Destaque Internacional

Reitor do IFSULDEMINAS fala sobre sustentabilidade em Workshop na Turquia

ascom

Infraestrutura da instituição é apresentada com destaque para o Projeto IF Solar

Foto 5

O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), professor Marcelo Bregagnoli, representou a instituição no 3rd International Workshop on UI GreenMetric World University Rankings (IWGM), organizado pela Universitas Indonésia em Istambul, na Turquia, entre os dias 09 e 11 de abril.

O convite para participação no evento levou em consideração o resultado obtido pela avaliação no Ranking Internacional – UI GreenMetric World University Ranking, divulgado em dezembro do ano passado. Entre as instituições brasileiras, o IFSULDEMINAS ficou em 5º lugar, já na pontuação geral ocupou a 217º posição.

O evento, que está em sua terceira edição, recebeu reitores e representantes das instituições de ensino de todo o mundo para discutir as boas práticas na área de sustentabilidade e preocupação ambiental. O reitor Marcelo Bregagnoli participou na manhã da segunda-feira, 10 de abril, da conferência 2: Questões e Inovação na Gestão da Configuração e Infraestrutura.

Em sua fala, Bregagnoli abordou as ações multidisciplinares como instrumento de desenvolvimento sustentável. Ele abriu sua apresentação falando sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atualmente possui 41 instituições, 644 campi e 850 mil alunos. Em seguida, apresentou a estrutura do IFSULDEMINAS, mostrou a evolução do número de alunos que, em 2008, registrava 4.500 matrículas, saltando para mais de 55 mil matrículas previstas para o segundo semestre de 2017. Ele também falou sobre os cursos ofertados pelo Instituto nas diversas modalidades de ensino e, logo após, abordou as ações sustentáveis conduzidas pela instituição. Dentre elas, destacam-se a coleta seletiva, sistema de captação de água e tratamento de efluentes e o projeto para produção de energia solar nas unidades da Rede Federal.

O reitor enfatizou a importância de participar de um evento internacional para apresentar as ações de sustentabilidade desenvolvidas nos últimos anos pelo IFSULDEMINAS, assim como apresentar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao mundo acadêmico envolto na temática. “O momento foi ímpar devido à interação com diversas outras instituições tradicionais, possibilitando conhecer a realidade de cada uma delas, de acordo com suas particularidades. As ações possíveis de adaptação para a realidade do IFSULDEMINAS serão estudadas e apresentadas às unidades, visando mudar o mundo onde vivemos por meio do exemplo”, comentou.

De acordo com os organizadores, as medidas tomadas pelas instituições precisam ser identificadas, pois podem servir de exemplo para a implementação de políticas sustentáveis e ecológicas. Espera-se que, chamando a atenção de dirigentes e demais partes interessadas, seja dada maior prioridade às energias limpas, conservação da água, combate à mudança climática global, reciclagem e temas relacionados.

Avaliação no Ranking

A pontuação do IFSULDEMINAS se destacou nos quesitos: Estrutura e áreas verdes com 1.216 pontos, sendo a pontuação conferida segundo seis critérios principais: estrutura do campus e áreas verdes (15%), consumo de energia (21%), gestão de resíduos (18%), uso e tratamento de água (10%), políticas sobre transportes (18%) e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente (18%). Os resultados são calculados a partir das informações fornecidas por meio do preenchimento de formulários.

Sobre a edição 2017

1 DSC 8124Essa edição do evento contou com a presença de representantes do Brasil, Taiwan, Cazaquistão, Malásia, Irã, Indonésia, Turquia, Rússia e de 2 representantes por meio de videoconferência: Irlanda e Arábia Saudita, bem como do reitor da Universidade de Istambul, reitor da Universidade de Bulent Ecevit.

O UI GreenMetric chama a atenção para a sustentabilidade e meio ambiente em instituições de ensino superior, para chegar a soluções de problemas significativos em todo o mundo. O objetivo desta conferência é proporcionar uma oportunidade para as instituições de ensino que obtêm a posição de topo em UI GreenMetric explicarem seus pontos de eficiência avaliados no Ranking e também para proporcionar uma oportunidade para a cooperação em gestão de sustentabilidade entre os participantes. Todos partilharão os seus esforços para melhorar o ambiente sustentável em suas comunidades. A programação do evento é composta de palestras, conferências e discussão entre muitas universidades. O workshop oferece uma plataforma para o intercâmbio de informações e cooperação no tratamento da questão ambiental.

Confira mais informações sobre o evento: https://iwgm.ui.ac.id/