Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Locais de prova

Confira os locais de prova do Vestibular 2017/1º                                    ascom

Imprima o CDI!

Neste domingo, 04 de dezembro, mais de 12 mil candidatos realizarão as provas do Vestibular 2017/1 para ingresso no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Em algumas cidades, as provas ocorrerão em mais de um local, por isso os candidatos devem verificar o local de prova no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), disponível na página do Vestibular.

Cidade  Local de prova Endereço
Carmo de Minas Escola Estadual Guedes Fernandes
Rua Coronel Antonio Ribeiro, nº 331 Centro - Carmo de Minas
Cássia Escola Ana de Melo Azevedo, (FAMA) Rua Helena Guerra, 140 Centro de Cássia
Inconfidentes Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS:   Fazenda-Escola S/N, 
Sede do Campus inconfidentes
Praça Tiradentes, 416, centro
Machado Campus Machado Rodovia Machado – Paraguaçú, Km 3, Bairro Santo Antônio
Muzambinho Campus Muzambinho Estrada Muzambinho, Km 35, Bairro Morro Preto,
CeCAES Rua Dinah, 75 Bairro Canaã
Unidade “Dr. José Januário de Magalhães” Rua Professor Salatiel de Almeida, 88 (Ao lado Banco do Brasil)
Ouro Fino Sede do Campus inconfidentes Praça Tiradentes, 416, centro
Passos Campus Passos Rua Maria Ribola, 409, Bairro Penha II
CIRE/Bloco 11 – UEMG – Prédio 1 (antigo Passos Country Clube) Rua Colorado, no 700 – Bairro Eldorado – Passos/MG
Poços de Caldas Campus Poços de Caldas Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança
CAIC Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto Av. Dirce Pereira Rosa, s/n - Jardim Esperanca
Escola Estadual Francisco Escobar Rua Newton Delgado, 105 - Vila José Carlos
Pouso Alegre Campus Pouso Alegre Avenida Maria da Conceição Santos, 900, Bairro Parque Real
UNIVÁS – Campus Fátima Avenida Prefeito Tuany Toledo, 470, Bairro Fátima I
Três Corações Campus Avançado Três Corações Rua Coronel Edgar Cavalcanti de Albuquerque, 61, Bairro Chácara das Rosa
Escola Estadual Luiza Gomes
Rua Dr Jose Alves Pereira, 215 – Centro.

Atenção ao horário

As provas terão início às 08h15 com término às 12h15 e não haverá segunda chamada do exame. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos, portando o CDI e o documento de identificação original dom foto. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7h e fechados às 8h, não será permitida entrada após o fechamento, ficando os candidatos automaticamente eliminados do processo seletivo.

Confira o que pode e o que não pode no dia da prova

Será permitido somente o uso caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, lapiseira e borracha. Os candidatos não poderão fazer o uso de boné ou chapéu, óculos escuros, calculadora, relógio, MP3, telefone celular, pager, beep ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados. Ao término da prova, o candidato deverá devolver aos fiscais de prova o formulário de resposta e o formulário de redação, devidamente preenchidos e assinados. Já o caderno de provas poderá ser levado pelo candidato.

Dúvidas Frequentes

Por que minha inscrição para ação afirmativa foi indeferida?

As ações afirmativas, popularmente conhecidas como cotas, são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental (no caso de cursos técnicos) ou o Ensino Médio (no caso de cursos superiores), em escolas públicas. Se sua inscrição em uma ação afirmativa foi indeferida, pode ser que não tenha enviado os documentos para comprovação ou que os documentos enviados não tenham comprovado as condições para inscrição. Nesse caso, o candidato concorre às vagas da ampla concorrência.

Entenda as modalidades:

L1 – Candidatos com renda familiar bruta per capita* igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (ou R$ 1320,00)

L2 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (ou R$ 1320,00)

L3 – Candidatos com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 salário-mínimo

L4 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda superior a 1,5 salário-mínimo

Posso imprimir o comprovante de inscrição (CDI) até quando? Tem que levá-lo no dia da prova?

É aconselhável que seja feita a impressão do comprovante até o dia 02 de dezembro. Também é suma importância que o candidato imprima o CDI para conferir o local de prova e evitar eventuais dúvidas no dia da prova. No entanto, se ele levar apenas o documento de identificação com foto e comparecer no local indicado no CDI poderá fazer a prova normalmente.

Sobre a segunda opção de curso. Como o candidato sabe que está classificado na 2ª opção e não na 1º?

A segunda opção de curso só é "acionada" quando todos os candidatos de primeira opção de um determinado curso foram convocados e não houve o preenchimento das vagas. Ex. Um candidato x optou na primeira opção para Informática e na segunda para Enfermagem. Na primeira e na segunda chamada ele não foi convocado para Informática e na segunda chamada ele foi convocado para Enfermagem, porque todos os candidatos de primeira opção desse curso foram convocados e não foram preenchidas as vagas. Sempre respeitando a nota, pois no caso, todos os candidatos de segunda opção de Enfermagem concorrem.

Como é feita a correção das provas e classificação dos candidatos no Vestibular? 

Os gabaritos são conferidos por um sistema que faz a leitura e classificação das notas. Já a redação é corrigida por professores de língua portuguesa. A soma das duas notas é considerada para a classificação final dos candidatos.

Existe média de corte?

O candidato é eliminado apenas se tirar zero na redação. A última nota de classificação dentro do limite de vagas ofertadas varia a cada ano e a cada curso, portanto não tem como prever uma média de corte para os cursos.

Como funcionam as matrículas no IFSULDEMINAS: 1ª chamada, 2ª chamada e chamada oral. Quem pode participar de cada uma delas?

As chamadas são destinadas às matrículas dos candidatos aprovados no vestibular. Na primeira chamada, os candidatos que obtiveram a melhor classificação são convocados para realizar a matrícula, dentro do número de vagas de cada curso. Na segunda chamada, são convocados os próximos candidatos melhores classificados das listas, conforme desistências de matrícula da primeira chamada. Na chamada oral, são convocados todos os candidatos que ainda não se matricularam para participarem de uma reunião presencial, quando serão realizadas as matrículas para as vagas restantes de cada curso, de forma que todas elas sejam preenchidas. Durante a chamada oral também é respeitada a ordem de classificação dos candidatos.

Para estudar no Instituto paga alguma coisa?

Não. A única taxa a ser paga é a da inscrição no Vestibular que tem como objetivo custear as despesas de realização do processo seletivo. Após ingresso no IFSULDEMINAS, o estudante não paga mensalidade pois o ensino é público e gratuito. 

Informações sobre alojamento e auxílio estudantil podem ser obtidas nos manuais do candidato.

Escolha: (Cursos Técnicos) (Cursos Superiores) 

 

 

 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria 

Data: 30/11/2016

Compartilhar no Facebook

Fim do conteúdo da página