Enade 2017

Estudantes de 21 cursos superiores do IFSULDEMINAS participarão do Enade 2017

Foi divulgada na última quarta-feira, 03 de maio, a portaria do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2017. Os ingressantes e concluintes de sete cursos de bacharelado, sete licenciaturas e um curso de tecnologia do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participarão do exame. Neste ano, os bacharelados avaliados serão Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Computação e Engenharia Química. Além dos cursos de Sistema de Informação e Ciência da Computação. Entre as licenciaturas, serão avaliados os cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Computação, Educação Física, Pedagogia, Geografia e Química. Redes de Computadores será o curso de tecnologia a realizar o exame. Ao todo, serão avaliadas 21 turmas dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

O Exame será aplicado em 26 de novembro, com início às 13h30. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda publicará o edital com mais detalhes sobre essa edição. Os dirigentes das Instituições de Educação Superior (IES) serão responsáveis pelo enquadramento dos cursos de graduação, pela inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores e dos estudantes habilitados ao Enade 2017, segundo as orientações técnicas do Inep.

O Enade é obrigatório para concluintes de bacharelado e licenciatura com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição. Também devem realizar o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. No caso de ingressantes, participam aqueles que iniciaram o curso em 2017, estão devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. O principal objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Sobre o Sinaes

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, permitindo conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), normatizados pela Portaria nº 40 de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
09/05/2017