnia do IFSULDEMINAS defendem mestrado em Portugal pelo programa de Dupla Diplomação

WhatsApp Image 2023 11 08 at 10.06.04 2Já pensou em concluir uma graduação e um mestrado internacional ao mesmo tempo?!

Pois foi isso que aconteceu na última semana com as estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Ana Julia Alves Siqueira e Isabela Mendonça Leon de Paula.

Participantes do programa de Dupla Diplomação, que é a modalidade na qual o estudante faz uma parte do seu curso de graduação no IFSULDEMINAS e outra parte numa Instituição parceira no exterior e recebe os diplomas de ambas instituições, elas foram as primeiras alunas do IFSULDEMINAS a concluírem um mestrado internacional pelo programa.

Ana Julia finalizou, simultaneamente, o curso de Zootecnia pelo IFSULDEMINAS e o mestrado em Tecnologia da Ciência Animal, pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB - Portugal). O título do trabalho de conclusão de curso/dissertação de mestrado é: Controle reprodutivo e inseminação artificial com sémen refrigerado em cabras das raças Serrana, ecótipo Transmontano e Preta de Montesinho - Efeito da raça e da lavagem do sémen.

isabelaJá Isabela defendeu sua tese de mestrado na última sexta-feira (10/11) com o título: Controle reprodutivo e inseminação artificial cervical com sêmen refrigerado em ovelhas da raça Churra Galega Bragançana - efeitos da dose de pgf2-alfa, e do tempo de conservação do sêmen a 5°c, também no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Isabela também concluiu, simultaneamente, o curso de Zootecnia no campus Machado.

De acordo com a assessora de Mobilidade Internacional e substituta do coordenador de relações internacionais do IFSULDEMINAS, Ana Paula Villela, essas são as primeiras dissertações defendidas no âmbito do acordo de dupla diplomação do curso de Zootecnia, firmado entre IFSULDEMINAS e Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Para ela, a conclusão desses cursos é um marco para o programa. “ Isso é muito importante pro IFSULDEMINAS, já que desde o início da graduação, os alunos são encorajados a participarem de todas as possibilidades disponíveis no IFSULDEMINAS, como os grupos de pesquisa, iniciação científica, mobilidade internacional e, agora com a dupla diplomação". concluiu.

WhatsApp Image 2023 11 08 at 10.08.07Isabela contou um pouco sobre como foi participar do programa “O programa de dupla diplomação foi uma oportunidade única e muito especial. Ao longo dessa jornada pude adquirir, além do conhecimento prático e teórico, a vivência laboratorial e aguçar uma visão mais analítica. Ter em mãos o título de bacharel e mestre em um tempo menor do que normalmente é feito no Brasil abre portas e me coloca em situações de desafios e crescente evolução. Além disso, a carga cultural adquirida pela inserção em outra realidade, tanto da produção animal quanto histórica é gigantesca”, comentou.

A professora do curso de Zootecnia, Daiane Moreira da Silva, foi uma das idealizadoras do projeto de Dupla Diplomação para o curso. Segundo ela, participar desse programa traz ínumeras oportunidades aos estudantes: "As oportunidades são de conhecer a Zootecnia e a cultura de outro país/continente, além de no final do processo conquistar dois diplomas: bacharelado em Zootecnia pelo IFSULDEMINAS e mestrado em Tecnologias da Ciência Animal pelo Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Com o diploma desse mestrado, o egresso pode trabalhar em todos os países da União Europeia", enfatizou.

ana juliaPara Ana Julia, participar do programa amplia as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho: "A dupla diplamação aumenta as possibilidades de contratação, tanto no Brasil, quanto em Portugal e em toda União Europeia. Um diploma no exterior, é visto com outros olhos no espaço profissional. O título de mestre, acho que é um desejo da grande maioria na graduação e consegui-lo em um curto período é muito bom, sem contar nas experiências adquiridas, culturas, idiomas, gastronomia totalmente diferente das que vivenciamos", disse.

Texto:Dicom/IFSULDEMINAS
Data:14/11/2023