Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Investimento em Pesquisa

Investimento em Pesquisa

IFSULDEMINAS receberá mais de R$ 780 mil para investir em pesquisa

Projeto aprovado pela FINEP beneficiará todos os campi

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) teve projeto no valor de R$ 780.767,01 aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os resultados da chamada pública MCTI/Finep/CT-Infra - Proinfra – 02/2014 – Equipamentos Multiusuários foram divulgados no dia 17 de março. O projeto foi coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, pelo professor do Campus Pouso Alegre, João Paulo Martins, e também envolveu uma equipe multicampi com apoio da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Capepi).

A proposta visa implementar, no Campus Pouso Alegre, uma Central Analítica Multiusuário a partir de equipamentos como cromatógrafo líquido com detector de espectro de massa. A infraestrutura atenderá às demandas de análises químicas em diversas áreas do conhecimento (ciências agrárias, ciências exatas e engenharias) oferecidas pela instituição em seus campi, proporcionando aos pesquisadores oportunidade de elevar significativamente a qualidade e a relevância de suas pesquisas básicas e aplicadas.

O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e algumas pesquisas em andamento poderão ser beneficiadas pela estrutura. Outra possibilidade é atender ao Polo de Inovação em Cafeicultura desenvolvido pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Cooxupé e outros institutos federais.

De acordo com o professor do Campus Pouso Alegre, João Paulo Martins, a ação teve êxito devido ao empenho de todos os envolvidos. “Teremos uma grande melhoria da qualidade dos trabalhos, ampliando as possibilidades de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo parcerias externas e contribuindo para abrir ainda mais as portas da instituição”.

O IFSULDEMINAS está entre os cinco institutos federais que tiveram projetos aprovados pela chamada. O edital disponibilizou R$ 400 milhões para investimento, porém com a restrição orçamentária do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o valor foi reduzido em 50%. Inicialmente, a proposta do IFSULDEMINAS foi estimada em R$ 1,5 milhão. Com o corte, o valor ficou estabelecido em R$ R$ 780.767,01. Segundo professor, o Campus Pouso Alegre já possui o local adequado para a instalação dos equipamentos.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria

28/03/2017