Página inicial > Últimas notícias > IFSULDEMINAS na Polônia

IFSULDEMINAS na Polônia

Aluna do IFSULDEMINAS representará o Brasil na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) na Polônia

POLONIAFoi divulgada a equipe de alunos que representará o Brasil  na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A estudante Mariana Naves Tana, do IFSULDEMINAS - Campus Machado, foi selecionada para compor a equipe brasileira na competição.

A olimpíada ocorrerá entre os dias  10 e 20 de agosto deste ano em Chorzów, na Polônia. Além de Mariana, os estudantes Gabriel Hemétrio de Menezes (Fortaleza/CE), Murilo de Andrade Porfirio  (São Paulo/SP), Paulo Henrique dos Santos Silva (São Paulo - SP) e Paulo Otávio Portela Santana  (Fortaleza - CE) também representarão o Brasil na competição.

Mariana é natural de Três Pontas e reside no Campus Machado, onde cursa o 3º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Com apenas 17 anos, a aluna já acumula 3 menções honrosas, 8 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e duas medalhas de bronze em olimpíadas de matemática, física e astronomia. Em 2019, levou o bronze na World TIME – Talent Invitational Mathamatics Examination, uma das maiores olimpíadas de matemática do mundo. Em 2022, conquistou ouro na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Com o bom desempenho da estudante na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), foi convidada para a seletiva da equipe que viajará para a Polônia, em agosto, para representar o Brasil na IOAA.

De acordo com a estudante, a seletiva teve três etapas. A primeira fase com três provas on-line, a segunda presencial e com quatro provas. Já a última fase foi dividida em duas fases presenciais. “Nesta fase, a gente teve quatro provas em cada parte e mais 4 listas de exercícios no total”, explica Mariana.

Sobre o desafio que irá encarar, Mariana está consciente do nível de exigência destas competições.  “Sei que será mais difícil. A olimpíada internacional é mais desafiadora e as provas que a gente faz podem variar de ano para ano. Então tenho que me preparar bem”, conta.

As Olimpíadas de ciências são, ao mesmo tempo, um incentivo para jovens estudantes se interessarem e adentrarem na área e uma forma de reconhecimento para a prática da ciência no Brasil.

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em: