Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Parcerias com a Itália
Início do conteúdo da página

Parcerias com a Itália

IFSULDEMINAS recebe senador italiano para discutir parcerias e trocas de experiências entre Brasil e Itália

IMG 1699Nessa semana, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) recebeu a visita do senador italiano Fausto Guilherme Longo. Pela manhã da terça-feira, 31 de janeiro, ele e sua comitiva foram recebidos na Reitoria, em Pouso Alegre, para uma reunião com a gestão do Instituto e autoridades locais com o objetivo de discutir ideias, trocar experiências e propor parcerias que aproximem Brasil e Itália, em especial relacionadas à cadeia produtiva do café.

Participaram do encontro, o reitor substituto e pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa, os pró-reitores Honório José de Morais (Administração), Carlos Alberto Machado Carvalho (Ensino), Flávio Henrique Calheiros (Desenvolvimento Institucional), José Luiz de Andrade (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) a diretora de Gestão de Pessoas, Beatriz Glória Campos Lago, a chefe de Gabinete, Érika Vilela e o diretor do Campus Pouso Alegre, Marcelo Bottazzini. Compareceram também o presidente da Câmara de Pouso Alegre, Adriano César Pereira, o vice-prefeito de Pouso Alegre, Paulo Valdir Ferreira, o 1º Tenente da 17ª Região da Polícia Militar, Juliano Ricardo Costa, representando o Tenente Coronel Eyder de Souza Lambert. A comitiva que acompanhou o senador contou com o assessor Bruno del Guerra e representantes do Liceu do Café Brasileiro, Marta de Grandi e Marcos de Grandi e o locutor da Rádio Guaranésia, Jota Bueno. 

O reitor substituto deu as boas-vindas aos participantes e apresentou um vídeo institucional para que todos conhecessem a estrutura do IFSULDEMINAS. Em sua fala, ele agradeceu a colaboração de todos, destacando a importância de estreitar laços entre os dois países e de uma atuação conjunta que explore potencialidades e iniciativas.

Em seguida, foi a vez da equipe do Instituto se apresentar com uma breve explicação do funcionamento de cada setor. O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano César Pereira, o vice-prefeito de Pouso Alegre, Paulo Valdir Ferreira, e o 1º Tenente da 17ª Região da Polícia Militar, Juliano Ricardo Costa, reiteraram a importância de parcerias consolidadas entre poder público e instituições como o IFSULDEMINAS. “Hoje, a atuação do Instituto, com a oferta de cursos técnicos e superiores, contribui para a formação de mão de obra qualificada na região, o que é fundamental para que Pouso Alegre promova um desenvolvimento sustentável”, comentou o vice-prefeito. Ele ainda ressaltou que o município está de portas abertas para o estabelecimento de parcerias, principalmente que possam impactar na educação e gerar empregabilidade.

O senador Fausto iniciou sua fala agradecendo a oportunidade de estar no Sul de Minas. Ele explicou que “cada representante do Senado Italiano recebe 10 medalhas para homenagem, quero entregar uma delas ao Instituto Federal”.

Logo após, esclareceu que a Itália é um país emigrador. De acordo com o senador, de 1861 a 1920, 14 milhões de pessoas, cerca de metade de população, saíram do país. Grande parte desse número de italianos veio para o Brasil. Atualmente, são cerca de 30 milhões de ítalo-descendentes vivendo aqui, o que justifica a representação dessa comunidade no senado da Itália. “Nós, descendentes de italiano na América do Sul, temos direito a dois senadores que circulam para identificar os interesses e anseios da comunidade italiana aqui, com o objetivo de criar projetos de lei que facilitem o crescimento e a integração cultural das famílias que vivem fora da Itália”, explicou.

Parcerias

IMG 1687O senador também faz parte da Comissão de Comércio e Indústria do Senado Italiano. Ele explicou que tem como missão levantar possibilidades de parcerias que possam fomentar a geração de riqueza e renda entre os dois países. Nesse sentido, se propõe a fazer a interlocução entre o Sul de Minas e a Itália para construir pontes entre os interesses comuns. “Por exemplo, sou inconformado em tomar o “italian cooffe” em qualquer lugar que eu vá e, no entanto, o Brasil é o maior produtor de café do mundo e de maior qualidade, mas não tem essa credibilidade no mercado internacional”. Por se tratar de uma cadeia produtiva muito grande no Sul de Minas, o senador colocou a possibilidade da região pensar além da produção do café, focando também a industrialização que envolve o produto. “Existe muito a ser feito a partir do café, essências, fármacos, corantes, máquinas de embalagem, de torrefação e muitos outros insumos que decorrem da produção do grão”. Acrescentou que pretende ser o emabaixador do Café do Sul de Minas pelo mundo.

Durante a reunião, o senador ressaltou a importância de identificar os segmentos nos quais a Itália tem excelência, para que se possa trocar conhecimento, propor acordos, viabilizar recursos, criar parcerias de apoio técnico que solucionem os gargalos do setor produtivo no Sul de Minas. “Vejo que o Instituto Federal, por estar bem inserido na região, está apto a dirigir esse estudo para que possamos construir um protocolo de intenções e efetivamente tirar proveito dos dois países”, comentou.

O reitor substituto do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, agradeceu o apoio do senador e a preocupação com a região. “Fico feliz com sua fala, pois o Instituto Federal se preocupa com as questões apontadas. Um exemplo claro é a discussão promovida pelo Fórum da Cafeicultura há dois anos, quando foi construído um documento direcionado ao Governo do Estado com as reivindicações e potencialidades do setor. O comércio e o marketing foram uma das maiores preocupações”, disse.    

Visita em Machado

DSC 0817Na parte da tarde, a comitiva do senador foi conduzida pelo reitor substituto e pela chefe de gabinete do instituto ao Campus Machado, com o objetivo de visitar a estrutura local. Fausto reuniu-se com as autoridades acadêmicas do campus e conheceu os setores que envolvem o processo de recebimento, torra e moagem de café.  Durante o encontro, foram discutidas as particularidades da economia cafeeira, as dificuldades do setor e apresentados os projetos desenvolvidos pelo Campus Machado, além da forte inserção junto à comunidade italiana da região.  

O diretor do campus, professor Carlos Henrique Reinato, recepcionou a comitiva. Ele comentou que visitas como essas são importantes para a instituição. “São possibilidades de firmar parcerias que possam trazer benefícios a toda a comunidade acadêmica, bem como para a região atendida pelo instituto”. O diretor destacou o papel do campus no apoio à agricultura regional, com a infraestrutura oferecida. Lembrou do projeto de encapsulamento de café para os pequenos produtores, que vai possibilitar a abertura de um novo mercado com geração de recursos.

Encontro com a Cooxupé

O último compromisso do dia foi com a Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé. Na sede da cooperativa, a comitiva de visita do senador foi recepcionada pela diretoria e pelo presidente do Conselho de Café da Associação dos Municípios Micro Região Baixa Mogiana (Amog), Fernando Barbosa. O presidente Carlos Alberto Paulino da Costa apresentou a estrutura da Cooxupé, que é hoje a maior cooperativa de café do mundo. Ele falou sobre os números de exportação e movimentação de café dos últimos anos. Também comentou sobre as dificuldades do setor frente aos desafios de mercado e sobre a parceria feita com o Instituto para a criação do Polo de Inovação em Cafeicultura.

O polo funcionará em rede e tem como objetivo potencializar competências, trocar experiências e implantar mecanismos de inovação colaborativa, com foco no ganho de produtividade e competitividade da cafeicultura brasileira, por meio da interação entre os setores produtivo e empresarial e instituições públicas. Na ocasião, o senador também presenteou o diretor da Cooxupé com uma medalha honrosa.

Visita ao Campus Muzambinho

Na parte da manhã do dia 01 de fevereiro, a comitiva do senador teve um encontro com os produtores italo-descendentes na cidade de São Pedro da União, com a proposta de ouvir as demandas da comunidade local. Eles encerraram a agenda de visitas no Campus Muzambinho, onde foram convidados a conhecer um pouco da estrutura da unidade. A comitiva foi recepcionada pela diretora de Ensino do campus, Luciana Maria Lopes Mendonça, e pelo professor José Marcos Angélico Mendonça. O momento também contou com a presença do presidendo do Conselho de Café da Amog, Fernando Barbosa e do presidente da Câmara de Vereadores de São Pedro da União, Nelson Carlos Damião. Os visitantes foram conduzidos ao setor de Cafeicultura e Torrefação. O senador discutiu ainda as possibilidades de acordos internacionais com a assessora de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Narayana de Deus Bregagnoli.

Sobre o senador

Arquiteto e urbanista, Fausto Longo é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de senador italiano. Eleito com cerca de 30 mil votos, em 2013, assumiu uma das duas cadeiras a que o Parlamento Italiano oferece aos ítalo-descendentes da América do Sul. Somente os habitantes do continente com cidadania italiana têm direito a voto para escolher o ocupante do cargo. Da mesma forma, somente pessoas com cidadania italiana podem ser votadas. É a primeira vez que um brasileiro que mora no Brasil ocupa o posto. Longo é secretário-geral do Partido Socialista Italiano (PSI) na América do Sul.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

Fotos: Arquivo do IFSULDEMINAS a do Programa A Voz do produtor
01/02/2017

Reitoria e Cooxupé

Campus Machado

Campus Muzambinho

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página