Página inicial > Últimas notícias > Entrega de prêmios Desafio vem pro IF

Entrega de prêmios Desafio vem pro IF

Vencedores do Desafio Vem pro IF recebem premiação nos campi

cestaDizem que em Minas Gerais ninguém resiste a um “queijim fresquim”, um doce de leite e um “golim” de café.

Agora imagine ganhar todas essas delícias (e outras mais) em uma linda cesta com produtos produzidos pelos campi Machado, Muzambinho e Inconfidentes do IFSULDEMINAS?

Pois isso se tornou realidade ao aluno do curso superior em Administração do campus Avançado Carmo de Minas, Gustavo Rafael da Silva, e para a servidora do campus Machado, Yara Dias Fernandes, ganhadores do desafio #Vem pro IF.

Em sua segunda edição, o desafio foi ampliado para os servidores e contemplou as redes sociais Instagram e Facebook e os participantes deveriam postar uma foto ou vídeo no IFSULDEMINAS ou de algum cenário, ação ou projeto da instituição e apresentá-los à comunidade, convidando novos alunos a fazerem parte do Instituto. Quem cumprisse todas as etapas do desafio, tivesse mais curtidas e uma boa nota da equipe avaliadora, seriam os ganhadores.

A ação faz parte de um projeto da Diretoria de Comunicação do IFSULDEMINAS. De acordo com a diretora de comunicação, Jacssane do Couto Andrade, o objetivo desses projetos de comunicação é criar ações que possam envolver, conscientizar e engajar alunos e servidores na divulgação dos processos seletivos do IFSULDEMINAS. "Nada melhor do que nossa comunidade para falar sobre as nossas oportunidades, além de gerar conexão com o nosso público-alvo (alunos falando para o futuro aluno) e senso de pertencimento em quem participa e assiste, tanto para estudantes quanto servidores. No final do ano passado, com a realização do Concurso Cultural Este é o Nosso Mundo, tivemos um resultado expressivo com a participação dos alunos e agora, ampliamos uma ação parecida para os servidores", comentou.

Categoria Servidor

Com um total de 294,87 pontos, Yara emplacou o primeiro lugar na categoria Servidor. Segundo a Assistente Social, ter saído vitoriosa foi bem gratificante. “Fiquei em uma colocação extraordinária e certamente vai me estimular a participar de ainda mais de novos projetos culturais e eventos que utilize da arte para divulgar o Instituto”.

image00005A servidora produziu um vídeo, onde pôde divulgar, de forma divertida, a rotina diária dos alunos e servidores do campus Machado. Para isso, ela contou com o apoio de colegas e alunos, que auxiliaram na captação das imagens e na edição do vídeo. “Foi bem trabalhoso e minucioso. Organizei os setores onde faria as cenas e pude contar com a ajuda dos colegas servidores e dos estudantes, que cederam o espaço para filmagem ou que participaram na cena comigo. Foi trabalhoso, mas muito gratificante”.

De acordo com Yara, poder apresentar o Instituto para outras pessoas foi o que a motivou na hora de se inscrever no desafio. “ Eu achei uma oportunidade de divulgar, além do processo seletivo, o nosso campus, expondo a nossa realidade nos setores, as atividades que os alunos participam, pois isso instiga as pessoas que não conhecem o IF a querer fazer parte da nossa Instituição”.

Para a diretora do campus Machado, Aline Manke Nachtigall, ações como essas são importantes para os servidores. “Eu parabenizo a Reitoria e a Dicom pela ideia desse desafio e a Yara pelo belo projeto desenvolvido e acredito que essas ações geram um sentimento de pertencimento maior aos servidores. Espero que seja o pontapé inicial para que muitos outros servidores estejam engajados em apresentar a instituição e motivar futuros ingressantes a fazerem parte do Instituto”.

Veja o vídeo produzido pela servidora Yara Dias Fernandes:

Categoria Aluno

image00035O vídeo ganhador na categoria aluno teve 293,12 pontos e foi do estudante do campus Avançado Carmo de Minas, Gustavo Rafael da Silva. Em seu vídeo, Gustavo apresentou o campus e as oportunidades que os alunos têm de crescimento dentro do Instituto.

Para a produção do material, ele também contou com a parceria de colegas, servidores, professores e da própria diretoria do campus, para utilização de um Drone na captação de imagens aéreas.

Segundo Gustavo, sua motivação para se inscrever no desafio foi a possibilidade produzir um vídeo e mostrar um pouquinho do Instituto para outros jovens. “Eu gosto de fazer videos de comunicação e foi uma oportunidade de expor meu dom e de falar do IF e das oportunidades que têm aqui dentro. Isso tem que ser passado para outras pessoas, para que elas aumentem o conhecimento e a vontade de entrar na instituição”.

De acordo com o aluno, a produção do vídeo levou 3 dias e só foi possível com a ajuda dos amigos, que auxiliaram na filmagem, na edição, na pilotagem do drone. “Foi trabalhoso, mas foi um prazer participar desse desafio. Quando a gente gosta de algo, a gente não cansa”.

O diretor do campus Avançado Carmo de Minas, João Olympio de Araújo Neto, também comentou sobre a importância de projetos como esse para os estudantes. “É muito importante um tipo de ação como essa, pois isso mobiliza, não somente o aluno que se inscreveu, mas também muitos outros que se envolveram na execução do projeto. E quando você integra essa comunidade, você agrega muitos valores nesses jovens e isso é muito gratificante”, comentou.

Prêmio Surpresa

Na Categoria Aluno, além da cesta com produtos produzidos pelos campi, o ganhador também foi contemplado com um prêmio surpresa: Um alto-falante portátil profissional da marca Huaxia. O equipamento que tem função Karaokê, sintonizadores de Rádio FM, USB/Leitor de cartão TF e Reprodução via bluetooth, é um produto que foi destinado ao IFSULDEMINAS através da parceria com a Receita Federal, mediante a apreensão de materiais pirateados.

Veja o vídeo produzido pelo aluno Gustavo Rafael da Silva:

Confira as fotos:

Premiação em Machado: