Fórum - Encerramento

Fórum apresenta propostas para atuação da Rede Federal em Minas

foto2Propostas para sustentabilidade e aprimoramento das ações dos Institutos Federais em Minas Gerais, com foco em oito diferentes áreas. Este foi, em suma, o resultado apresentado na plenária de encerramento do 2º Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na manhã desta sexta-feira, 9 de junho, em Belo Horizonte. Durante um dia e meio, cerca de 80 profissionais do Cefet-MG, dos Institutos Federais de Minas Gerais (IFMG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Sudeste (IFSudeste), do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e do Triângulo Mineiro (IFTM) estiveram reunidos para (re)pensar a atuação das instituições frente ao seu propósito e ao atual contexto do país.

Os oito grupos de trabalho apresentaram relatórios das discussões promovidas ao longo do encontro e propostas práticas de atuação conjunta em soluções para desafios comuns às instituições. Pesquisa e Pós-Graduação; Administração, Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Gestão de Pessoas; Extensão; Ensino; Comunicação; Assessoria Internacional e Assistência Estudantil foram as grandes áreas temáticas trabalhadas.

“O tempo para apresentação das conclusões foi restrito, mas sabemos que, ainda mais valiosas do que as pontuações da plenária foram as próprias discussões nos grupos”, pondera o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória. Houve, ainda, a assinatura, pelos institutos presentes, do acordo de cooperação para adesão de atas, com vistas a proporcionar mais agilidade aos processos de compra por meio do compartilhamento de atas em vigor.

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, lembra que, ao realizarem o primeiro fórum, em 2016, umas das preocupações era em relação à continuidade da proposta, e parabenizou os participantes por terem dado sequência. “Como prosseguir com as ações, frente à realidade de cortes e de redução efetiva dos orçamentos? O grande desafio desse fórum é este e, por isso, somos fortes se estivermos juntos”, ressalta. “Propostas muito boas foram apresentadas aqui”, acrescenta o dirigente.

Para o diretor geral do Cefet-MG, Flávio dos Santos, é fundamental que as instituições estabeleçam suas políticas, nas diversas áreas, com vistas a garantir, cada vez mais, a sua eficiência. Neste sentido, são de grande utilidade iniciativas como o fórum. Kléber Gonçalves Glória encerrou as atividades demonstrando sua gratidão a todos os envolvidos, pela realização do Fórum e, também, dos outros dois eventos conduzidos pelo IFMG no período de 6 a 9 de junho – a 75ª reunião do Conif e a 1ª Fenitec. foto10“Nosso sentimento é de missão cumprida”, afirma.

Além dos servidores participantes, o encerramento contou com a presença dos reitores dos institutos participantes ou de seus representantes. Na ocasião, o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins, adiantou a proposta da próxima edição do Fórum, em 2018, no Norte do Estado.

Texto e Fotos: Ascom/IFMG

Data: 09/06/2017