Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Vestibular EaD
Início do conteúdo da página

Vestibular EaD

ascom

IFSULDEMINAS oferta o primeiro curso superior a distância 

São 300 vagas para o curso de Pedagogia nos polos de Inconfidentes, Machado e Muzambinho

- Edital Nº 05/2017 - publicado em 09 de janeiro

- Inscreva-se! 

- Conteúdo programático


ead2017 pedagogiacartaz Em julho de 2016, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi credenciado para ofertar cursos superiores na modalidade a distância. Para 2017, a Diretoria de EaD anuncia a oferta de 300 vagas para o curso de Pedagogia. O Edital do Vestibular foi publicado nesta segunda-feira, 09 de janeiro, com início das aulas neste primeiro semestre. Trata-se de um curso superior com duração de quatro anos e periodicidade de oferta anual, sendo que o formando sairá com habilitação em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão da Unidade Escolar.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira, 09 de janeiro até o dia 09 de fevereiro, sendo o valor da taxa de inscrição de R$ 50,00. As inscrições devem ser realizadas via Internet, pelo site do Vestibular, com preenchimento dos todos os campos obrigatórios apresentados na Ficha de Inscrição. Em seguida, os candidatos devem imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la em qualquer agência bancária ou lotérica, até o dia 10 de fevereiro, respeitando o horário de funcionamento bancário.

Inscrições nos Campi

Para aqueles que não tem acesso à internet, será disponibilizado um computador nos campi: 

Campus Machado - O candidato deverá dirigir-se à Secretaria Escolar, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h; 

Campus Inconfidentes - Dirigir-se à sala da COPESE (sala junto aos Gabinetes dos Professores do Prédio Pedagógico principal), no horário de 07h30 às 10h30 e 13h às 16h30;

Campus Muzambinho - Dirigir-se à sala da COPESE, no Prédio Pedagógico principal (Prédio do H), no horário das 08h às 10h30 e das 14h às 16h.

Isenção da taxa

Os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição, por meio de requerimento próprio (Anexo II), no período de 09 a 20 de janeiro. Deverão realizar a inscrição e com o número gerado, preencher o campo correspondente no Anexo II. Os documentos deverão ser encaminhados à COPESE do campus escolhido, pessoalmente ou via Correios (SEDEX com AR), nos seguintes endereços: Campus Inconfidentes (A/C da COPESE, Prédio Principal, Praça Tiradentes, 416 – Centro CEP 37576-000); Campus Machado (Na Secretaria Escolar, Rodovia Machado – Paraguaçú, Km 3, Bairro Santo Antônio CEP 37750-000); Campus Muzambinho: (A/C COPESE - Campus Sede, Estrada Muzambinho, Km 35, Bairro Morro Preto CEP 37890-000).Os pedidos enviados pelos Correios serão válidos desde que postados dentro do período previsto. Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado e identificado com a etiqueta constante no Anexo III do Edital. (Confira a documentação necessária no Edital). 

Quadro de vagas: 

Polo Inconfidentes

Curso Vagas Ampla
concorrência
Vagas
Pessoas com
Deficiência
Vagas de
Ação
Afirmativa
Total de
vagas
Duração

Licenciatura em Pedagogia

47

3

50

100

4 anos

Polo Machado

Curso Vagas Ampla
concorrência
Vagas
Pessoas com
Deficiência
Vagas de
Ação
Afirmativa
Total de
vagas
Duração
Licenciatura em Pedagogia 47 3 50 100 4 anos

 Polo Muzambinho

Curso Vagas Ampla
concorrência
Vagas
Pessoas com
Deficiência
Vagas de
Ação
Afirmativa
Total de
vagas
Duração
Licenciatura em Pedagogia 47 3 50 100 4 anos

 

CDI

O Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) será disponibilizado para impressão a partir do dia 10 de março, no endereço eletrônico do campus para o qual o candidato fez inscrição ou no da Reitoria. A COPESE recomenda que a impressão do CDI seja realizada até às 16h do dia 17 de março de 2017 (sexta-feira), não se responsabilizando por eventuais problemas de impressão e/ou dados incorretos constantes no mesmo após este período. O CDI deverá ser apresentado no dia da prova, acompanhado de documento oficial de identificação original com foto.

Vagas

Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas em cada curso, ao campus reserva-se o direito de não oferecê-lo. Do total das vagas ofertadas, 50% serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ação afirmativa para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências.

Processo seletivo

A prova será realizada no dia 19 de março, em um único período, das 8h15 às 12h15. Ocorrerá nos seguintes endereços: Campus Inconfidentes: Fazenda Escola – Rua Sargento Mor Toledo Piza, S/N, Centro; Campus Machado: Rodovia Machado – Paraguaçú, Km 3, Bairro Santo Antônio e Campus Muzambinho: Campus Sede, Estrada Muzambinho, Km 35, Bairro Morro Preto. O candidato somente poderá realizar a prova no campus para o qual se inscreveu, não podendo escolher outro local. O Processo Seletivo será classificatório, sendo realizado em uma única etapa de prova objetiva, regido pela Diretoria da Educação a Distância, com apoio da Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) do IFSULDEMINAS.

Os candidatos deverão comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para seu início, munido do Comprovante Definitivo de Inscrição e documento de identificação original com foto. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 07h e fechados às 08h, observado no relógio central do campus, não sendo permitido o acesso de candidatos após o fechamento dos portões, sendo automaticamente eliminados do Processo Seletivo 2017/1. Será permitido utilizar somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto, lapiseira e borracha. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula no respectivo campus, conforme cronograma.

Como funcionar o curso a distância?

O curso a distância contará com 20% do conteúdo presencial, o que equivale a encontros previamente agendados nos polos ofertantes: Inconfidentes, Machado e Muzambinho. A carga horária total é de 3.240 horas, sendo 2.240 horas ligadas as atividades formativas, 400 horas decorrentes de práticas como Componentes Curriculares, 400 horas decorrentes do estágio supervisionado e 200 horas de atividades teóricas e práticas para aperfeiçoamento.

Algumas das disciplinas serão: filosofia da educação; didática do ensino; psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; sociologia da educação, entre outras. Além disso, o curso oferece atividades diversificadas para os alunos tais como: disciplinas com aulas teóricas e práticas; práticas pedagógicas dentro das disciplinas de conteúdos específicos; atividades de pesquisa dentro do projeto do trabalho de conclusão de curso e em Iniciação científica e ainda atividades de campo.

Cronograma

Evento Data/período
Inscrição para o Processo Seletivo 09/01/2017 a 09/02/2017
Pedidos de isenção de taxa de inscrição 09/01/2017 a 20/01/2017
Resultado Final dos pedidos de isenção de taxa de inscrição A partir de 02/02/2017
Prazo final para apresentação de laudo comprovando
deficiência
10/02/2017
Prazo final para apresentação dos documentos das ações
afirmativas
10/02/2017
Resultado parcial das análises da documentação das ações
afirmativas, deficientes e atendimento diferenciado
20/02/2017
Prazo para recursos das análises da documentação das
ações afirmativas, deficientes e atendimento diferenciado
21/02/2017
Resultado final das ações afirmativas A partir de 23/02/2017
Período para retirada do Comprovante Definitivo de Inscrição A partir de 10/03/2017
Processo Seletivo 19/03/2017
Divulgação do gabarito da prova objetiva Até 24 horas após a prova
Prazo para recursos do gabarito da prova objetiva Até 21/02/2017 às 17h
Divulgação das notas A partir de 05/04/2017
Prazo para recursos sobre a divulgação das notas Até 06/04/2017 às 17h
Resultado Final A partir de 11/04/2017
Matrículas dos aprovados Ver site do Campus
Divulgação dos excedentes Ver site do Campus
Início das aulas Abril

Clique aqui para mais informações sobre o curso.


Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data:09/01/2017

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página