Conheça algumas ações promovidas pelo IFSULDEMINAS em prol da sustentabilidade

45 finalContribuir com o desenvolvimento sustentável faz parte da missão do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Para formalizar esse compromisso com o meio ambiente, em 2012, foi instituída uma Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS). No Conselhor Superior da instituição, foi aprovada a resolução 100/2013 que regulamentou o PLS. A partir disso, foram incentivadas ações sustentáveis nos seguintes eixos temáticos: Coleta Seletiva, Energia elétrica e Água, Material de Consumo e Qualidade de Vida no Trabalho.

Coleta Seletiva no IFSULDEMINAS

Cada campus possui sua comissão local de coleta seletiva que tem como objetivo ajudar a comunidade acadêmica a cumprir sua responsabilidade sócio ambiental, de acordo com as normas apontadas no Decreto Federal nº 5.940/2006. A comissão articulada com as associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, elabora termos de cooperação técnica, implanta coletores e mobiliza a comunidade acadêmica para realizar o descarte adequado do lixo.

Associações

Ao todo, são seis associações que recebem os resíduos descartados pelo IFSULDEMINAS. Essa também é uma forma de colaborar com a geração de renda para essas instituições:

✔ Cooperativa de Produção de Reciclagem de Jacutinga
✔ Associação Machadense de Reciclagem de Resíduos Sólidos (AMARE)
✔ Central de Organização dos Catadores de Recicláveis do Sudoeste Mineiro
✔ Cooperativa de trabalhadores de materiais recicláveis de Poços de Caldas - Ação Reciclar
✔ Associação dos Catadores de Material Reciclável de Pouso Alegre
✔ Associação dos Catadores de Material Reciclável de Três Corações (ASCAMT)

Para colaborar, esclarecer dúvidas ou enviar sugestões, basta entrar em contato com a comissão do plano de logística sustentável: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Água

A água é um recurso essencial para a sobrevivência humana, mas apesar de abundante no Brasil sua distribuição no território nacional não é uniforme. Assim, mais de 70% das reservas pertencem a locais com pouca distribuição demográfica. Para se ter uma ideia dessa relação, segundo o Serviço Geológico do Brasil, apenas 1% de toda a vazão do Rio Amazonas seria suficiente para atender em mil vezes o que necessita a cidade de São Paulo. Nos últimos anos, o consumo irracional de recursos que levou à crise hídrica tem ocupado uma das grandes preocupações dos ambientalistas, mas também dos governos e da sociedade como um todo.

No IFSULDEMINAS, há várias iniciativas e projetos com o objetivo de economizar água. Por meio de um sistema de reaproveitamento da água das chuvas, o Campus Pouso Alegre reduz significativamente o consumo de água na unidade. No Campus Inconfidentes, projetos ambientais de extensão contribuem com o uso consciente dos recursos. Em Passos, um projeto interdisciplinar mobilizou e sensibilizou os alunos para o consumo racional da água. Uma estação de tratamento de esgoto e de água, usina hidrelétrica e um laboratório de hidráulica e irrigação do Campus Muzambinho contribuem para a sustentabilidade. Já em Machado, uma estação de captação de águas pluviais viabiliza o reúso da água.

Na Reitoria do IFSULDEMINAS, também existe um sistema de captação de água das chuvas para reutilização, em uma caixa d'água subterrânea são armazenados 40.000 litros de água para uso em vasos sanitários e torneiras externas de irrigação do jardim.

Energia Elétrica

Com o crescimento da instituição, um grande desafio tem sido a redução dos gastos com o consumo de energia elétrica. Para manter um crescimento sustentável, há uma proposta de implementar na estrutura, painéis fotovoltaicos na rede elétrica, que promete retorno de investimento. Além disso, o IFSULDEMINAS busca formas de promover a conscientização dos servidores sobre a mudança de hábitos para a economia de energia. Nesse sentido, o PLS propôs um questionário com algumas reflexões:

- Ao sair da sala, quando não há mais ninguém no setor, você desliga as luzes, o monitor e deixar o computador em stand by?
- Para mudarmos nossos comportamentos em sincronismo com as condições ambientais é necessário que os servidores queiram cooperar efetivamente. Você estaria disposto a cooperar na economia de ÁGUA, ENERGIA, PAPEL e destinar corretamente o resíduo para o local certo?
- O ar-condicionado de sua sala fica ligado o dia todo? Adesivo

Material de Consumo

A gestão do IFSULDEMINAS também está motivada em conscientizar servidores e alunos para o uso consciente de papel e cartuchos. Além disso, a instituição não utiliza copos descartáveis em espaços de convívio, disponibilizando canecas individuais para todos os servidores e alunos. A grande maioria dos materiais impressos utiliza matéria prima reciclada. Em todas as compras da instituição, a observação de critérios de sustentabilidade é obrigatória. Neste ano, foram distribuídos 2.400 adesivos em todas as unidades do IFSULDEMINAS para serem fixados em locais estratégicos, visando a conscientização sobre a importância da redução do consumo de água, energia elétrica e o descarte correto do lixo eletrônico.

E você, está fazendo sua parte?

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS com dados da servidora Pamela Helia de Oliveira
Data: 03/06/2016