Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Polo de Inovação em Cafeicultura
Início do conteúdo da página
×

Atenção

JFolder::files: O caminho não é uma pasta válida. Caminho: [ROOT]/images/galeria_em_artigos/2017/janeiro/18/reuniao-cooxupe
×

Aviso

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:

Polo de Inovação em Cafeicultura

ascomIFSULDEMINAS se reúne com mais cinco institutos federais e a Cooxupé para discutir a implantação do Polo de Inovação em 

Cafeicultura

9Na última quinta-feira, 12 de janeiro, representantes de seis institutos federais se reuniram na sede da Cooxupé para discutir, junto à diretoria da cooperativa, a criação de um Polo de Inovação em Cafeicultura. A iniciativa do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, envolveu institutos federais localizados estrategicamente nas regiões que concentram a maior parte da produção cafeeira do país. IFSULDEMINAS, IFTM, IFSudesteMG, IFMG, IFES e IF Baiano são responsáveis pela formação técnica da grande maioria dos profissionais da agropecuária que atuam na cafeicultura brasileira.

Já a Cooxupé é considerada a maior cooperativa de café do mundo com mais de 12 mil cooperados, 84% deles são pequenos produtores que vivem da agricultura familiar, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). De acordo com as estimativas da cooperativa, são movimentadas mais de 22 mil sacas de café por dia. Outro fator importante é a atuação da cooperativa nas regiões onde a Rede Federal está presente. A parceria entre os dois setores abre espaço para inovação, ao unir conhecimento técnico à prática do mercado.

Além do reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, os pró-reitores Cleber Ávila Barbosa (Extensão) e José Luiz Andrade R. Pereira (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) acompanharam o encontro que contou com a presença do reitor do IFBaiano, Geovane Barbosa do Nascimento; o reitor do IFTM, Roberto Gil; o pró-reitor de Administração do IF Sudeste MG, Charles Okama; o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FACTO), Luciano de Oliveira Toledo e o diretor-geral do IFES - Campus Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnielli, e o pró-reitor de Pesquisa do IFMG, Neimar Freitas Duarte.  Representando a Cooxupé, estiveram presentes Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da cooperativa; José Eduardo Santos Júnior, Superintendente de Desenvolvimento do Cooperado; Jorge Florêncio Ribeiro Neto, Gerente de Comunicação e Marketing.

O reitor Marcelo Bregagnoli comentou a importância de assumir uma posição de liderança com relação à inovação no setor agropecuário, dada a estreita relação com os arranjos produtivos locais, a exemplo da cafeicultura. “Essa aproximação com a maior cooperativa de café do mundo é fundamental e pode favorecer diversos profissionais que atuam na rede, ampliando seus horizontes na pesquisa aplicada e extensão tecnológica. Com faturamento igual ao da Rede Federal como um todo, a Cooxupe tem demonstrado confiança e nos dado total suporte para executar essas ações”.

A proposta do polo tem como objetivo potencializar competências, trocar experiências e implantar mecanismos de inovação colaborativa, com foco no ganho29 de produtividade e competitividade da cafeicultura brasileira, por meio da interação entre os setores produtivo e empresarial e instituições públicas. O Polo de Inovação é um projeto em rede que funcionará a partir das expertises de cada uma das instituições em suas respectivas áreas, visando o desenvolvimento de tecnologias voltadas à qualidade, pesquisa, pós-colheita, comercialização, entre outras. A inovação assume o papel de agregar valor à produção para a geração de riqueza.  

Durante a reunião, os seis institutos e a Cooxupé se responsabilizaram em disponibilizar especialistas para formalização da proposta de criação do Polo de Inovação, por meio da elaboração de um documento e de um plano de ação com o objetivo de captar demandas e recursos e também de promover a capacitação de pessoal em escala para o setor.

A expectativa é de que a iniciativa seja reconhecida e possa ser adotada como prática para outras organizações e setores de produção no Brasil. Um dos diferencias dos institutos federais é o fato de que produzem pesquisa aplicada e sempre junto à extensão, ou seja, há uma preocupação em levar o conhecimento à comunidade, visando à emancipação cultural e econômica dos entes sociais envolvidos nos projetos.

As experiências do IFES e IFMG, que já possuem polos de inovação credenciados à Embrapi nas áreas de metalurgia e de sistemas automotivos, contribuirão com o compartilhamento de modelos de gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), incluindo instrumentos de cooperação em tripla hélice (governo, empresa e ICT), gestão de recursos humanos para PD&I e na gestão de recursos captados de empresas.

 O início da parceria

Em junho do ano passado, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre o IFSULDEMINAS e Cooxupé. O acordo formalizou a parceria entre as duas instituições para a realização de pesquisas tecnológicas, formação de profissionais e captação de recursos financeiros, bem como o desenvolvimento da cafeicultura no Sul de Minas. A parceria entre as instituições permitiu a execução conjunta de ações, programas e projetos voltados à cadeia produtiva do café e ainda resultou na viabilização do projeto de implantação do Polo de Inovação em Cafeicultura.

 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS – Reitoria

Data: 18/01/2017

{gallery}2017/janeiro/18/reuniao-cooxupe{/gallery}

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página