Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Prova no IFSULDEMINAS

IFSULDEMINAS recebe candidatos para realização das provas do Vestibular 2016/2º semestre

- Gabaritos e provas - clique e acesse

A tarde desse último domingo, 05 de junho, foi marcada pela realização das provas do Vestibular 2016/2° semestre do IFSULDEMINAS. O processo seletivo contou com mais 1.500 candidatos para disputa das 490 vagas ofertadas, sendo 185 oportunidades para cursos superiores e 305 para cursos técnicos subsequentes.

Nos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Carmo de Minas, Três Corações e polo de Alterosa, as provas iniciaram às 13h15 com término às 17h15. Do total de inscritos, foram registradas 22% de abstenções. Os gabaritos e as provas estão disponíveis no endereço: vestibular.ifsuldeminas.edu.br, permitindo recursos por parte dos interessados até às 17h desta terça-feira, 07 de junho.

Sobre as provas

O Campus Muzambinho recebeu 1029 candidatos para a realização das provas do processo seletivo em sua sede e no Polo de Alterosa. Ao todo, estavam relacionados quase 900 interessados nos cursos superiores e cerca de 400 nos cursos técnicos oferecidos nesse Vestibular.

vestibular1

Neste processo seletivo, foram mais de 1319 inscrições confirmadas para as 267 vagas entre cursos técnicos e superiores. O curso de Medicina Veterinária, segunda turma ofertada pelo campus, foi o mais procurado do Vestibular: a concorrência foi de 23 candidatos/vaga. Devido ao número semelhante de inscritos e número de vagas, os candidatos ao curso técnico em Contabilidade não precisaram realizar as provas. Desta vez, os candidatos chegaram bem adiantados aos locais de prova. Nenhum problema foi registrado pelos funcionários que trabalharam na realização das provas.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Seleção (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, tudo aconteceu dentro do previsto. Com as diversas pessoas ajudando na orientação do trânsito e as faixas de sinalização. O início das provas ocorreu no horário estabelecido no edital, às 13h15. As provas dos cursos técnicos foram constituídas de uma redação e 30 questões de múltipla escolha. Já para os cursos superiores, foram 50 questões e a redação.

Já no Campus Inconfidentes, compareceram vinte e dois candidatos interessados nas vagas do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. No total, foram 29 inscritos que concorreram as vagas ofertadas. “Problemas relacionados às pragas urbanas”. Critérios como fidelidade ao tema e ao tipo textual, coesão, coerência e domínio da norma culta da língua portuguesa serão considerados pelos corretores dos trabalhos. A nota máxima da redação é 30 pontos.

vestibular2Segundo Rafael Tenório, a aplicação da prova transcorreu tranquilamente. "O processo de aplicação do vestibular ocorreu sem incidentes. Contamos com a ajuda de alguns servidores para garantir o funcionamento do processo de seleção", observou Tenório. Duas horas depois do início dos testes, a candidata Juliana Aparecida de Fátima Quessa concluiu a prova. De acordo com a jovem, a resolução das questões não foi tão difícil. "Estava uma prova tranquila, contudo exigiu análise. Estou confiante", comentou.

O Campus Machado recebeu dezenas de alunos para seu vestibular de meio de ano. Do total de 219 inscritos, 181 compareceram e concorreram às 40 vagas do curso de Agronomia. As atividades ocorreram de forma tranquila, com o trânsito fluente. Os portões foram abertos às 12h e as provas ocorreram dentro do horário previsto.

Para a presidente da Copese do campus, Débora Jucely, “o processo é muito importante, apesar de ser de menor porte, pois seleciona estudantes para um dos cursos de maior interesse, concorrência e visibilidade do IFSULDEMINAS, que atende Machado e região.

vestibular3

 O vestibulando João Henrique Mesquita, 19, de Santana da Vargem, foi aluno do campus em 2013, no curso técnico. Ele enfatizou a qualidade do ensino da instituição e “espera ter bom resultado, visto que as provas estavam com um nível médio de dificuldade”. Ele tomou conhecimento do processo seletivo por meio de familiares.

Já a machadense Karina Prado do Lago, 20, está cursando Segurança do Trabalho à noite. “Espero que o resultado seja positivo e que obtenha êxito, pois escolhi a instituição pela qualidade no ensino e por se tratar de uma instituição renomada”.

No Campus Poços de Caldas, durante quatro horas de provas, que envolveram redação, questões de português e de matemática, mais de 120 candidatos concorreram a 35 vagas.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Seleção do Campus (Copese), professor Straus Michalsky, tudo saiu conforme as expectativas, não sendo registrada nenhuma ocorrência. Gustavo Nogueira (24), morador do bairro Santana em Poços de Caldas, foi um dos candidatos do vestibular para o curso Técnico em Administração. Ele disse que sempre gostou dessa área, já tendo feito, inclusive, um curso profissionalizante de serviços administrativos. Para o vestibular, mencionou que se preparou como pôde, por meio de livros e da internet. A vontade dele agora é ingressar no IF, se formar e conquistar um emprego melhor. “Hoje em dia, o mercado de trabalho dá mais valor para quem tem um curso técnico”, frisou.

vestibular4A secretária Neiva Lorencini, moradora do bairro Vila Cruz, falou que já faz 17 anos que está sem estudar. Para ela, conquistar uma vaga no Instituto Federal será uma ótima oportunidade para se atualizar e obter uma renda melhor: “já fiquei um ano desempregada por falta de currículo. Acredito que o curso técnico vai ser bem aceito”.

Em Carmo de Minas, os candidatos pleiteiaram as vagas do curso Técnico em Administração subsequente. Do total de 98 inscritos, 68 compareceram para a realização da prova neste domingo, 05 de junho. De acordo com a Coordenadora da COPESE do Campus Avançado Carmo de Minas, Arthemisa Freitas Guimarães Costa, o Vestibular em Carmo de Minas ocorreu dentro do esperado.

Com o terceiro curso mais concorrido do Vestibular, o Campus Avançado Três Corações recebeu 156 vestibulandos para a disputa das vagas do curso Técnico em Administração subsequente.

Resultados

Serão divulgadas somente as notas por disciplinas, sem a somatória, sendo os candidatos listados por ordem alfabética. Essa listagem será divulgada a partir do dia 28 de junho e após análise dos eventuais recursos, o resultado oficial será publicado a partir do dia 05 de julho.

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
Fotos: IFSULDEMINAS
06/06/2016

Fim do conteúdo da página